Caxias do Sul - RS - Brasil

Esporte: Sou vagabundo eu confesso... (mas já cansei)

terça-feira, 7 de janeiro de 2014

Esporte: Sou vagabundo eu confesso... (mas já cansei)




Tem certas coisas na vida que com o tempo nos cansam. E tem uma coisa no esporte que pra mim é insuportável...

Grande parte das pessoas acham que quem trabalha com esporte é VAGABUNDO. Essa é a palavra, vagabundo.

Você nunca pensou que o pessoal viaja pra um monte de lugar? Treina na quadra ou no campo (Lê-se aqui: "trabalha") só quatro horinhas por dia? Vive sorrindo e feliz da vida? Que por trás de tudo isso corre "rios" de dinheiro? Que os profissionais ganham pra caramba (igual aos do futebol europeu)? Que são felizardos por poder ir trabalhar de abrigo ou bermuda?


Pois é... quando se viaja você está trabalhando 24 horas por dia. Tudo que precisar você tem que fazer. Desde carregar bolsa de bola e uniforme até levar atleta em hospital depois daquela derrota que não queria se ter no currículo. 
Não sei você camarada, mas muitos profissionais do esporte que eu conheço ficam aquelas horinhas na quadra e trabalham muito mais fora dela. Ou você acha que aquela miséria de dinheiro da iniciativa privada investida no esporte cai do céu? E um projeto esportivo solicitado à cidade, estado ou união se faz sozinho? Ah... acho que também deve prestar conta no final sozinho!
Conheço pessoas que ganham razoavelmente bem com o esporte. Poucos, mas tem. Conheço aqueles que são graduados, especialistas, mestres e ganham menos que um auxiliar administrativo (lê-se "estagiário") de empresas medianas de Caxias do Sul (esses são a maioria). E pra piorar conheço aqueles que, além de não ganhar, colocam seu próprio dinheiro para o bem do esporte e não deixar a máquina quebrar (é maior número do que os milionários do esporte).
Feliz da vida a gente fica quando acaba o ano e sabe que o dinheiro pro ano que vem será menor que o anterior (quando tem...). É a deflação esportiva. 

Mas isso meu senhor, minha senhora, vocês não pensam!

Conheço pessoas que já me falaram: 
- Eu achava que quem trabalhava com esporte era "meio" vagabundo!
Por força divina, uma dessas pessoas conheceu a realidade do esporte e hoje é uma defensora.

Bem aventurados os que tem cabeça aberta e sabem que a saúde vem através da atividade física!



Os VAGABUNDOS querem trabalhar...

Nosso ginásio municipal, a muito tempo demolido, nos faz falta. Temos o Enxutão, uma casa provisória. Eu sei bem como é essas adequações que chamamos de provisória e dura eternamente.  

A cidade com maior qualidade (campeões nacionais e mundiais) e quantidade esportiva (65 modalidades) do estado, à frente de mais de 490 municípios, não merece ter um ginásio municipal à altura?

Me perdoem os desavisados, os desinteressados, os leigos e os ignorantes, mas o pessoal do esporte trabalha sim e realmente não merece só um ginásio padrão FIFA, merece um

Autódromo (Padrão FIFA);
Hipódromo (Padrão FIFA);
Quadras de tênis, badminton, padle e squash (Padrão FIFA); 
Piscinas (Padrão FIFA);
Pista de atletismo sintética (Padrão FIFA);
e outras instalações que só quem TRABALHA (no padrão FIFA) com esporte sabe que é necessário.

Pra quem gosta dos animais, não se importaria que o nome do ginásio fosse ELEFANTE BRANCO, afinal é uma bela homenagem a um animal grande, forte e trabalhador (assistam ao Animal Planet e não aos VAGABUNDOS na ESPN e SPORTV)

Creio que o objetivo nunca foi descaracterizar o espaço da Festa da Uva, nem retirar o grupo escoteiro (já fui escoteiro e sei da importância de um espaço adequado). Se for por descaracterizar, cito diversos espaços lá mesmo. Não cabe a mim dizer onde deve ser o ginásio municipal, mas cabe a mim dizer que QUEREMOS E PRECISAMOS desse espaço.

Nenhuma cidade no Brasil tem possibilidade de construir um ginásio que já nasce VIVO. Não pelo fato do elefante, mas pela parte da população caxiense que pratica alguma atividade física e se beneficiará pela sua construção (não tenho dados estatísticos, mas creio que seja mais de 10%, ou profissional de educação física não sabe trabalhar com números também?)

E pra quem ainda fala em dinheiro, o orçamento não só da prefeitura como do estado, da união e até da empresa que você trabalha, já é dividido e direcionado. Portanto, aos desavisados (ou aos teimosos e ignorantes), o ginásio não será construído com o dinheiro da saúde e da educação, embora eu saiba que a qualidade de vida irá melhorar e os alunos da rede de ensino utilizarão o espaço. Esse dinheiro não sairá do asfalto que tapará os buracos e nem das Marrecas. O esporte e o lazer tem dinheiro próprio (e pessoas que buscam parcerias para que o estado e a união também auxiliem para a construção do elefante) ! 

Confio na construção da nossa casa, e para todos que não acham necessário deixo um trecho de uma música para acompanhar o início da obra em 2014:

"Quando ele nasce já é forte
Mesmo grande é tão engraçadinho
É bom, traz sorte
Trate com carinho tudo aquilo
O fiozinho do seu cabelo
É bastante para coduzí-lo

Veja como ele é bonitinho
Olha o pelo dele como brilha
Lá vai, na trilha

Olha o passo do elefantinho
No circo em festa
ou na floresta
ele é sempre o bicho mais bonzinho..."

(Olha o passo do ELEFANTINHO, do Trio Esperança)
Texto: Rafael dos Santos





Share this article :

0 comentários:

Speak up your mind

Tell us what you're thinking... !

 
Support : Creating Website | Johny Template | Mas Template
Copyright © 2011. Esportes na Serra Gaúcha - All Rights Reserved
Template Created by Creating Website Inspired by Sportapolis Shape5.com
Proudly powered by Blogger