Caxias do Sul - RS - Brasil

MESMO SEM PATROCÍNIO, GUSTAVO CAURIO CORRE PELO LUGAR MAIS ALTO NO PÓDIUM

sexta-feira, 22 de junho de 2012

Por um degrau mais alto

Caxias do Sul – Ele já se acostumou ao pódio e pendurar medalhas no peito não é novidade. Foi o quarto colocado na Maratona Internacional de Porto Alegre deste ano, apenas 50 segundos atrás do vencedor, o queniano Kiprop Mutai. E a somente três minutos e meio do índice olímpico. É um dos principais vencedores do atletismo caxiense e, de quebra, o primeiro e atual campeão da Rústica de Caxias, que chega à quinta edição. E ele quer repetir a dose domingo, desta vez no revezamento de duplas, juntamente com o amigo Anderson de Paula. Senhoras e senhores, eis Gustavo Caurio.

– O objetivo é ganhar, mas agora minha especialidade é maratona, não é tanto as distâncias mais curtas – despista.

Aos 35 anos, Caurio corre desde os 11, incentivado pelo pai Alcides, ex-atleta de destaque no Exército. Os irmãos, todos mais velhos, também dedicaram a vida ao esporte. Graduado em Educação Física, atua como professor há três anos em escolas municipais da cidade. Sem patrocínio e com o salário que recebe da profissão, necessita do dinheiro das provas para seguir competindo. Caurio mantém seis pares de tênis paralelamente à disposição, somados aos gastos com alimentação, suplementos e massoterapia. As inscrições e viagens também saem do próprio bolso.

– Os caras que chegam na minha frente ganham R$ 3 mil por mês só para correr. Eu me banco sozinho e já desisti de ir atrás. Em Caxias, o pessoal tem uma visão distorcida, esperam resultado a curto prazo. O investimento em atletismo de alto rendimento é quase zero – critica.

Nos últimos meses, o velocista atingiu resultados expressivos, que permitem almejar subir um degrau mais alto na carreira. Venceu uma rústica em Novo Hamburgo e, como prêmio, além do dinheiro, passagens aéreas e inscrição para a São Silvestre, no último dia do ano, em São Paulo. Na meia maratona de Camboriú (SC), organizada por Vanderlei Cordeiro de Lima, também garantiu o primeiro lugar e a chance de um contrato com o Cruzeiro para 2013.

– Se tiver ajuda, a perspectiva melhora muito e até dá para chegar em quatro anos nas Olimpíadas.

Caurio já pensou em desistir, mas há três anos fez uma experiência em maratonas e aprovou. Atualmente, disputa três provas por ano e prepara o próprio treino. Acorda às 5h30min e chega a correr 30 km por dia, divididos em dois turnos, faz uma sessão de musculação por semana, além das aulas. O próximo desafio de 42.195m deve ser em Londrina (PR), em agosto, ou em Foz do Iguaçu, em setembro.

– Gosto de correr no Estádio Municipal, é mais pesado por causa da brita. Na Perimetral também, tem bastante morro – ensina.

A rústica de domingo será mais um pequeno degrau que Caurio irá superar para driblar a falta de investimentos no atletismo caxiense e chegar ao topo. Que não falte fôlego para encarar a subida.

(Fonte: Jornal Pioneiro)
Share this article :

0 comentários:

Speak up your mind

Tell us what you're thinking... !

 
Support : Creating Website | Johny Template | Mas Template
Copyright © 2011. Esportes na Serra Gaúcha - All Rights Reserved
Template Created by Creating Website Inspired by Sportapolis Shape5.com
Proudly powered by Blogger