Caxias do Sul - RS - Brasil

BLOG GAÚCHO QUE VISA DIFUNDIR O TRABALHO REALIZADO NO ESPORTE DO ESTADO E A PARTICIPAÇÃO DE COMISSÕES TÉCNICAS E ATLETAS QUE LEVAM O NOME DE SUAS EQUIPES A DIVERSAS REGIÕES DO MUNDO

Taekwondo: Poonsae

sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Taekwondo


 O técnico Daniel Brisotto, da equipe Murialdo ACTKD/UCS/ Prefeitura de Caxias, foi convocado para dirigir a seleção brasileira de poomsae no Mundial, de 6 a 9 de dezembro, na Colômbia.

Já os atletas Gabriel Fagundes, Juliane Berzoini e Natália Ban disputarão amanhã e domingo, em Maringá, a última etapa da competição, valendo pontos ao ranking nacional.

Daniel (d) dirigirá a Seleção Brasileira

Curtas: Futebol 7, CMD, Skate e Vôlei


Vôlei: Título infanto

A equipe infanto masculina APAAVôlei/Marcopolo/UCS, de Giovani Brisotto, conquistou o título estadual ao vencer a Sogipa duas vezes esta semana: 3 a 1, em Porto Alegre, e 3 a 0, em Caxias.

CMD: Entrega será na segunda-feira

Caxias do Sul – Na próxima segunda-feira, às 20h, na Câmara de Vereadores, será entregue o Mérito Esportivo 2012, promoção do Conselho Municipal do Desportos (CMD). São seis eixos, para os quais ocorreu a indicação de diferentes nomes.

Na solenidade serão agraciados três em cada, um com troféu e dois com diplomas.

Futebol sete: Estadual

De hoje a domingo, o Torino FC participa das finais do Campeonato Estadual de Futebol Sete. A disputa será em Porto Alegre, com a presença de oito equipes. O Torino terá o comando do técnico Ademir dos Reis.

Skate 

A União Caxiense de Skate realiza amanhã e domingo o 4º UCS Skate de Rua, no Skate Plaza Caxias, ao lado do Enxutão. O início é às 10h de sábado. No domingo, haverá a apresentação de skatistas profissionais.


Futsal: Gol de Ouro campeã


Futsal: Gol de Ouro campeã

A meninada da Escola Gol de Ouro, de Antônio Prado, comemorou em carro de bombeiros o título na categoria sub-13 da 5ª Copa MF de Futsal. A campanha foi com sete vitórias, dois empates e uma derrota.

A competição ocorreu em Caxias, e a Gol de Ouro foi a única de outra cidade a participar.
A equipe é comandada pelo caxiense Leandro Luciano (Xaxá).

Técnico Alvaro Koslowski ministrará curso de canoagem na África


Técnico Alvaro Koslowski ministrará curso de canoagem na África

Programa tem o objetivo de aumentar o número de praticantes do esporte em diferentes locais do mundo

O técnico de canoagem Alvaro Koslowski partiu na quinta-feira para Guiné-Bissau, na África, onde fará um trabalho de capacitação de 20 treinadores locais. Ele foi a convite do Comitê Olímpico e da Federação de Canoagem do país, através do Programa de Desenvolvimento da Canoagem Mundial, organizado pelo Comitê Olímpico Internacional e Solidariedade Olímpica. O curso ocorrerá na cidade de Bafatá, a 150 quilômetros da capital.
Esta é a quinta vez que Alvaro desenvolve cursos em outros países. Antes, atuou no Uruguai, Bolívia, Peru e Guatemala. A iniciativa visa a aumentar o número de adeptos da canoagem, para reforçar essa modalidade em todo o mundo.

Rally Universitário tem inscrições mais baratas até esta sexta-feira


Rally Universitário tem inscrições mais baratas até esta sexta-feira

Prova será realizada no sábado, a partir das 13h, com saída do MartCenter

Neste sábado será realizada a terceira e última etapa da 5ª Copa Rally Universitário, em Caxias do Sul. A largada ocorrerá às 13h, no MartCenter, e a chegada será na Mormaii Motors. Os vencedores ganharão troféus. 

Nesta sexta-feira, a inscrição custa R$ 50, e no sábado, R$ 80. Informações no site www.rallycaxias.com.br.

APAH/UCS/Caxias do Sul encara Feevale pelo Estadual de Handebol


APAH/UCS/Caxias do Sul encara Feevale pelo Estadual de Handebol

Jogo no Poliesportivo, às 20h30min, pode encaminhar o título

Depois da eliminação da Liga Nacional de Handebol Feminina, a APAH/UCS/Caxias do Sul volta a atenção ao Campeonato Estadual. Nesta sexta-feira, a equipe recebe a Feevale, de Novo Hamburgo, às 20h30min, no Ginásio Poliesportivo. O ingresso é gratuito.

Como a competição tem apenas três equipes, que jogam em turno único, a partida desta sexta é uma espécie de decisão, pois o adversário é o mais forte. Na segunda-feira, o time caxiense encara o Inter, outra vez no Poliesportivo. Na terça ou quarta, Feevale e Inter fecham a competição.

Na sequência, com o grupo de atletas em férias, o técnico Gabriel Citton tentará renovar os patrocínios. Um desafio que se repete anualmente.

Daniele Alves, goleira da APAH/UCS/Caxias


REFORMULAÇÃO NA ACBF

quinta-feira, 29 de novembro de 2012


REFORMULAÇÃO NA ACBF

Após a conquista do nono título estadual, a ACBF já começa a projetar 2013. O grupo que vai se reapresentar no dia 21 de janeiro terá novidades e algumas ausências. Além do goleiro Lavoisier, que deixou as quadras, o fixo Marlon, os alas Marcênio, que está se transferindo para a Rússia, e Thiaguinho e o pivô Sinoê não permanecem em Carlos Barbosa. Principal destaque neste ano, o capitão e fixo Rodrigo (foto) tem mais dois anos de contrato e segue vestindo a camisa laranja.

Em contrapartida, o supervisor Rudy Vieira já confirmou a contratação de seis atletas: o goleiro Baranha, do Atlântico, o fixo Júlio e o ala Gessé, do Krona/Joinville, os alas Luizinho e Munin, que atuaram por Suzano e Peixe Mazza, respectivamente, e Anderson “Piolho”, artilheiro da Série Ouro pelo BGF, de Bento Gonçalves.

Caxias é derrotado na primeira partida da final do Estadual de Basquete


Caxias é derrotado na primeira partida da final do Estadual de Basquete

Equipe caxiense sofreu 76 a 59 do Univates/Bira, na noite desta quarta-feiraCaxias é derrotado na primeira partida da final do Estadual de Basquete Porthus Junior /

Derrota em casa deixa Caxias em situação complicadaFoto: Porthus Junior
O Caxias do Sul Basquete não foi bem na primeira partida da final do Estadual adulto masculino, nesta quarta-feira à noite. Jogando no ginásio do Clube Juvenil, a equipe do técnico Rodrigo Barbosa foi derrotada pelo Univates/Bira, de Lajeado, por 78 a 59. O time visitante soube tirar proveito da experiência e bom porte físico dos seus jogadores.

O segundo jogo da final será no sábado, às 20h30min, em Lajeado, com transmissão da TVCOM. Se vencer, o Univates garante o título. O Caxias precisa ganhar para forçar a terceira partida, no mesmo local, na próxima quarta-feira.

Projeto CAE fica em segundo na Copa Coca-Cola

quarta-feira, 28 de novembro de 2012


Projeto CAE fica em segundo na Copa Coca-Cola

Equipe caxiense perdeu a final nos pênaltis, no Rio de Janeiro

Nos pênaltis, num dramático 7 a 6, o Projeto CAE, de Caxias do Sul, acabou derrotado pelo Scouto Esporte Clube, de Foz do Iguaçu, na final da Copa Coca-Cola. O jogo foi sábado, no campo do Botafogo, no Rio de Janeiro. 

Apesar da derrota, o time do bairro Beltrão de Queiróz festejou muito o título. Jamais um representante gaúcho havia ido tão longe na competição. Além disso, nos nove jogos que disputou, o Projeto CAE sofreu apenas um gol, o que tornou o goleiro Patrick Camatti o menos vazado do torneio. 

Segundo o presidente Nelci Vuelma, o desempenho do CAE foi valorizado pelo aspecto social do trabalho, que é campeão.

Regional da Serra de Kart teve 50 pilotos na última etapa, em Farroupilha


Regional da Serra de Kart teve 50 pilotos na última etapa, em Farroupilha

Organização destaca o crescimento da participação nesta temporada

Regional da Serra de Kart teve 50 pilotos na última etapa, em Farroupilha Antonio Sérgio Oliveira, divulgação/
Bons grids e alta competitividade marcaram o final do campeonatoFoto: Antonio Sérgio Oliveira, divulgação
Com a presença de 50 pilotos, no final de semana, no Kartódromo de Farroupilha, a quinta e última etapa do Regional da Serra de Kart confirmou as expectativas da organização. A média de participantes passou de 45 em 2011 para 60 este ano, o que, segundo os próprios pilotos e preparadores, coloca esse campeonato como o maior do Estado, com padrão nacional. 

A maioria dos competidores que participaram da abertura compareceu também na etapa derradeira, o que indica a fidelização. Segundo Carlos Giacomello, da Bepi Kart, que organiza o campeonato junto com a BK Parts, esse é um fenômeno pouco comum na modalidade. Inclusive o Campeonato Gaúcho teve redução no grid este ano.

A explicação para a maior procura na disputa serrana está na preocupação em oferecer boa competitividade a um custo reduzido para as equipes. 

No próximo dia 5, ocorrerá um jantar de confraternização para o encerramento da temporada, na Kalina Gastronomia e Eventos, em Caxias do Sul. 

O campeonato este ano teve o apoio geral do Grupo Uniserv. 


OS MELHORES 
Fórmula Graduados1º) Saulo Ramos Filho 
2º) Rodrigo Gonzalez 
3º) André Wollmer Fórmula 

Sênior 
1º) Douglas Balardin 
2º) Vilson Viapiana 
3º) Dudu Moraes 

Speed Kart 
1º) Mauricio Stapasolla 
2º) Rafael Moreira 
3º) Analino ‘Choca’ Sirtuli 

Fireball Sprinter 
1º) Daiane Petry/Rogerio Fritsch 
2º) Daniel Claudino 
3º) Carlos Duarte 

Cadete 
1º) Henrique Vieira 
2º) Arthur Vargas 
3º) Gustavo Lima Flores 

Super TAG 
1º) Rui Perin 
2º) Claudir Binsfeld 
3º) Milton Zilli 

TAG 
1º) Francesco Ventre 
2º) Rodrigo Kubczewski 
3º) Marlo Binsfeld 

MY 
1º) Pedro Goulart 
2º) André Wollmer 
3º) Franco Pasquale

Encerram-se nesta quarta-feira as inscrições para a Maratona de Caxias


Encerram-se nesta quarta-feira as inscrições para a Maratona de Caxias

Prova será realizada no domingo, com largadas a partir das 7h

Encerram-se nesta quarta-feira as inscrições para a 2ª Maratona de Caxias, que será realizada no domingo. Além da prova principal, haverá a meia maratona (21km) e a rústica (5km). 

As inscrições podem ser feitas no site www.ativo.com ou diretamente na Corpo Meu Academia, à Rua Do Guia Lopes, 330. A prova terá entrega de kits sábado à tarde, no Sesc, e as largadas a partir das 7h de domingo. 

Mais informações em www.maratonacaxiasdosul.com.

Basquete: Galópolis e Caxias do Sul no estadual


Galópolis/Caxias fica em terceiro no Estadual de Basquete Sub-17

Equipe caxiense foi derrotada na semifinal pela campeã do torneio

A equipe Galópolis/Caxias acabou na terceira colocação no Estadual Sub-17 de Basquete Feminino. A fase decisiva ocorreu em São Leopoldo, no final de semana. Na semifinal, o time caxiense, do técnico Leonardo Rosa, foi derrotado pelo Colégio Sinodal, que conquistou o título, deixando como vice o Ceat/Bira, de Lajeado. 

Na disputa pelo terceiro lugar, o Galópolis/Caxias superou o CR Sports, de Osório, por 62 a 33. Embora a temporada oficial esteja encerrada, o grupo caxiense segue treinando, pois pode disputar alguns torneios.

Com equipe caseira, Caxias do Sul e Univates/Bira começam a decidir o Estadual nesta quarta-feira

Na primeira fase, foram dois jogos e uma vitória para cada ladoCom equipe caseira, Caxias do Sul e Univates/Bira começam a decidir o Estadual nesta quarta-feira Maicon Damasceno /

Técnico Rodrigo Barbosa, desde 2005 à frente do time, quer conquistar o tricampeonato gaúchoFoto: Maicon Damasceno
Rodrigo Chernhak, especial
O Caxias do Sul Basquete e o Univates/Florestal Alimentos/Bira começam a decidir nesta quarta-feira o Campeonato Estadual Adulto Masculino. O time do técnico Rodrigo Barbosa, 37 anos, irá disputar a sua sétima decisão da competição.

Criado em 2005, o clube teve o investimento reduzido para esta temporada e apostou em um time com jogadores radicados na cidade. Do outro lado, um adversário com um orçamento muito superior e que obteve a melhor campanha do campeonato. A partida inicia às 20h, no Clube Juvenil.

Nos dois jogos disputados entre as equipes na primeira fase, uma vitória para cada lado. Em Caxias do Sul, o Bira levou a melhor e venceu por 70 a 59. No duelo em Lajeado, ocorrido no último domingo, foi a vez dos donos da casa serem surpreendidos: vitória do Caxias por 67 a 59.

— O jogo do segundo quadrangular foi a primeira vez que ganhamos do Bira desde que se uniu à Univates, em 2006. Tivemos uma defesa consistente e, consequentemente, ganhamos moral e tranquilidade para atacar. Temos que repetir isso aqui se quisermos ter chance — argumentou o ala/pivô Rubinho.

Apenas com verba da Prefeitura e apoio do Clube Juvenil, não foi possível contratar atletas de fora da cidade, como ocorria em outros anos, inclusive nos títulos de 2009 e 2010. Porém, os resultados mostram que o time não deixou de ser competitivo por isso.

— Nós sempre procuramos ter metade da equipe aqui de Caxias e sempre tivemos jogadores de categorias inferiores. Este ano, quando nos obrigamos a usar jovens daqui, eles já tinham experiência. Tem dois titulares que jogam pela equipe Sub-19, foram campeões estaduais ano passado e devem ir para a final este ano — explica Barbosa.

SAIMON RECH LEVA TOP SPORT AO BICAMPEONATO GAÚCHO DE FUTSAL

terça-feira, 27 de novembro de 2012

SAIMON RECH LEVA TOP SPORT AO BICAMPEONATO GAÚCHO DE FUTSAL


NO ÚLTIMO FINAL DE SEMANA CAXIAS REVIVEU UM POUCO DOS TEMPOS ÁUREOS DO FUTSAL DA CIDADE. ACOSTUMADA A GANHAR DIVERSOS TÍTULOS NO ESPORTE HOJE CONTA COM NOVOS TALENTOS PARA TENTAR REVIVER ESSA SAUDOSA HISTÓRIA. CITO NESSE CASO O JOVEM (DE IDADE E NÃO DE EXPERIÊNCIA) TÉCNICO SAIMON RECH QUE COMANDOU A TOP SPORT NA CONQUISTA DO CAMPEONATO GAÚCHO SUB-13. 
EM JOGOS REALIZADOS EM PORTO ALEGRE, NO GINÁSIO DO COLÉGIO MARISTA ROSÁRIO A TOP SPORT EMPATOU NO SÁBADO PELA MANHÃ EM 4 GOLS CONTRA O  PINHEIRO DE CARAZINHO. AINDA NO SÁBADO, SÓ QUE À NOITE VENCEU O PAULISTA DE PELOTAS POR 7 A 3. NO DOMINGO, O JOGO FINAL, A EQUIPE DE SAIMON ENFRENTOU O GUARANI DE ESPUMOSO, EQUIPE QUE, ATÉ ENTÃO, ESTAVA INVICTA E COM 100% DE APROVEITAMENTO. EM UM JOGO DE SUPERAÇÃO A TOP SPORT PASSOU PELO GUARANI DEMONSTRANDO A VERDADEIRA FORÇA DE UM TIME CAMPEÃO. PLACAR FINAL: 5 A 2 PARA OS CAXIENSES.

SEGUE A NOSSA HOMENAGEM AO TÉCNICO, SAIMON RECH, À DIREÇÃO DA TOP SPORT E AOS ATLETAS: Guilherme; Blauth; Lucas; Matias; Klevis; Ramon; Marcelo; Igor; Caio; Cristian; Cristofer; Bampi; Eduardo; Nicolas e Maurício.

SAIMON RECH, TÉCNICO CAMPEÃO GAÚCHO SUB-13 2012


TÉCNICO GABRIEL CITON DA APAH/UCS/FÁTIMA/CAXIAS E JOÃO ALBERTO ZAPOLI DA ASICS PARTICIPAM DO X ENCONTRO DE PROFESSORES DE HANDEBOL


TÉCNICO GABRIEL CITON DA APAH/UCS/FÁTIMA/CAXIAS E JOÃO ALBERTO ZAPOLI DA ASICS PARTICIPAM DO X ENCONTRO DE PROFESSORES DE HANDEBOL

A Confederação Brasileira de Handebol, na busca de uma  integração ainda maior com as universidades, promoveu, na semana passada, o X Encontro Nacional de Professores de Handebol das Instituições de Ensino Superior Brasileiras 2012. Essa edição foi realizada na cidade de Guarajuba (BA).
O tema deste ano foi "A Integração da Confederação Brasileira de Handebol e Universidades parceiras como pólos de divulgação e massificação do Handebol na conquista da Medalha Olímpica Rio 2016" e contou com cerca de 100 participantes. De acordo com o presidente da CBHb, Manoel Luiz Oliveira, esta integração entre a Confederação e as universidades é em prol do maior desenvolvimento do handebol brasileiro. "O nosso objetivo é integrar a Confederação e as universidades, que são as detentoras do conhecimento e do saber. Este encontro está relacionado diretamente com os Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro. Queremos aproveitar esses anos que antecedem a Olimpíada, fazendo não só uma boa preparação para este período, como também cuidar para que os novos ciclos estejam sempre em constante evolução", explicou.
Esses encontros são importantes, pois discutem, entre outros assuntos, a forma que as universidades de educação física, que formam um grande número de profissionais todos os anos, possam disseminar da melhor forma possível esta modalidade tão praticada nas instituições de ensino de todo o País. "Estaremos todos entrelaçados para fortalecermos ainda mais a modalidade. É um grande desafio, mas ao mesmo tempo uma oportunidade de mostrarmos a nossa capacidade de crescer e de transformar", finalizou. 
O técnico caxiense Gabriel Citton representou a APAH/UCS/Fátima/Caxias no evento e deu seu depoimento em relação ao Campeonato Mundial Juvenil ocorrido em agosto e ao treinamento das categorias de base da Seleção Brasileira.
Programação
Quinta-feira (22)
8h - Abertura - Manoel Luiz Oliveira (presidente da CBHb)
9h30 - palestra "Treinamento nos desportos abertos" - Prof. Manuel Laguna (Espanha)
11h - João Alberto Zapoli (Asics) - patrocinador da Seleção Brasileira e da APAH/UCS/Fátima/Caxias
14h - palestra "Importantes conclusões das Olimpíadas de Londres" - Prof Dr. Pablo Juan Greco
15h30 - palestra "Melhoria nos arremessos:  fabricar bombas atômicas"  - Prof. Manuel Laguna (Espanha)
17h - Lançamento do Livro Manual de Handebol - Prof Dr. Pablo Juan Greco
Sexta- feira (23)
8h - palestra "Fazer bem o fácil: a utilização do bloqueio no jogo de ataque posicional" - Prof. Manuel Laguna (Espanha)
9h30 - palestra "Pensamento vencedor: o primeiro passo para o ouro olímpico" - Dra. Anahy Couto
11h - palestra "O marketing aplicado ao Handebol - uma nova proposta" - José Salmaso (Photo&Grafia/GA Negócios do Esporte)
14h - palestra "Fazer bem o fácil: fixar e passar"- Prof. Manuel Laguna (Espanha)
17h - palestra - "Retrospectiva do Beach Handball" - Stanley Mackenzie

Sábado (24)
8h - Palestra "A melhoria do contra-ataque " - Prof. Manuel Laguna (Espanha)
9h30 - "Projeto Ciclo Rio Olímpico 2016" - prof. Washington Nunes
11h - "Desenvolvimento do handebol de cadeira de rodas no Brasil e no Mundo" - prof. Décio Calegari
14h - "Construção de um sistema ofensivo posicionado" - Prof. Manuel Laguna (Espanha)
15h30 - Mesa redonda/Encerramento







VÔLEI: PRESENTE E FUTURO DA SERRA

Em observação 

 A atleta da AAV, de Veranópolis, Gabriela Paiva Fioravanzo, participou no sábado da avaliação de atletas para a seleção gaúcha de voleibol infanto-juvenil. Os treinos visam a escolha de jogadoras e preparação para o Campeonato Brasileiro da categoria em 2013.

O melhor 

 O caxiense Roberto Minuzzi foi eleito o craque da partida de estreia do Canoas na Superliga de Vôlei, sábado, contra o Florianópolis. Os gaúchos venceram por 3 sets a 1. Na quinta, o time encara o campeão Cruzeiro, em Minas.

CIRCUITO ADVENTURE E 12 HORAS NA ESTEIRA



Aventura: Desafio em Criúva

As belas paisagens do interior de Criúva foram o cenário para a 2ª etapa do Circuito Adventure – Desafio dos Tropeiros, no domingo passado.

O evento realizado pela equipe Pratique Aventura reuniu 44 competidores de Lajeado, São Marcos e Caxias do Sul, nas categorias Esporte (10 km) e Aventura (30 km com bicicleta). No percurso, os atletas cumpriram diversas modalidades, como trekking com orientação, rapel e canionismo.

– Em 2013 vamos realizar um circuito estadual de corridas de aventura e caminhadas na natureza – comenta Luis Rodrigues, um dos fundadores do Pratique Aventura.


12 horas na esteira

 Corredores profissionais, amadores e ex-atletas participaram no último sábado, no shopping MartCenter, do desafio Correndo 12 horas. O evento tinha como objetivo incentivar a prática esportiva. Jaime Rocha e Magda Chagas competiram no individual. Ele percorreu mais de 114 quilômetros na esteira. Já na disputa por equipes, com revezamento, melhor para a Academia Base 1 A, que chegou a 161, 1 quilômetros.

Caxiense conquista o 7º Elite Internacional Open de Taekwondo


Caxiense conquista o 7º Elite Internacional Open de Taekwondo

Lutador se prepara agora para a 6ª Copa América de Taekwondo

O caxiense Anderson Tomé conquistou neste final de semana o 7º Elite Internacional Open de Taekwondo, disputado em Canoas. 

A competição também era válida pela quinta etapa do ranking gaúcho. O lutador, patrocinado pela Boate Susinight e pela New Connect Energy Dring, se prepara agora para a 6ª Copa América de Taekwondo, entre 25 e 27 de janeiro, em São José dos Campos-SP.

Atletas caxienses vencem em diferentes modalidades nos Jirgs


Atletas caxienses vencem em diferentes modalidades nos Jirgs

Vencedores de cada modalidade estão garantidos nos Jogos Abertos Brasileiros

Os atletas caxienses fizeram bonito nos Jogos Intermunicipais do Rio Grande do Sul (Jirgs), encerrados neste mês de novembro.

Os vencedores de cada modalidade estão garantidos nos Jogos Abertos Brasileiros (Jabs), em Criciúma, no mês de maio de 2013.

Nas oito modalidades disputadas, Caxias garantiu títulos no basquete e voleibol masculino, futsal e handebol feminino e no vôlei de praia masculino, com Carlos Neto e Gabriel Prudêncio. Em modalidades individuais, três ouros na natação e nove no atletismo. No paradesporto, Caxias levou 5 medalhas de ouro na natação paralímpica e o título no basquete em cadeira de rodas com o técnico Tiago Frank.




Maratona de Caxias ocorre no próximo dia 2


Maratona de Caxias ocorre no próximo dia 2

Cassiano Benedetti correrá a corrida ao lado do tio Sergio Alberto Salvador, incentivador da carreira do corredor

Cassiano Benedetti é corredor desde 2004, natural de Caxias do Sul e tem 33 anos de idade. Em ultramaratonas, maratonas e rústicas já acumulou diversas conquistas e resultados positivos. 

O grande incentivador para a carreira foi o tio Sergio Alberto Salvador. No próximo dia 2, na Maratona de Caxias, os dois estarão pela primeira vez juntos correndo na mesma cidade. 

— A felicidade e a ansiedade são muito grandes, pois o esporte vem nos unindo cada vez mais — diz Cassiano. 

A prova de 42 quilômetros terá largada e chegada no Castelo Del Vêneto, na Estrada do Imigrante.

Caxiense conquista a segunda colocação da Copa Continental Americana de 2012


Caxiense conquista a segunda colocação da Copa Continental Americana de 2012

Maurina foi indicado pelo Conselho Municipal do Desporto de Caxias do Sul como um dos três melhores atletas do anoCaxiense conquista a segunda colocação da Copa Continental Americana de 2012 Arquivo pessoal, Divulgação/

Maurina (na esquerda) participou da equipe brasileira que conquistou o vice campeonato na Copa Continental de Tiro EsportivoFoto: Arquivo pessoal, Divulgação
O caxiense Guilherme Maurina conquistou a segunda colocação da Copa Continental Americana de 2012 com a seleção brasileira de tiro esportivo, que ainda contou com Roberto Schmits e Eduardo Correa. 

A competição teve outras três etapas, no Peru, Chile e Argentina e a final ocorreu em Americana-SP. Maurina foi indicado pelo Conselho Municipal do Desporto de Caxias do Sul como um dos três melhores atletas do ano. A premiação ocorre no dia 3 de dezembro na Câmara dos Vereadores.

APAH/UCS/FÁTIMA/CAXIAS VENCE ITAPEVI EM SÃO PAULO

domingo, 25 de novembro de 2012

APAH/UCS/FÁTIMA/CAXIAS VENCE ITAPEVI EM SÃO PAULO



Em jogo válido pela última rodada da Liga Nacional de Handebol Feminino a equipe da APAH/UCS/Fátima/Caxias foi a Itapevi e venceu as donas da casa por 26 à 18. A principal característica do jogo foi a velocidade imprimida pelas duas equipes. Ao final do jogo prevaleceu a melhor condição física das caxienses que chegaram a ficar com 11 gols de diferença no placar. Com esse resultado, Caxias do Sul fica em quinto lugar na Liga Nacional 2012, à frente da própria equipe de Itapevi e do outro participante gaúcho, o Santa/Feevale. Na próxima sexta o grupo do técnico Gabriel Citton volta à quadra contra o Santa Catarina em confronto válido pelas finais do Campeonato Gaúcho no Ginásio Poliesportivo da UCS. No Sábado é a vez do confronto contra o Internacional. 




O doutor tricampeão mundial

sexta-feira, 23 de novembro de 2012


O doutor tricampeão mundial

Caxias do Sul – Uma reunião antes do jogo com o Panamá, quando o Brasil arrancaria nas oitavas de final da Copa do Mundo de Futsal da Tailândia, foi decisiva para a conquista do título. Três jogos antes, ainda na estreia, Falcão havia atuado apenas cinco minutos e saído, sentindo uma distensão na panturrilha direita. Assim, o melhor jogador do mundo corria o risco de ser cortado, pois sua recuperação era incerta.

O encontro, que reuniu a comissão técnica e dirigentes da Confederação Brasileira de Futsal (CBFS), foi tenso. Uma parte do grupo considerava temerário manter o craque, sem a certeza de sua utilização, acreditando que o grupo poderia ser afetado. Havia dúvidas em relação à recuperação clínica e, se esta ocorresse, ao aspecto físico do camisa 12.

Então, todos os olhares se fixaram no médico, o Cidadão Caxiense Aloir de Oliveira, 60 anos. Com a experiência de três mundiais, dois deles vitoriosos, votou pela permanência de Falcão.

– Se fosse um médico que não conhecesse bem medicina esportiva ou não tivesse sido jogador, diante de uma lesão como aquela, vetava o jogador – lembra Aloir.

Ele preferiu confiar no jogador, que havia mostrado muita vontade de ficar, e na própria intuição, pois entendia que Falcão tinha estrela. E poderia ser decisivo, como foi. Foi definida a estratégia de que o ala jogaria sempre alguns minutos, que acabaram somando 37 nos sete jogos da seleção, mas decisivos.

Por essa situação, Aloir considera que este terceiro título foi o mais emocionante e gratificante, tanto no aspecto pessoal como profissional. Mais até do que o de quatro anos antes, no Rio, decidido nos pênaltis.

– Naquele, a gente tinha a obrigação de ganhar. Desta vez, eu senti um grupo muito unido, fechado mesmo. Tanto que os jogadores não quiseram nem falar de premiação. Só pensavam em ganhar.

Respeito – O mais antigo integrante da seleção, Aloir tem o máximo de respeito e carinho dos jogadores, tanto que boa parte do grupo que conquistou o quinto mundial Fifa frequenta seu consultório nas lesões sérias. Entre os que sofreram procedimentos cirúrgicos, o capitão Vinícius, que esteve ameaçado de encerrar a carreira antes da Copa.

Depois de operado e plenamente recuperado, ele escreveu uma dedicatória numa camisa e entregou a Aloir, que chorou. Assim como quando viu Falcão, depois de marcar o gol contra o Panamá, correr em sua direção para abraçá-lo.

– Antes do Mundial falavam que o Brasil estava com um grupo de jogadores velhos e machucados, como Falcão e Vinícius, mas eles deram a resposta.

Vinícius, que levantou o troféu, foi um dos grandes líderes, ao lado do goleiro reserva Franklin e do craque Falcão.

Coração grená – Após o jogo com o Panamá, em Korat, Aloir ficou surpreso quando ouviu seu nome ser gritado da arquibancada. Olhou e observou um torcedor com uma bandeira do Caxias. Se aproximou e tirou uma foto, que foi publicada no Pioneiro no último dia 14:

– Ele disse que estava em Bangcoc e foi de táxi a Korat para ver o jogo.

Essa bandeira teve algo de premonição. Na quarta-feira, um dia após o retorno à cidade e ao consultório, ele foi visitado por dirigentes do Caxias, pedindo o retorno ao clube no qual trabalhou por mais de duas décadas. Poucas horas depois, ao falar ao Pioneiro, disse que estava pensando, mas o coração...

– Sou torcedor e não posso dizer não ao clube e aos amigos.

elizeu.evangelista@pioneiro.com
ELIZEU EVANGELISTA
Renovação
Depois desse título, o médico entende que o Brasil precisará
 passar por um novo ciclo, para a renovação do grupo, que
 tinha jogadores com uma média de idade alta.
– Precisamos de jogadores velozes e habilidosos.
Em relação à própria presença na seleção, depois de
quatro Mundiais, Aloir acredita que cumpriu a missão, mas...
– Se quiserem que eu continue...
Convocações
O fixo Rodrigo, o goleiro Rennan e os alas Marcênio, Thiaguinho
 e Daniel, todos da ACBF, foram convocados para a seleção,
que disputará dois amistosos contra a Colômbia: domingo,
dia 25, e terça-feira, 27, em São Bernardo do Campo (SP) e
 Palmas (TO), respectivamente.

Rodrigo quer o segundo título em uma semana

Carlos Barbosa – Ele teve a chance nos pés para marcar o gol do título mundial. Rodrigo (C, na foto) cobrou o tiro livre que parou no goleiro espanhol Juanjo, a pouco menos de dois minutos do fim da prorrogação. Segundos depois, Neto garantiu o título mundial e a festa brasileira na Tailândia. Uma conquista que o jogador de 28 anos, natural de Campinas, não vai esquecer.

– Foi o título mais importante da carreira. Uma sensação única que nunca vou esquecer na minha vida – explica.

O fixo já havia disputado a Copa América e o Grand Prix pela seleção, mas o desempenho no Mundial superou qualquer expectativa. Para Rodrigo, a união do grupo foi fundamental para a conquista.

– Todos que estavam lá eram os principais jogadores dos seus clubes. Só que as vaidades foram deixadas de lado. O Falcão, por exemplo, abriu mão de muitas coisas.

Novo desafio – O fixo e capitão da ACBF não é gaúcho, mas encontrou aqui o que precisava para evoluir na carreira. Já são seis anos atuando pela equipe de Carlos Barbosa e 2012 foi um ano repleto de conquistas. Na Liga Futsal, foi o artilheiro da competição com 24 gols em 28 partidas. Também faturou o Mundial de Clubes.

Sem muito tempo para comemorar, Rodrigo tentará mais uma conquista neste sábado, às 10h. O jogador voltou a Carlos Barbosa na quarta-feira, treinou em dois turnos ontem e viajou para Erechim, onde a ACBF enfrenta o Atlântico, na segunda partida da final do Estadual Série Ouro.

– Voltei com vontade de ser campeão – resumiu.

mauricio.reolon@pioneiro.com
MAURÍCIO REOLON

Diego Nunes lutará no Ibirapuera dia 19 de janeiro


Diego Nunes lutará no Ibirapuera dia 19 de janeiro

Caxiense estreará no país pelo UFC, diante de Nik LentzDiego Nunes lutará no Ibirapuera dia 19 de janeiro Porthus Junior /

Diego Nunes quer vencer por nocaute, com apoio da torcidaFoto: Porthus Junior
Os fãs do caxiense Diego Nunes terão a chance de vê-lo pela primeira vez no Brasil em um evento de UFC, no dia 19 de janeiro, no ginásio do Ibirapuera, em São Paulo. O cartaz não define o nome oficial do evento, indicando apenas a luta principal, entre Vitor Belfort e Michael Bisping, pelos pesos-médios. 

Diego Nunes aparece no card preliminar, diante do norte-americano Nik Lentz, na categoria peso-pena. O caxiense não luta no Brasil há quatro anos. Depois que ele entrou na principal categoria desse esporte, atuou apenas em outros países. 

Com o apoio da torcida, ele declarou que vai com tudo para cima do adversário. O objetivo é finalizar com nocaute, o que não conseguiu no UFC.

Mérito Esportivo de Caxias será entregue dia 3 de dezembro


Mérito Esportivo de Caxias será entregue dia 3 de dezembro

Nomes dos agraciados serão divulgados nos próximos dias

No dia 3 de dezembro, às 20h, na Câmara de Vereadores de Caxias, será entregue o Mérito Esportivo, promoção do Conselho Municipal de Desportos (CMD). 

Os nomes dos homenageados serão divulgados nos próximos dias.

Caxias do Sul Basquete estreia no segundo quadrangular do Estadual de Basquete


Caxias do Sul Basquete estreia no segundo quadrangular do Estadual de Basquete

Equipe do técnico Rodrigo Barbosa encara a Sogipa, às 19h30min desta sexta-feiraCaxias do Sul Basquete estreia no segundo quadrangular do Estadual de Basquete Juan Barbosa /

No primeiro quadrangular, Caxias obteve duas vitórias e perdeu um jogoFoto: Juan Barbosa
Depois de sediar o primeiro quadrangular do Estadual de Basquete, no final de outubro, o Caxias do Sul Basquete encara de desta sexta-feira a domingo a segunda etapa, desta vez em Lajeado. A equipe caxiense, do técnico Rodrigo Barbosa, ocupa a segunda colocação, com duas vitórias e uma derrota, somando cinco pontos. 

A partida desta sexta, às 19h30min, é contra a Sogipa, terceira colocada, com quatro pontos. Se ganhar, o Caxias estará praticamente garantido na decisão, a partir do dia 28. 

No sábado, às 18h, o jogo será contra o Uruguaiana, lanterna, com três pontos, e no domingo, às 11h, o líder Univates, que venceu seus três confronto e soma seis pontos.

Univates e Caxias devem fazer a decisão, com o primeiro jogo na casa do segundo colocado e o outro na do líder da classificação.

APAH/UCS/Fátima/Caxias joga em Itapevi pela Liga Nacional de Handebol

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

APAH/UCS/Fátima/Caxias joga em Itapevi pela Liga Nacional de Handebol

Em jogo válido pela última rodada da primeira fase da Liga Nacional de Handebol, a APAH/UCS/Fátima/Caxias viaja à São Paulo para enfrentar a equipe de Itapevi. A partida será neste sábado, 24/11, no  Ginásio do CIEF às 16 horas. Ambas equipes buscam a reabilitação no campeonato e este será um jogo decisivo para definir a classificação final. A equipe caxiense ainda treina em casa na sexta e após viaja até Itapevi. Para este jogo o técnico Gabriel Citton retorna ao comando da equipe após cursos ministrados no Rio Grande do Norte e a participação no  X Encontro Nacional de Professores de Handebol das Instituições de Ensino Superior Brasileiras 2012 em Guarajuba (BA). Após o jogo, a APAH/UCS/Fátima/Caxias retorna e na segunda-feira dá sequência aos treinos visando as finais do Campeonato Gaúcho 2012.





Asics Handebol - MENSAGEM AOS ATLETAS

ASICS HANDEBOL - MENSAGEM AOS ATLETAS


APAFUT/UCS NAS SEMI-FINAIS DO CAMPEONATO MUNICIPAL

APAFUT/UCS NAS SEMI-FINAIS DO CAMPEONATO MUNICIPAL

NESTE SÁBADO OCORREM AS SEMI-FINAIS DO CAMPEONATO MUNICIPAL DE FUTEBOL CATEGORIA SUB-13. COM  POUCO TEMPO DE FUNDAÇÃO, A APAFUT/UCS JÁ COLHE OS FRUTOS DO TRABALHO REALIZADO EM 2012. ELES CHEGARAM À ESTA FASE DO CAMPEONATO, APÓS GOLEAR POR 8 A 1 O ATLÉTICO PIA X, E DECIDIRÃO A VAGA PARA A FINAL (DIA 01/12) CONTRA O TIME DO CAXIAS OLÍMPICO. O TÉCNICO DO SUB-13 É MARCOS DA SILVA.
A SEMI-FINAL OCORRERÁ NESTE SÁBADO, 24/11, ÀS 14 HORAS NO COMPLEXO ESPORTIVO MUNICIPAL (CAMPO MUNICIPAL). A ENTRADA É GRATUITA.




Osteoporose: Atividade física previne a doença


Osteoporose: Atividade física previne a doença

Após a criação das academias de saúde, houve redução de 83% na utilização de medicamentos

Brasília Na véspera do Dia Mundial de Combate à Osteoporose, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, destacou ontem a atividade física como uma das principais formas de combate à doença. Segundo ele, o Programa Academias da Saúde, que destina dinheiro para compra de equipamentos públicos de atividade física, é a principal ação do Ministério de prevenção da enfermidade no País.
Criado em 2011 pela portaria número 719, o programa visa instalar quatro mil unidades da Academia da Saúde até 2014. Serão atendidos os municípios com mais de 100 mil habitantes. Os municípios menores seguirão critérios alinhados com o Programa Brasil Sem Miséria, segundo informações no Portal Saúde, do Ministério da Saúde.
O exercício físico auxilia a renovação celular dos ossos, tornando-os mais fortes e menos suscetíveis a fraturas. O ministro afirmou que desde a implantação do programa, houve "uma redução em 83% no uso de medicamentos para hipertensão e diabetes e em 32% de antidepressivos", nos municípios onde funcionam as academias.
Causas
A osteoporose é uma doença crônica causada pela diminuição de cálcio nos ossos, tornando-os enfraquecidos e predispostos a fraturas. Estimativa da Sociedade Brasileira de Osteoporose aponta que há cerca de 10 milhões de pessoas com a doença, no País.
A coordenadora de Saúde da Pessoa Idosa do Ministério da Saúde, Cristina Hoffman, ressalta a necessidade do cuidado prévio. "É importante lembrar que a prevenção da osteoporose deve ser iniciada ainda na infância, já que é nesta fase que o indivíduo ganha estatura, fortifica seu esqueleto e adquire o máximo de massa óssea possível", observa.
No Brasil, apesar de serem poucos os estudos epidemiológicos, a Sociedade Brasileira de Osteoporose estima que 25% das mulheres na pós-menopausa e 15% dos homens acima de 50 anos sejam portadores da doença.
Levantamentos apontam a ocorrência de 1,6 milhão de fraturas por causa da osteoporose por ano: 200 mil do quadril, 600 mil vertebrais e um milhão de punho. A cada ano, o Sistema Único de Saúde (SUS) tem gastos crescentes com tratamentos de fraturas em pessoas idosas. Em 2009, foram R$ 57,61 milhões com internações e R$ 24,77 milhões com medicamentos para tratamento da osteoporose. Entre os principais fatores de risco para osteoporose estão a historia familiar de fratura, raça branca de baixa estatura e peso, sexo feminino, idosos acima de 65 anos de ambos os sexos. Tabagismo, alcoolismo, sedentarismo, menopausa precoce, baixa ingestão de cálcio, alta ingestão de sódio, alta ingestão de proteína animal, uso de medicamentos e alta dose de hormônio tiroidiano também ampliam o risco.
Ações
Hoje, Dia Mundial de Luta contra a Osteoporose, a Secretaria de Saúde do Distrito Federal - com apoio do Ministério da Saúde - coordenará ações focadas na prevenção da doença com atividade física e informações sobre nutrição. A programação inclui apresentações de dança senior, tai chi chuan, bombeiro mirim, bombeiro amigo, capoterapia e algumas outras atividades elaboradas pelo Conselho de Educação Física.
SAIBA MAIS
Praticar atividades físicas pelo menos três vezes por semana, com orientação de um profissional capacitado;
Pegar sol antes das 10h ou após as 16h por, no mínimo, 15 minutos ao dia, sem filtro solar;
Consumir alimentos que sejam ricos em cálcio;
Evitar fumo e álcool;
Evitar tomar café expresso;
As mulheres, ao chegarem à menopausa, devem procurar orientação médica para iniciarem a prevenção
Fonte: Ministério da Saúde 

ASDA participa do Estadual de Verão do Interior


ASDA participa do Estadual de Verão do Interior

Competição será realizada em Novo Hamburgo, sexta-feira e sábado

A Associação Serrana de Desportos Aquáticos (ASDA ) participa, na sexta-feira e no sábado, do Campeonato Estadual de Verão de Interior 2012, em Novo Hamburgo. Serão 69 atletas de Caxias do Sul, Farroupilha e Bento Gonçalves.

KART: Farroupilha sedia última etapa do Regional da Serra


Farroupilha sedia última etapa do Regional da Serra

São esperados cerca de 60 pilotos no final de semana

O Kartódromo de Farroupilha recebe neste final de semana a quinta e última etapa do Regional da Serra. São esperados cerca de 60 pilotos nas provas, que terão pontuação dobrada.

Criúva realiza o Desafio dos Tropeiros no domingo


Criúva realiza o Desafio dos Tropeiros no domingo

Prova começa às 8h, com espaço para equipes e atletas sozinhos

Neste domingo, no distrito de Criúva, será realizado o Desafio dos Tropeiros. Trata-se de uma corrida de aventura dividida nas categorias Esporte (10 km) e Aventura (30 km), para equipes e individuais. Serão exigidas várias habilidades para cumprir o trajeto. 

A realização é da Pratique Aventura, com patrocínio da prefeitura de Caxias e UCS. A largada será às 8h. Mais informações no site pratiqueaventura.com.

Projeto CAE parte para a fase final da Copa Coca-Cola


Projeto CAE parte para a fase final da Copa Coca-Cola

Etapa decisiva, no Rio de Janeiro, reunirá oito equipesProjeto CAE parte para a fase final da Copa Coca-Cola Arquivo de Nelci Vuelma/Divulgação

Delegação caxiense sai às 15h20min do Aeroporto Hugo CantergianiFoto: Arquivo de Nelci Vuelma / Divulgação
Às 15h20min desta quinta-feira, a equipe do Projeto CAE parte do aeroporto de Caxias do Sul rumo ao Rio de Janeiro, para a etapa final da Copa Coca-Cola. Serão oito times, que realizarão confrontos eliminatórios. O campeão, além de todo o reconhecimento, terá o privilégio de fornecer os gandulas para a Copa das Confederações de 2013. 

O Projeto CAE, que tem base no bairro Beltrão de Queiróz, estreará sexta-feira, às 10h, contra o Meninos da Vila, de Porto Alegre. Se ganhar, terá mais um jogo na sexta, à tarde, valendo vaga à decisão, no sábado. As partidas serão no Centro de Treinamentos da Marinha e no Botafogo, no caso da decisão.

A delegação está na foto. Da esquerda para direita, em pé: presidente Nelci Vuelma, técnico Rodrigo Sabedotti, Patrick Camatti, Lucas de Lima, Jair de Freitas, Gustavo Rotini, Eduardo Bonatto, Bernardo Santos, Álisson Vidor, Luiz Felipe Gallon, aux. técnico Leandro de Jesus, prep. físico Jeferson Borges. 

Agachados: Paulo Carvalho (Padu) , Leonardo Velho, Gustavo Zanatta, Guilherme Pereira, Matheus Sordi, Diego Borges, Ranther de Almeida, Ademar de Souza, Mathias Camargo.

Corrida em esteira no MartCenter agita o sábado


Corrida em esteira no MartCenter agita o sábado

Prova, com 12 horas de duração, começa às 10h, em revezamento e individual

Correndo ou caminhando, todos podem é o slogan da corrida em esteiras que ocorre neste sábado, das 10h às 22h, no MartCenter Shopping. O evento denominado Correndo 12 Horas tem o objetivo de incentivar a prática de esportes. 

A corrida será nas categorias de revezamento e individual. Em equipe, cada participante deverá correr no mínimo uma hora. Serão disponibilizadas 18 esteiras.
 
Support : Creating Website | Johny Template | Mas Template
Copyright © 2011. Esportes na Serra Gaúcha - All Rights Reserved
Template Created by Creating Website Inspired by Sportapolis Shape5.com
Proudly powered by Blogger