Caxias do Sul - RS - Brasil

CAXIAS OPEN DE TÊNIS

sexta-feira, 21 de setembro de 2012


Esperança para o futuro

Caxias do Sul – Natural de Passo Fundo, Marcos Daniel, 34 anos, precisou antecipar o adeus ao tênis. Pelo menos dentro da quadra. Uma série de lesões o afastou do circuito mundial no ano passado e o encaminhou para outra função, a de técnico. Nesta semana, ele está em Caxias do Sul acompanhando quatro atletas na disputa do Caxias Open de Tênis.

O ex-jogador, que chegou a ser o 56º do ranking da ATP em 2009, sofreu com diversos problemas físicos na carreira, mas conseguiu se estabelecer entre os melhores do país e encarar alguns dos principais tenistas do mundo.

Daniel sempre teve como principais características a entrega e a garra. E é isso que ele busca passar para os mais jovens.

– Eu vejo que temos poucos ex-tenistas trabalhando na formação de jovens jogadores. Na Espanha, na Argentina, isso é muito forte e o resultado se vê depois – destaca.

Além de Daniel, Jaime Oncins e João Swetsch são outros exemplos de ex-atletas que estão trabalhando pela evolução da modalidade no país. Para o gaúcho, o futuro é animador. Ainda colhendo os frutos das conquistas de Gustavo Kuerten, o Guga, no final da década de 90, ele acredita que uma nova sofra, com garotos de 16 a 18 anos, tem mostrado capacidade para alcançar bons resultados quando chegar aos torneios profissionais.

– Tem uma gurizada boa chegando, algo que nunca existiu nesta proporção. A estrutura do esporte no país melhorou, mas é coisa para médio e longo prazo. É preciso ter calma – explica Daniel.

Em Caxias do Sul, Marcos Daniel acompanha seus pupilos, entre eles o também gaúcho Eduardo Dischinger, que disputa hoje a semifinal, o caxiense Nicolas Cavalheiro e o equatoriano naturalizado brasileiro Bernardo Casares, eliminados na primeira roda.

– Para os garotos que estão aqui, jogando um torneio Future, é uma fase nova, de transição. É um momento difícil, em que o atleta ainda tem muitos altos e baixos. É um trabalho longo para alcançar os objetivos – comenta o treinador.

Enquanto observa as partidas do Caxias Open, o técnico destaca a preparação mais intensa e a força física exigidas no tênis atual. Porém, ele ainda acredita que a evolução técnica da modalidade depende exclusivamente dos atletas.

– A qualidade dos jogadores continua fazendo a diferença – afirma.

Durante a carreira, Daniel conquistou 14 títulos de torneios Challenger, sendo oito na Colômbia. Participou de diversas edições da Copa Davis e dos principais torneios da ATP. Experiência não falta para transmitir aos garotos que estão iniciando a caminhada. Quanto à saudade das quadras, ela é passageira. Daniel está aproveitando a nova fase:

– Estou curtindo este outro momento. Não sinto saudade do circuito, de jogar ou viajar. Sinto um pouco ao ver jogos como os da Copa Davis ou por estar com a galera. Estou tranquilo e com outros objetivos.

auricio.reolon@pioneiro.com
MAURÍCIO REOLON

Chileno é o intruso nas semifinais

Os dois principais favoritos ao título foram eliminados ontem nas quartas de final do Caxias Open de Tênis. O sol, pela primeira vez na semana, apareceu e os jogos puderam ser realizadas nas quadras abertas do Recreio da Juventude.

O pernambucano José Pereira, cabeça de chave número 1, foi derrotado pelo chileno Nicolas Kauer por 2 sets a 0, parciais de 7/5 e 6/3. Kauer será o único estrangeiro nas semifinais da competição e vai enfrentar Daniel Dutra da Silva, que passou por Augusto Laranja com tranquilos 6/4 e 6/1.

No outro lado da chave, o catarinense Thales Turini, segundo favorito, foi surpreendido pelo gaúcho Eduardo Dischinger, que venceu por 2 a 0 (7/6 e 6/2). Na semi, ele vai encarar o terceiro cabeça de chave, o também gaúcho Fabrício Neis, 22 anos, que atropelou o chileno Jorge Montero por 6/2 e 6/1.

A briga por uma vaga na final ocorre hoje, a partir das 12h. Um pouco mais tarde, por volta das 15h30min, será disputada a final de duplas, totalmente brasileira. Idio Escobar e Augusto Laranja enfrentam Daniel Dutra da Silva e Caio Silva.

(CRÉDITOS FOTOS: MAICON DAMASCENO/FONTE: JORNAL PIONEIRO)




Share this article :

0 comentários:

Speak up your mind

Tell us what you're thinking... !

 
Support : Creating Website | Johny Template | Mas Template
Copyright © 2011. Esportes na Serra Gaúcha - All Rights Reserved
Template Created by Creating Website Inspired by Sportapolis Shape5.com
Proudly powered by Blogger