Caxias do Sul - RS - Brasil

MOUNTAIN DO TEM PARTICIPAÇÃO CAXIENSE

sábado, 16 de março de 2013


Governador no deserto

Caxias do Sul – Nada de terno e gravata. O domingo do ex-governador Germano Rigotto, 63 anos, será de tênis, calção, camiseta e suor. Com o filho, Rafael Rigotto, ele correrá nos cenários milenares de San Pedro do Atacama, em meio ao Vale da Lua e Vale da Morte, no Mountain Do, no Deserto do Atacama, no Chile. Esta será a segunda participação dele na prova de 23 quilômetros.

– No ano passado, terminei em 2h28min. É que quando sobe na duna, o pé afunda e não tem como correr. Isto quebra o ritmo e exige um esforço maior. Cheguei muito cansado, no limite, o que tornou mais prazeroso o fato de completar a prova – disse o ex-governador.

Rigotto é adepto da corrida de rua há mais de sete anos. Costuma participar de mais de 20 provas no ano, especialmente meia-maratonas em Caxias do Sul e Porto Alegre:

– Eu corro por hobby. Não pela disputa, e sim para desfrutar das qualidades de uma atividade física, da convivência e as muitas amizades que proporciona. Até porque a corrida de rua está crescendo.

A prova do Chile ainda reserva uma experiência inédita, e especial, para Rigotto. Pela primeira vez ele correrá ao lado do filho Rafael:

– O Rafael não se compara, pois ele corre muito. Normalmente nas provas de maratona mesmo. Mas já para esta ele não conseguiu se preparar. Então, ele vai baixar o ritmo para me acompanhar, enquanto eu vou aumentar para acompanhá-lo.

Rigotto admite que as pessoas se surpreendem por vê-lo com a vestimenta de corrida. Entretanto, ele se sente confortável neste meio e recomenda a prática:

– Quem corre já está acostumado a me ver. Já me veem como um corredor. É muito positivo ter este reconhecimento. Eles dizem uma palavra, uma saudação. Atletas profissionais, que correm grandes provas, falam assim:“Vamo Rigotto!”

leonardo.lopes@pioneiro.com
ESPECIAL PARA O PIONEIRO LEONARDO LOPES

Leonice é a única serrana na prova principal

Caxias do Sul – Acostumada a correr em equipe nas provas de aventura, Leonice Cecconello (Real Makro) encara um desafio diferente neste domingo. E com dificuldades. Às 7h30min do Chile, ela participa do Mountain Do em prova solo.

Leonice é a única da Serra que enfrentará os 42.195 metros da maratona, em terreno que terá os cinco quilômetros iniciais de asfalto, e depois dunas, trilhas, vales e outras barreiras do deserto. Isso numa região com altitude média de 2,4 mil metros e temperatura que deve variar entre 17ºC e 30ºC do início ao final da prova.

Para essa prova, ela treinou desde dezembro. A preparação incluiu a participação na Travessia Torres-Tramandaí, na qual chegou em primeiro fazendo dupla com Renata Mariani. Além do preparador Germano De Camillis e da nutricionista Cláudia Fogaça, ela contou com a orientação técnica de Andréia Hessler, atleta de Igrejinha e que venceu a última prova.

– Essa é uma prova que exige muito da cabeça. Um atleta pode dominar quase todo o percurso e perder nos últimos metros – diz.

Vaidosa, não revela a idade, mas destaca que neste mês está de aniversário. Assim, uma boa classificação seria uma espécie de presente que se daria:

– Vou buscar uma medalha. Também estou completando 10 anos de corridas de aventura. Já fui campeã em equipes, em duplas e agora quero ser sozinha.

A maratona feminina terá cerca de 40 competidoras no total. Léo projeta completar a prova entre 4h e 4h15min. Como Andréia Hessler ganhou no ano passado com a marca de 4h14min, a caxiense espera repetir o feito.

Embora o calor não seja tão forte, existe a preocupação com a reidratação. Para a prova, ela conta ainda com apoio de JB Acessórios, Clinifort, Bio Center Academia e Academia Estação Saúde.

Solange Bressan (Rest. Andrea) também representa a cidade no Atacama: ela competirá na prova de 23 quilômetros.

elizeu.evangelista@pioneiro.com
ELIZEU EVANGELISTA
O que é?
Mountain Do é um evento esportivo criado no Brasil que promove corridas em montanhas. A primeira edição ocorreu em outubro de 2004, em Santa Catarina. Ao longo dos anos o evento se expandiu, ganhou novas provas, até que, no ano passado, ocorreu a primeira corrida internacional, no Chile. Informações em mountaindo.com.br/provas/deserto-do-atacama
Cenário
O Deserto do Atacama é considerado o mais seco do mundo, porém no verão ocorre o degelo na Cordilheira dos Andes, o que deixa o clima mais úmido e facilita a prática esportiva. Além disso, esta época, em que a temperatura varia entre 13ºC e 33ºC, é considerada a melhor para conhecer os cenários milenares do povoado de San Pedro do Atacama, onde ocorrerão as provas.
Share this article :

0 comentários:

Speak up your mind

Tell us what you're thinking... !

 
Support : Creating Website | Johny Template | Mas Template
Copyright © 2011. Esportes na Serra Gaúcha - All Rights Reserved
Template Created by Creating Website Inspired by Sportapolis Shape5.com
Proudly powered by Blogger