Caxias do Sul - RS - Brasil

Vasco da Gama caxiense completa 60 anos de fundação neste sábado

sexta-feira, 15 de março de 2013


Vasco da Gama caxiense completa 60 anos de fundação neste sábado

Caxias do Sul – Neste sábado, o Vasco da Gama Futebol Clube completa 60 anos. Surgido na Rua Marechal Floriano, em Caxias do Sul, obteve licença do Clube de Regatas Vasco da Gama, do Rio de Janeiro, para usar as mesmas cores e símbolos, com apenas uma alteração no nome. A ideia partiu de funcionários da prefeitura de Caxias, liderados por Alcides Frizzo e Valter Nery Campos.

Os fundadores foram: Alcides Frizzo, Walter Campos, José Gonçalves, Antônio Vargas, Fernando Lima, Idalécio Gomes, Nereu Gomes, José de Oliveira, Solano Correia, Eliziário Fortuna e Airton Mello.

De 1953 até 1965, disputou partidas de futebol amistosas aos domingos contra equipes do interior de Caxias, passando posteriormente a participar do campeonato dos clubes não filiados. Em 1959, iniciou as atividades no futebol de salão, na categoria juvenil. O clube desenvolveu outras atividades em períodos diversos, como futebol de mesa, pingue-pongue e vôlei feminino, obtendo vários títulos.

Entre as conquistas, destacam-se as de 1965, quando obteve a tríplice coroa, sagrando-se campeão caxiense dos clubes não filiados, de futebol de salão e de pingue pongue.

No ano seguinte, passou a disputar o Estadual de Amadores. Em 1996, o Vasco obteve as conquistas mais expressivas no salonismo: foi vice-campeão da Taça Brasil e da Liga Futsal.

Desde a fundação, o Vasco trocou de sede várias vezes. Esteve na Praça Rui Barbosa (hoje Dante Alighieri), na Rua Matteo Gianella e em outras até a atual, na Rua José Soares de Oliveira, bairro Pio X, mediante convênio com a prefeitura.

O clube forneceu vários dirigentes para a dupla Ca-Ju. Para o Juventude, destacam-se Carlito Chies, Paulo Zugno e Luiz Carlos Gregoletto; e para o Caxias, Gastão de Oliveira, Hilton Brito, Mário Ruaro De Meneghi, Francisco Grezzana, Rudy Vieira, entre outros.

O patrono é Walter Nery Campos (falecido). Mário Ruaro De Meneghi é o presidente do Conselho Deliberativo, e Fabiano Romani, o executivo.
Share this article :

0 comentários:

Speak up your mind

Tell us what you're thinking... !

 
Support : Creating Website | Johny Template | Mas Template
Copyright © 2011. Esportes na Serra Gaúcha - All Rights Reserved
Template Created by Creating Website Inspired by Sportapolis Shape5.com
Proudly powered by Blogger