Caxias do Sul - RS - Brasil

CAXIAS INAUGURA PISTA DE SKATE COMPATÍVEL COM A EVOLUÇÃO DO ESPORTE

segunda-feira, 23 de julho de 2012

UMA PISTA, ENFIM

Skatistas aprovam complexo inaugurado na Praça das Castanheiras: a oitava pista da cidade está de acordo com a evolução do esporte. O desafio, agora, é mantê-la intacta


Skatistas experimentaram, neste domingo, a nova pista de Caxias do Sul, no bairro Santa Catarina:imagem 4
Caxias do Sul – Berço de pelo menos 500 atletas, entre eles o campeão gaúcho, Caxias ganhou no final de semana uma moderna pista de skate. A espera pelo espaço no bairro Santa Catarina durou três anos, desde a conquista da verba via Orçamento Comunitário (OC). Porém, quem anda sobre rodinhas reconhece a necessidade de uma estrutura adequada há muito mais tempo: das sete pistas caxienses até então existentes, nenhuma atende às reais necessidades do esporte. Há ainda problemas de má conservação.

A pista dos Macaquinhos, construída em 1993, chegou a ser o principal ponto de skatistas. A deterioração persistiu mesmo após reformas, e o grupo abandonou naturalmente o lugar. Hoje, circulam por ali os adeptos da bike. Outra dificuldade, alegam os skatistas, é que o esporte evoluiu e as pistas em formato de U não suportam a variedade de manobras. Nos últimos anos, os praticantes recorreram às ruas e a pistas em outras cidades. Até o estacionamento da prefeitura era mais adequado, bastava improvisar caixotes e outros obstáculos.

– Caxias estava defasada. A maioria das cidades do Estado tem pistas nestes moldes. Porto Alegre, São Borja e São Leopoldo são alguns exemplos – analisa o secretário estadual de Esportes, Kalil Sehbe, na inauguração oficial, sábado.

A Pista de Skate das Castanheiras, ou Plaza, como chamam os atletas, atende à modalidade street, com percurso que imita obstáculos de rua, como escadas e corrimões. Para cumprir a missão de construir um espaço moderno e que não caísse em desuso como os outros sete, a União dos Skatistas Caxienses (USC) angariou verba com eventos e comprou o projeto de um especialista em pistas, o porto-alegrense Frederico Cheuiche.

Os atletas doaram a criação do arquiteto à Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Smel). A prefeitura somente pode executar projetos para obras públicas assinados por servidores que, embora engenheiros, não são especialistas em pistas. A construção, iniciada em maio, custou R$ 246.607,50, conquistados em mais de uma reunião do OC.

FONTE: PIONEIRO.COM






(FOTOS: JOCEMAR ZULIAN)
Share this article :

0 comentários:

Speak up your mind

Tell us what you're thinking... !

 
Support : Creating Website | Johny Template | Mas Template
Copyright © 2011. Esportes na Serra Gaúcha - All Rights Reserved
Template Created by Creating Website Inspired by Sportapolis Shape5.com
Proudly powered by Blogger