Caxias do Sul - RS - Brasil

Projeto Skate Social promove inclusão de crianças e adolescentes em Caxias do Sul

terça-feira, 24 de março de 2015

Projeto Skate Social promove inclusão de crianças e adolescentes em Caxias do Sul

Aulas são realizadas duas vezes por semana no Skate Plaza da Praça das Castanheiras

Projeto Skate Social promove inclusão de crianças e adolescentes em Caxias do Sul Juliana Bevilaqua/Gaúcha Serra
Projeto promove inclusão de crianças de oito a 14 anosFoto: Juliana Bevilaqua / Gaúcha Serra
Juliana Bevilaqua/ Rádio Gaúcha Serra
Manobra, freestyle e shape são algumas das expressões comuns no universo dos skatistas. E são essas palavras que passaram a fazer parte do dia a dia das crianças e adolescentes que participam do projeto Skate Social em Caxias do Sul. Mais que isso, os jovens têm incorporado ao seu dicionário palavras como respeito, disciplina e cooperação.
O projeto social surgiu há três anos pelas mãos de Vinícius Américo Salazar, 29 anos. O jovem, amante do esporte, apresentou a proposta à prefeitura e conseguiu por meio do Financiamento Municipal de Desenvolvimento do Esporte e Lazer de Caxias do Sul (Fiesporte) colocá-la em prática. De lá pra cá, o projeto vem promovendo a inclusão de crianças de oito a 14 anos com o ensino da modalidade.
Para Vinícius, cada manobra bem feita na pista e na vida da gurizada é motivo de comemoração. Segundo o professor de Educação Física, é notável a mudança de comportamento das crianças e adolescentes. No início, a maioria é agitada e ansiosa. Com o passar dos meses, eles aprendem a respeitar regras e a se concentrar.
— Mas a maior vantagem que percebo é a inclusão social deles em meio a um contexto. Chegam crianças de vários bairros: têm crianças do Reolon, do Fátima, do Santa Catarina e essas crianças não se conhecem. Eles chegam, se integram através das aulas e formam um círculo de amizades. E é uma amizade interessante, porque eles conseguem respeito um pelo outro, pois no skate uma pessoa está sempre procurando ajudar a outra. Essa cooperação é bem interessante, é um dos pontos fundamentais do projeto — destaca Vinicíus.
O projeto oferece skates e equipamentos para proteção aos alunos. Além de praticar o esporte, as crianças também participam de outras atividades, como oficinas de foto, percussão e grafite. As aulas são realizadas duas vezes por semana no Skate Plaza da Praça das Castanheiras, próximo ao Enxutão. Quem quiser mais informações, pode acessar a página do projeto no Facebook.
Share this article :

0 comentários:

Speak up your mind

Tell us what you're thinking... !

 
Support : Creating Website | Johny Template | Mas Template
Copyright © 2011. Esportes na Serra Gaúcha - All Rights Reserved
Template Created by Creating Website Inspired by Sportapolis Shape5.com
Proudly powered by Blogger