Caxias do Sul - RS - Brasil

SERRA SEM OLIMPÍADAS: O futuro em questão

terça-feira, 17 de julho de 2012

SERRA SEM OLIMPÍADAS: O futuro em questão


Caxias do Sul traz o questionamento ao poder público, aos candidatos à prefeitura de Caxias do Sul e também a quem, de alguma forma, ajuda a manter acesa a chama do esporte na cidade. O debate rende questões interessantes sobre a necessidade de maior apoio e investimento no setor e também ressalta a importância da prática esportiva na sociedade.

Afinal, quais foram as causas da decadência do esporte caxiense? As respostas são diversas. Sem buscar um único culpado, a ideia desta série de matérias foi buscar um caminho, uma solução para o problema. Ou simplesmente alertar para o quanto o descaso com o assunto pode prejudicar o futuro de muitos jovens.

Para o atual secretário de Esporte e Lazer de Caxias do Sul, o ex-jogador José Luiz Plein, o poder público não deve financiar as modalidades de alto rendimento, mas possibilitar que parcerias sejam criadas para que ocorra o desenvolvimento na área. A prioridade da pasta neste momento é a questão social do esporte.

– Em anos anteriores existiam empresas que financiavam as equipes. Às vezes em uma cidade menor é mais fácil, mas pela demanda de Caxias do Sul não conseguimos atender a todas as necessidades e priorizamos outros setores como o saneamento, por exemplo. Não conseguimos nem fazer o ginásio municipal de esportes, que é uma das principais lamentações do prefeito Sartori. Acredito que o poder público não pode investir diretamente. A secretaria atualmente privilegia a situação social. O caminho me parece a Lei de Incentivo ao Esporte, que permite às empresas transferirem os valores direto ao esporte e não ao governo – comenta Plein.

A posição da UCS – A lei federal, que ainda é tratada com certo receio após recentes escândalos envolvendo o Ministério do Esporte, também é citada pelo professor Ubirajara Klamos Maciel, coordenador do programa UCS Olimpíadas. A instituição é relacionada como uma das principais responsáveis pela queda do esporte na cidade. Porém, ele garante que a UCS não tem condições de manter sozinha o esporte de alto rendimento e espera que o poder público seja o eixo condutor de um novo processo.

– A Universidade é uma das parceiras do esporte. Porém, temos também a pesquisa e a extensão. O município e as empresas precisam trabalhar em conjunto. Dentro das nossas limitações fizemos a nossa parte na questão de formação. Com grandes parcerias é viável pensar em esporte de alto rendimento no futuro – destaca o professor.

Ubirajara garante que a UCS está de portas abertas para um novo projeto, caso haja apoio de empresas.

– Uma região rica como a nossa investe muito pouco no esporte – destaca, ao lembrar que a instituição permanece ajudando o handebol feminino, o Cidef e as categorias de base de outras modalidades.

Falta investimento. Falta vontade de mudar e evoluir. É esperar que nos próximos anos o cenário se altere e Caxias do Sul volte a ser referência no esporte gaúcho, reencontrando o gosto pela sua prática.

(FONTE: Jornal Pioneiro / Maurício Reolon)
Share this article :

0 comentários:

Speak up your mind

Tell us what you're thinking... !

 
Support : Creating Website | Johny Template | Mas Template
Copyright © 2011. Esportes na Serra Gaúcha - All Rights Reserved
Template Created by Creating Website Inspired by Sportapolis Shape5.com
Proudly powered by Blogger