Caxias do Sul - RS - Brasil

Seleção feminina de handebol inicia treinamentos visando os Jogos Olímpicos de Londres

sexta-feira, 22 de junho de 2012

Seleção feminina de handebol inicia treinamentos visando os Jogos Olímpicos de Londres

(Fonte: Photo&Grafia)


Deonise: Vice-campeã brasileira com a equipe de Caxias do Sul, dirigida pelo técnico Gabriel Citton


 Babi: pré-temporada 2010/2011 com o preparador físico Rafael dos Santos em Caxias do Sul

 


Samira: Após passagem pela APAH/UCS/Pref. de Caxias, ganhou projeção internacional, transferindo-se para o Hyppo da Áustria

Vitória (ES) - A Seleção Feminina de Handebol começou a treinar em Vitória (ES), nesta quinta-feira (21), para o primeiro de uma série de três amistosos contra Cuba, como parte da preparação para os Jogos Olímpicos de Londres. As duas equipes se enfrentam, no próximo sábado (23), às 10h, no Centro Esportivo Tancredão, na capital capixaba e, depois, nos dias 27 e 29 em São Luís (MA). O confronto terá transmissão dos canais Esporte Interativo e Record local. O primeiro trabalho do grupo foi realizado na parte da manhã, em uma academia da cidade. Antes de pegarem pesado nos exercícios, as meninas fizeram aquecimento na praia, e deram uma corridinha no calçadão.

A parte física é um dos focos da comissão técnica, e, para aprimorar esse aspecto, a Confederação Brasileira de Handebol contratou o dinamarquês Lars Michalsik como consultor cientista na área de preparação física. Ele é PHD em necessidades específicas de atletas de handebol do alto rendimento, trabalha há quinze anos com pesquisas científicas voltadas para a modalidade, e foi preparador físico da seleção feminina da Dinamarca, na conquista do ouro nos Jogos Olímpicos de Sidney. Ele está junto com a seleção feminina desde março, quando o grupo se reuniu em Londres para uma fase de treinamentos. Naquela oportunidade o dinamarquês não ficou satisfeito com os testes feitos com as jogadoras, mas, agora, três meses depois, comemora a evolução. "Sinto que elas conseguiram adquirir essa cultura de um treinamento físico puxado. As jogadoras estão motivadas, entenderam que precisam ter um físico excelente para jogar uma Olimpíada. Se a equipe chegar na final serão oito partidas em 12 dias, e, para fazer isso, é necessário estar totalmente em forma."
Cada jogadora tem o próprio programa de exercícios, o que permite a continuidade do trabalho, já que elas podem praticar a série mesmo quando não estão reunidas com a seleção. A pivô Daniela Piedade é uma das atletas que mais evoluiu fisicamente nesse período, e o técnico Morten Soubak também sente a diferença dentro de quadra."É muito importante porque vamos para uma Olimpíada onde temos cinco jogos na primeira fase, depois mata-mata, então temos que fazer uma preparação muito forte. É um grupo que se recupera muito bem, estou muito satisfeito com as meninas, e com o retorno que o trabalho do Larhs tem dado pra nós."
A equipe do Brasil volta a treinar no início da noite desta quinta-feira (21), no Ginásio Tancredão. Desta vez, na quadra, o foco serão os treinos táticos.


Seleção:
Goleiras - Bárbara Arenhart (Hyppo/Áustria), Chana Masson (Randers HK S/A/Dinamarca), Mayssa Pessoa (Issy Paris Hand/França)
Armadoras-direita - Deonise Cavaleiro (Itxaco/Espanha), Francine Cararo (Hyppo), Silvia Helena (Toulon/França)
Armadoras-esquerda - Eduarda Amorim, a Duda (Gyori Audi Eto/Hungria), Jaqueline Anastacio (Gjovik/Noruega) e Moniky Karla Novais Bancilon (ADC Metodista/São Bernar do)
Centrais - Ana Paula Rodrigues (Hyppo) e Mayara Fier (Mios Biganos Handball/França)
Pontas-direita - Alexandra Nascimento (Hyppo), Jéssica Quintino (Blumenau/Furb)
Pontas-esquerda - Dayane Pires da Rocha (ADC Metodista/São Bernardo), Fernanda França da Silva (Hyppo), Samira Rocha (Hyppo)
Pivôs - Daniela Piedade (Hyppo) e Fabiana Diniz, a Dara (Bera Bera/Espanha)

Das atletas selecionadas, Deonise Cavaleiro e Samira Rocha já integraram o elenco da APAH/UCS/Pref. de Caxias (2004 e 2011 respectivamente) e a goleira Bárbara Arenhart já realizou a pré-temporada 2010/2011, antes de apresentar-se a sua equipe na Europa,  com o preparador físico e de goleiros Rafael dos Santos (Brasa) em Caxias do Sul.

Comissão técnica:
Supervisora: Rita de Cassia Orsi
Técnico: Morten Soubak
Assistente Técnico: Alex Aprile
Preparadores Físicos: César Augusto Parreira
Médico: Leandro Gregorut Lima
Fisioterapeuta: Maria Rita Cardoso Gomes
Psicóloga: Alessandra Dutra
Consultor cientista na área de preparação física: Lars Michalsik
Diretor de Seleções: Vitor Domingos Martinez
Share this article :

0 comentários:

Speak up your mind

Tell us what you're thinking... !

 
Support : Creating Website | Johny Template | Mas Template
Copyright © 2011. Esportes na Serra Gaúcha - All Rights Reserved
Template Created by Creating Website Inspired by Sportapolis Shape5.com
Proudly powered by Blogger