Caxias do Sul - RS - Brasil

O doutor tricampeão mundial

sexta-feira, 23 de novembro de 2012


O doutor tricampeão mundial

Caxias do Sul – Uma reunião antes do jogo com o Panamá, quando o Brasil arrancaria nas oitavas de final da Copa do Mundo de Futsal da Tailândia, foi decisiva para a conquista do título. Três jogos antes, ainda na estreia, Falcão havia atuado apenas cinco minutos e saído, sentindo uma distensão na panturrilha direita. Assim, o melhor jogador do mundo corria o risco de ser cortado, pois sua recuperação era incerta.

O encontro, que reuniu a comissão técnica e dirigentes da Confederação Brasileira de Futsal (CBFS), foi tenso. Uma parte do grupo considerava temerário manter o craque, sem a certeza de sua utilização, acreditando que o grupo poderia ser afetado. Havia dúvidas em relação à recuperação clínica e, se esta ocorresse, ao aspecto físico do camisa 12.

Então, todos os olhares se fixaram no médico, o Cidadão Caxiense Aloir de Oliveira, 60 anos. Com a experiência de três mundiais, dois deles vitoriosos, votou pela permanência de Falcão.

– Se fosse um médico que não conhecesse bem medicina esportiva ou não tivesse sido jogador, diante de uma lesão como aquela, vetava o jogador – lembra Aloir.

Ele preferiu confiar no jogador, que havia mostrado muita vontade de ficar, e na própria intuição, pois entendia que Falcão tinha estrela. E poderia ser decisivo, como foi. Foi definida a estratégia de que o ala jogaria sempre alguns minutos, que acabaram somando 37 nos sete jogos da seleção, mas decisivos.

Por essa situação, Aloir considera que este terceiro título foi o mais emocionante e gratificante, tanto no aspecto pessoal como profissional. Mais até do que o de quatro anos antes, no Rio, decidido nos pênaltis.

– Naquele, a gente tinha a obrigação de ganhar. Desta vez, eu senti um grupo muito unido, fechado mesmo. Tanto que os jogadores não quiseram nem falar de premiação. Só pensavam em ganhar.

Respeito – O mais antigo integrante da seleção, Aloir tem o máximo de respeito e carinho dos jogadores, tanto que boa parte do grupo que conquistou o quinto mundial Fifa frequenta seu consultório nas lesões sérias. Entre os que sofreram procedimentos cirúrgicos, o capitão Vinícius, que esteve ameaçado de encerrar a carreira antes da Copa.

Depois de operado e plenamente recuperado, ele escreveu uma dedicatória numa camisa e entregou a Aloir, que chorou. Assim como quando viu Falcão, depois de marcar o gol contra o Panamá, correr em sua direção para abraçá-lo.

– Antes do Mundial falavam que o Brasil estava com um grupo de jogadores velhos e machucados, como Falcão e Vinícius, mas eles deram a resposta.

Vinícius, que levantou o troféu, foi um dos grandes líderes, ao lado do goleiro reserva Franklin e do craque Falcão.

Coração grená – Após o jogo com o Panamá, em Korat, Aloir ficou surpreso quando ouviu seu nome ser gritado da arquibancada. Olhou e observou um torcedor com uma bandeira do Caxias. Se aproximou e tirou uma foto, que foi publicada no Pioneiro no último dia 14:

– Ele disse que estava em Bangcoc e foi de táxi a Korat para ver o jogo.

Essa bandeira teve algo de premonição. Na quarta-feira, um dia após o retorno à cidade e ao consultório, ele foi visitado por dirigentes do Caxias, pedindo o retorno ao clube no qual trabalhou por mais de duas décadas. Poucas horas depois, ao falar ao Pioneiro, disse que estava pensando, mas o coração...

– Sou torcedor e não posso dizer não ao clube e aos amigos.

elizeu.evangelista@pioneiro.com
ELIZEU EVANGELISTA
Renovação
Depois desse título, o médico entende que o Brasil precisará
 passar por um novo ciclo, para a renovação do grupo, que
 tinha jogadores com uma média de idade alta.
– Precisamos de jogadores velozes e habilidosos.
Em relação à própria presença na seleção, depois de
quatro Mundiais, Aloir acredita que cumpriu a missão, mas...
– Se quiserem que eu continue...
Convocações
O fixo Rodrigo, o goleiro Rennan e os alas Marcênio, Thiaguinho
 e Daniel, todos da ACBF, foram convocados para a seleção,
que disputará dois amistosos contra a Colômbia: domingo,
dia 25, e terça-feira, 27, em São Bernardo do Campo (SP) e
 Palmas (TO), respectivamente.

Rodrigo quer o segundo título em uma semana

Carlos Barbosa – Ele teve a chance nos pés para marcar o gol do título mundial. Rodrigo (C, na foto) cobrou o tiro livre que parou no goleiro espanhol Juanjo, a pouco menos de dois minutos do fim da prorrogação. Segundos depois, Neto garantiu o título mundial e a festa brasileira na Tailândia. Uma conquista que o jogador de 28 anos, natural de Campinas, não vai esquecer.

– Foi o título mais importante da carreira. Uma sensação única que nunca vou esquecer na minha vida – explica.

O fixo já havia disputado a Copa América e o Grand Prix pela seleção, mas o desempenho no Mundial superou qualquer expectativa. Para Rodrigo, a união do grupo foi fundamental para a conquista.

– Todos que estavam lá eram os principais jogadores dos seus clubes. Só que as vaidades foram deixadas de lado. O Falcão, por exemplo, abriu mão de muitas coisas.

Novo desafio – O fixo e capitão da ACBF não é gaúcho, mas encontrou aqui o que precisava para evoluir na carreira. Já são seis anos atuando pela equipe de Carlos Barbosa e 2012 foi um ano repleto de conquistas. Na Liga Futsal, foi o artilheiro da competição com 24 gols em 28 partidas. Também faturou o Mundial de Clubes.

Sem muito tempo para comemorar, Rodrigo tentará mais uma conquista neste sábado, às 10h. O jogador voltou a Carlos Barbosa na quarta-feira, treinou em dois turnos ontem e viajou para Erechim, onde a ACBF enfrenta o Atlântico, na segunda partida da final do Estadual Série Ouro.

– Voltei com vontade de ser campeão – resumiu.

mauricio.reolon@pioneiro.com
MAURÍCIO REOLON
Share this article :

0 comentários:

Speak up your mind

Tell us what you're thinking... !

 
Support : Creating Website | Johny Template | Mas Template
Copyright © 2011. Esportes na Serra Gaúcha - All Rights Reserved
Template Created by Creating Website Inspired by Sportapolis Shape5.com
Proudly powered by Blogger