Uma dobradinha histórica
Goiânia – O sonho que começou como um adesivo de caminhonete parece ter desenvolvido o hábito de se tornar realidade pelas façanhas. Sete anos depois de um título inédito e jamais superado de Rally dos Sertões com um veículo de categoria Production, uma equipe idealizada por dois gaúchos descendentes de imigrantes italianos volta a estabelecer um paradigma no segundo maior rali do mundo – atrás apenas do Rally Dakar – e o maior disputado em um só país. A Dague Paia Rally Team, que do nome já evoca uma interjeição típica dos colonizadores do interior do Rio Grande do Sul, tornou-se no sábado a primeira equipe da história do Sertões a fazer uma dobradinha de campeão e vice entre irmãos.
Campeões em 2006, o piloto João Franciosi, natural de Casca (RS) e radicado em Luís Eduardo Magalhães (BA) desde 1986, e o navegador Rafael Capoani, de Caxias do Sul, conquistaram o título da categoria Protótipo-T1 (PT1) no Rally dos Sertões 2013. Na classificação geral, venceram entre os competidores que não utilizaram veículo homologado pela Federação Internacional de Automobilismo (FIA), ficando com o terceiro melhor tempo – atrás apenas dos campeões Stéphane Peterhansel e Jean-Paul Cottret, e dos vices Guilherme Spinelli e Youssef Haddad.
– Quando fomos campeões em 2006, o Sertões passava em Luís Eduardo Magalhães, cidade do Franciosi, lá no interior da Bahia. Naquela vez, apareci lá com um adesivo na minha caminhonete escrito Dague Paia. O pessoal me perguntava e eu explicava que era algo como “senta o ferro”. Acabou virando nossa equipe e agora estamos aqui, nos metendo no meio dos caras que disputam vitória no Dakar. Foi uma corrida de recuperação e agora terminamos com uma dobradinha inédita entre irmãos. É muito gratificante. É uma alegria e um orgulho muito grande fazer parte dessa equipe, com essas pessoas. Desde 2006 não comemorávamos um título. É muito bom estar de volta! – festeja Capoani.
A nova façanha da Dague Paia tem o mérito de outra dupla. Romeu Franciosi, irmão de João, e Rogério Almeida, o mais legítimo sertanejo do grupo, natural de Russas (CE), garantiram a inédita dobradinha de uma equipe na história do Sertões ao conquistar o vice-campeonato na PT1. Além do sexto melhor tempo na classificação geral.
Campeões em 2006, o piloto João Franciosi, natural de Casca (RS) e radicado em Luís Eduardo Magalhães (BA) desde 1986, e o navegador Rafael Capoani, de Caxias do Sul, conquistaram o título da categoria Protótipo-T1 (PT1) no Rally dos Sertões 2013. Na classificação geral, venceram entre os competidores que não utilizaram veículo homologado pela Federação Internacional de Automobilismo (FIA), ficando com o terceiro melhor tempo – atrás apenas dos campeões Stéphane Peterhansel e Jean-Paul Cottret, e dos vices Guilherme Spinelli e Youssef Haddad.
– Quando fomos campeões em 2006, o Sertões passava em Luís Eduardo Magalhães, cidade do Franciosi, lá no interior da Bahia. Naquela vez, apareci lá com um adesivo na minha caminhonete escrito Dague Paia. O pessoal me perguntava e eu explicava que era algo como “senta o ferro”. Acabou virando nossa equipe e agora estamos aqui, nos metendo no meio dos caras que disputam vitória no Dakar. Foi uma corrida de recuperação e agora terminamos com uma dobradinha inédita entre irmãos. É muito gratificante. É uma alegria e um orgulho muito grande fazer parte dessa equipe, com essas pessoas. Desde 2006 não comemorávamos um título. É muito bom estar de volta! – festeja Capoani.
A nova façanha da Dague Paia tem o mérito de outra dupla. Romeu Franciosi, irmão de João, e Rogério Almeida, o mais legítimo sertanejo do grupo, natural de Russas (CE), garantiram a inédita dobradinha de uma equipe na história do Sertões ao conquistar o vice-campeonato na PT1. Além do sexto melhor tempo na classificação geral.

| Roteiro |
| A Dague Paia definiu os próximos passoa. As duas duplas participam do Rally dos Amigos, em dezembro, no interior paulista. João Franciosi e Rafael Capoani ainda disputam o Rally das Serras, em outubro, em Santa Catarina. |
| Caminhões |
| Dois trios concentraram a disputa no último dia. Edu Piano, Solon Mendes e Antonio Sales (Ford) ficaram com o segundo lugar, suficiente para garantir o título. |
| Motos |
| O português Paulo Gonçalves (Speedbrain) surpreendeu os favoritos e ficou com o título. O francês Cyril Despres (Yamaha) foi o segundo colocado. |
| UTVs |
| Carlo Collet e Marcos Gouvea (Maverick) chegaram em segundo e comemoraram o título. |
| Quadriciclos |
| Entre os quadriciclos com apenas um piloto, o veterano paulista Robert Nahas (Honda) levou o título. |
| Carros |
| Além de João Franciosi e Rafael Capoani na categoria Protótipos T1, Stephane Peterhansel e Jean-Paul Cottret venceram na T1 FIA; Cristian Baumgart e Beco Andreotti, na Protótipos T1; Marcos Cassol e Luis Felipe Eckel na Pró-Brasil; Rafael Cassol e Lelio Carneiro Jr. na Super Production; e Ulysses Marinzeck Filho e João Victor Ribeiro na Production T2. Todos com carros Mitsubishi. |
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