Caxias do Sul - RS - Brasil

MEIAS DE COMPRESSÃO: RESULTADOS COMPROVADOS SOMENTE EM PROVAS DE FUNDO

sexta-feira, 22 de junho de 2012

MEIAS DE COMPRESSÃO: EFICÁCIA EM CORRIDAS DE LONGA DISTÂNCIA

"Uma pesquisa, realizada em 2009, submeteu 21 corredores bem treinados (média de 40 anos de idade, 16 anos de treinamento em corrida e média de 40minutos nos 10km) a um teste de esforço realizado em esteira, iniciando com 9 km/h (ritmo de 6min40seg/km). A cada 5 minutos, a velocidade da esteira aumentou 1km/h, indo até a exaustão de cada atleta. Importante: os corredores realizaram o teste duas vezes, a primeira sem as meias compressivas e a segunda com as meias. Em ambos os testes foram feitas análise de consumo de oxigênio e dosagem da concentração de ácido lático no sangue. O intervalo entre os testes foi de até dez dias, justamente para que o treinamento não influenciasse os resultados obtidos. Abaixo, é possível visualizar os resultados.
Enquanto no teste sem as meias os corredores suportaram até 35 minutos de esforço, no teste com as meias compressivas o grupo pesquisado suportou 36,44 minutos, ou seja, um minuto e vinte e seis segundos a mais.

Outras variáveis fisiológicas foram pesquisadas, como Consumo Máximo de Oxigênio, Limiar Anaeróbio e também foram encontradas evidências de um pequena melhora nestes índices com o uso das meias de compressão.
A conclusão dos pesquisadores? O efeito compressivo das meias pode oferecer ganhos entre 2% e 6% na performance em corredores bem treinados, para provas de 10 quilômetros, meia maratona e maratona.
Vale ressaltar que os atletas analisados eram do sexo masculino, tinham em média 16 anos de treinamento em corrida e ótima condição física. Falta encontrar estudos que investiguem os efeitos do treinamento em corredores iniciantes e também em mulheres. Não podemos simplesmente generalizar os achados para outros grupos de atletas.
Por último, gostaria de destacar que, antes de adquirir uma meia de compressão, o corredor deve consultar um médico especialista na área vascular, pois há a possibilidade de efeitos colaterais prejuduciais à saúde, além de ser necessário que o médico prescreva o grau de compressão indicado para o atleta." (Dutra, 2010)
Para BÓSIO (2010) as meias de compressão só tem eficacia para provas com distâncias superiores a 10 e 16km.
"Co-autora do "Tratado de Flebologia e Linfologia", membro do Grupo Internacional de la Compresión e Doutoranda em Cirurgia Geral pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, Cleusa Belczak não acredita que o desempenho de atletas saudáveis possa exatamente melhorar com o uso de meias de compressão, mas afirma que essa seria uma medida a favor da preservação do capital venoso periférico do indivíduo. "Sabe-se que o esporte competitivo é fator de risco para o desenvolvimento de hipertensão venosa crônica no sistema superficial dos membros inferiores, daí surgindo as chamadas ‘varizes dos esportistas'. O uso das meias de compressão reduz esse risco", diz a médica.
Embora velocistas corram provas de curta duração, e fundistas passem horas correndo, Dra. Cleusa afirma que mesmo saudáveis e sem indicação terapêutica para o uso de meias de compressão, nenhum dos dois tipos de atleta terá prejuízo caso decida usá-las. "A contensão elástica certamente diminui a sensação de cansaço e de peso nas panturrilhas, e isso só pode favorecer o desempenho, principalmente dos fundistas. As meias de compressão aceleram de fato o retorno venoso. Este fenômeno deve, por sua vez, promover uma diminuição do esforço cardíaco, que conseguirá então mandar sangue arterial para a periferia com um menor número de batimentos. O problema está em medir, em quantificar, em dar números confiáveis a tudo isso que em nosso entendimento dedutivo parece ser absolutamente verdadeiro", conclui.
Michael P. Caine também pesquisou as meias de compressão. Fez isso trabalhando com o Grupo de Pesquisa de Tecnologias Esportivas da Universidade Loughborough, Inglaterra. Na ocasião teria demonstrado, entre outras vantagens, que o uso das meias possibilitava correr mais rápido com freqüência cardíaca mais baixa. Também falamos com ele. Em 7 de fevereiro as respostas vieram em frases curtas: "Não tenho conhecimento de nenhuma pesquisa mostrando aumento de VO2max. Meias médicas de compressão graduada aumentam o retorno venoso, reduzindo a freqüência cardíaca desde que o débito cardíaco se mantenha inalterado. A meu ver os maiores benefícios são a limpeza metabólica dos músculos fatigados e a redução dos danos mecânicos devido às vibrações, ambos levando à redução das dores musculares". Nada de números." (DEDERICH, 2011)


Referência bibliográfica:
Kemmler et. al. (2009). Effect of Compression Stockings on Running Performance in Men Runners. J. Strength Cond. Res. 23 (1): 101-105.
BÓSIO, Evaldo. http://inside.nike.com/blogs/nikerunning_training-pt_BR/2012/05/29/saiba-mais-sobre-as-meias-de-compress-o
DUTRA, Renato. http://veja.abril.com.br/blog/saude-chegada/saude/a-febre-das-meias-compressivas-para-corredores/
DEDERICH, Marcio. http://revistacontrarelogio.com.br/materia/afinal-que-meia-e-essa/
Share this article :

0 comentários:

Speak up your mind

Tell us what you're thinking... !

 
Support : Creating Website | Johny Template | Mas Template
Copyright © 2011. Esportes na Serra Gaúcha - All Rights Reserved
Template Created by Creating Website Inspired by Sportapolis Shape5.com
Proudly powered by Blogger