Caxias do Sul - RS - Brasil

Armadora Lígia Costa se despede da APAHAND/UCS/Pref. de Caxias e parte para a Europa

quarta-feira, 15 de julho de 2015

Armadora Lígia Costa se despede da APAHAND/UCS/Pref. de Caxias e parte para a Europa

Depois de 5 anos em Caxias do Sul, a armadora Lígia Costa se despede da APAHAND/UCS/Pref. de Caxias. 
Lígia chegou à Caxias não só para reforçar as equipes de base da APAHAND, mas também por um pedido do técnico da seleção olímpica Morten Soubak e do Presidente da Confederação Brasileia de Handebol, Sr. Manoel Luiz depois de visualizarem em Lígia uma atleta de futuro, desde que lapidada nas categorias de base. Ela se destacou em um campeonato escolar em 2009 e logo chamou a atenção por seus 1,95m de altura. Segundo Lígia, o incentivo foi grande para que trocasse o handebol pelo basquete, não só pela estatura mas porque seu irmão era atleta dessa modalidade no Tijuca Tênis Clube do Rio de Janeiro. Nesse caso o amor pelo handebol foi mais forte.
A atleta mudou-se para Caxias do Sul atrás de um sonho qu aos poucos está se tornando realidade.

Depois de um ano jogando pela APAHAND/UCS/Pref. de Caxias a armadora esquerda foi convocada para a Seleção Brasileira Juvenil (sub-18), mesmo tendo apenas 16 anos e sendo um categoria abaixo. Depois disso só progrediu participando dos mundiais juvenil e júnior até chegar na seleção olímpica. Lígia foi uma das jogadoras mais novas à chegar na seleção principal, sendo que não possuía idade para jogar competições internacionais oficiais e nem podia disputar a Liga Nacional pela APAHAND (só atletas com 18 anos ou mais, completados no ano da competição, podem disputar esses campeonatos). 
Durante esse tempo em Caxias do Sul, a atleta recebeu diversas propostas de clubes do país e da Europa e sempre preferiu ficar no clube que a adotou afim de amadurecer mais no esporte.
Esse ano, a proposta boa e na hora certa chegou. Depois de um acordo com a direção da APAHAND, Lígia irá trasferir-se para o Pogon Baltica da cidade de  Szczecin, na Polônia. 
Szczecin fica a 500 km da capital polonosa, Varsóvia, e a 20 km da fronteira com a Alemanha. A cidade possui pouco mais de 400 mil habitantes é uma das candidatas a Capital Européia da Cultura. Além da equipe de handebol, possui uma equipe de vôlei que disputa a Liga polonesa.
A equipe do Pogon Baltica é composta por atletas entre 19 e 33 anos, tendo algumas atletas que servem ou já serviram à seleção olímpica polonesa. Lígia será a segunda atleta mais nova do grupo e a mais alta. Cabe destacar a média de altura da equipe que, sem a brasileira, é de 1,74m, enquanto que a equipe da APAHAND/UCS/PRef. de Caxias, com a armadora fica em 1,70m. O clube é de 1948, iniciando suas atividades com o boxe e o futebol, esteiando na Liga de Handebol Polonesa em 1962. Possui 7 títulos nacionais e um vice na Challenge Cup de 2015 (torneio europeu), acumulando dois 3ºs lugares na Liga nas temporadas 2013/2014 e 2014/2015. Além da brasileira integram a equipe mais duas estrangeiras sendo uma bielorrussa e uma ucraniana.
"Ficamos tristes por ser uma peça importante da equipe mas felizes pois ela poderá se transferir para uma equipe de ponta européia e que realiza muito mais jogos que as equipes brasileiras, assim evoluindo seu estilo de jogo", destaca a atual técnica de Ligia, a professora Isabel Spies. Para o técnico que abraçou Lígia em Caxias, Gabriel Citton, ela já cumpriu seu papel em pról da equipe. "Já era pra ela ter partido muito antes, mas sempre teve a cabeça no lugar e gratidão por quem colocou ela no mundo do handebol. Agora vamos torcer pra nossa pequena na Polônia" conta o ex-técnico. 
Lígia também vai deixar saudade para as atletas da APAHAND, onde já realizam seus eventos para despedir-se da colega. "Vou ficar triste por ela ir, melhor nem falar nisso agora. Aprendi muito com a Ligia, não só dentro de quadra. Me resta  torcer por ela" fala a armadora da APAHAND, Kassiane Oliveira.
A armadora, que já se considera uma cidadã caxiense, viaja esta semana para o Rio de Janeiro onde passa alguns dias com a sua família antes de partir para a Europa.
A Liga Nacional de Handebol inicia no mês de agosto e a direção da APAHAND/UCS/Pref. de Caxias já se mobiliza para buscar mais um reforço para recompor a armação da equipe.
Share this article :

0 comentários:

Speak up your mind

Tell us what you're thinking... !

 
Support : Creating Website | Johny Template | Mas Template
Copyright © 2011. Esportes na Serra Gaúcha - All Rights Reserved
Template Created by Creating Website Inspired by Sportapolis Shape5.com
Proudly powered by Blogger