Caxias do Sul - RS - Brasil

Primeiro semestre excelente para Marcelo Demoliner dentro das quadras

segunda-feira, 31 de agosto de 2015

Primeiro semestre excelente para Marcelo Demoliner dentro das quadras
Tenista caxiense tem novamente o apoio do Fiesporte em 2015



A trajetória do tenista caxiense Marcelo Demoliner, tenista da Associação Esportiva e Cultural Crescer (patrocinado por Fiesporte/Brasa Sports/Estácio de Sá/Asics/Tennis Route) neste primeiro semestre foi além das expectativas. Com um início de ano onde o tratamento de uma lesão foi o principal foco, caiu algumas posições no ranking da ATP, impossibilitando-o de disputar torneios como os ATP's 250 e 500, tendo que iniciar o ano com os Challengers (categoria logo abaixo dos principais torneios). O fato positivo para o início de 2015 foi o apoio da Prefeitura Municipal de Caxias do Sul através do Fiesporte, tendo seu projeto aprovado na categoria alto rendimento, denominado Demoliner Rio 2016 – Ano 2/Prefeitura de Caxias, projeto o qual possibilita a participação do atleta em diversos torneios durante a temporada oportunizando a ele a busca da vaga para os Jogos Olímpicos Rio 2016, pelo ranking da ATP, nas duplas.
A cada campeonato um degrau era alcançado, visando principalmente neste primeiro semestre a classificação para Wimbledon e a chance de entrar na chave principal, esse que é o maior e mais tradicional torneio do mundo.
Em seu cronograma de Challengers o brasileiro rodou a América na busca de pontos e posições no ranking, participando dos campeonatos em León, San Luiz de Portosi (México), Sarasota (EUA), São Paulo além de ficar com o vice-campeonato em Guadalajara e o título em Cali, na Colômbia.
Demoliner após o treino em Sarasota (EUA)


Depois da fase das américas, Marcelo viajou apara a Inglaterra onde disputou os torneios preparatórios para Wimbledon, todos jogados na grama. Na Grã-Bretanha dois torneios para serem disputados ao lado do tenista neozelandês Marcus Daniell: Surbiton e Ilklei.
Em Surbiton a dupla chegou até a final, sendo essa a primeira da carreira de Demoliner na grama. O jogo foi frente a dupla britânica Ken Slupski e Neal Skupski. Melhor para os irmãos Skupski que levaram o título. Na semana seguinte foi a vez de disputar o Challenger de Ilklei. Com mais uma excelente campanha, Demoliner e Daniell chegaram novamente à final para a revanche contra Ken e Neal Skupski. Dessa vez quem jogou melhor e levantou o primeiro troféu na grama foi a dupla do tenista caxiense. Dois sets a zero (7-6; 6-4) para Demoliner e Daniell.
Primeira etapa concluída! Vaga garantida no qualify de Wimbledon.
Pela ótima campanha na grama, Marcelo Demoliner estava cheio de expectativas na sua participação em Wimbledon, mas primeiro teria que passar o qualify. Na última aparição na chave principal de Wimbledon, Demoliner perdeu na primeira rodada para os irmãos Bryan, essa considerada a melhor dupla de todos os tempos.
Na primeira rodada do qualify Demoliner e Daniel enfrentaram o lituano Ricardas Beranki e o norte-americano James Carretani. Vitória por dois sets a zero. Na sequência enfrentaram os bielorussos Sergey Betov e Allaksandr Burry. Derrota para o brasileiro que estava a uma vitória da chave principal e parecia o fim do sonho de entrar em Wimbledon. Com a desistência de uma dupla e o bom rankeamento do Marcelo Demoliner e Marcus Daniell, a organização do torneio automaticamente abriu a vaga para eles, entrando na chave principal e considerados “Lucky Loosers”, ou seja, perdedores de sorte.
Agora a busca passou a ser pela primeira vitória em um Grand Slam. Estreia contra o francês Benolt Palre e o experiente holandês Robin Haase. Foi nesse dia que a primeira vitória enfim chegou. A dupla do caxiense avançou com uma vitória por 2 sets a 1. A fase seguinte enfrentariam Guillermo Garcia Lopez e Malek Jaziri, mas não ocorreu o jogo devido à desistência do espanhol e do tunisiano. Na terceira rodada e já entre os 32 melhores da competição, Demoliner e Daniel enfrentaram o israelense Jonathan Erlich e o alemão Phillip Petzschner. Derrota para Marcelo mas sentimento do dever cumprido, terminando a competição entre as melhores duplas do mundo e galgando degraus importantes no ranking da ATP.

Marcus Daniell e Marcelo Demoliner após o primeiro título na grama


De olho no US Open

Passado Wimbledon, as atenções voltaram-se para as quadras rápidas do US Open. Para conseguir chegar na chave principal, Marcelo Demoliner (Fiesporte/Brasa Sports/Estácio de Sá/Asics/Tennis Route) precisa melhorar no ranking, abandonando alguns torneios Challenger para regressar aos ATP's 250. Em Newport, no Hall of Fame Tennis Championships, agora em parceria com o sueco Johan Brunstrom, Marcelo alcançou as quartas de final. Na semana seguinte, fazendo dupla com o espanhol Adrian Menendez-Maceiras cairam em mais uma quarta de final no ATP 250 de Bogotá, na Colômbia. Depois foi a vez de voltar para as quadras rápidas dos Estados Unidos, para ATP 250 BB&T Atlanta Open, na Georgia, onde foi retomada a parceria com o neozelandês Marcus Daniell. A dupla caiu fora na primeira rodada, mesmo resultado no ATP 250 Generali Open, em Kitzbuhel, Áustria.
Agora o último passo foi a disputa do Praga Open, na República Checa onde Demoliner chegou nas quartas de final. A próxima competição antes do US Open é o ATP250 de Winston-Salem, nos Estados Unidos.

Ranking da ATP

O Ranking da ATP é uma lista que defini a classificação dos tenistas profissionais. É de acordo com ele que os tenistas tem direito a ocupar vagas em torneios profissionais e nos Grand Slams. No início do ano Marcelo era o nº 98 do mundo nas duplas, chegando a cair para a 124ª colocação após a recuperação de sua lesão e alguns torneios fora do circuito. Atualmente ocupa a 79ª posição, figurando no Top 100 desde maio deste ano. No ranking de simples o salto foi maior. Da 1194º colocação, subiu para a 666ª em julho e hoje ocupa a colocação de número 672. Foi um salto de 528 posições no ranking da ATP.




Instituto Marcelo Demoliner e Projeto Social Crescer no Tênis


Além das semanas incessantes pelo tour mundial, Marcelo ainda dedica seu tempo ao Instituto Marcelo Demoliner e à Associação Esportiva e Cultural Crescer, onde mantém em parceria com a Prefeitura Municipal de Caxias do Sul através do Fiesporte o Projeto Social Crescer no Tênis, que beneficia mais de 30 crianças de escolas públicas de Caxias do Sul, da Zona Norte e da Zona Sul. Elas recebem treinamentos específicos voltados ao tênis, além de possuir transporte aos treinos e uniforme de forma totalmente gratuita. Também pensando no crescimento da modalidade na Serra Gaúcha, Demoliner ministrou uma clínica voltada a professores da rede de ensino de Caxias do Sul e região, com o objetivo de inserir o tênis nas séries do ensino fundamental. O projeto Crescer no Tênis ainda possui vagas diponíveis para treinos nas quintas-feiras, das 13:30 às 14:30hs, na Bohrer Sports (Rua Antônio Ribeiro Mendes, 2800, Bairro Santa Catarina). Maiores informações pelo fone (54) 9939-7225.



Share this article :

0 comentários:

Speak up your mind

Tell us what you're thinking... !

 
Support : Creating Website | Johny Template | Mas Template
Copyright © 2011. Esportes na Serra Gaúcha - All Rights Reserved
Template Created by Creating Website Inspired by Sportapolis Shape5.com
Proudly powered by Blogger