Caxias do Sul - RS - Brasil

SERRA SEM OLIMPÍADAS

segunda-feira, 16 de julho de 2012

SERRA SEM OLIMPÍADAS


Caxias do Sul – Na matéria de hoje da série Serra sem Olimpíadas, destaque para alguns abnegados que lutam para mudar o cenário atual do esporte caxiense de alto rendimento. São sonhadores que tomam a frente da batalha. Eles são técnicos e dirigentes ao mesmo tempo. Remam juntos contra a maré. São apenas exemplos diante de tantos outros profissionais que buscam tornar o esporte mais profissional em Caxias do Sul e na região. Bons exemplos, é preciso deixar claro.

Para os mais saudosos, é comum lembrar dos tempos dos clássicos entre Enxuta e Vasco, no futsal. Dos jogos na UCS, do vôlei, pela Superliga Masculina, ou do time de futsal, na Liga. Isso sem contar tantos outros eventos trazidos para a cidade e a mobilização que existia em torno do esporte para encontros no Ginásio Pedro Carneiro Pereira, o Pereirão, ou no Enxutão. Isso, hoje, é apenas história. A realidade é dura e preocupante.

Faltam investimento, apoio, mas principalmente planejamento e organização. Não existe um único culpado. Mas uma junção de fatores aponta para uma necessidade: a iniciativa do poder público municipal de colocar o esporte como uma de suas prioridades.

Rodrigo Barbosa, no basquete, Gabriel Citton, no handebol, e Tiago Frank, com o time do basquete de cadeira de rodas do Cidef, são alguns dos abnegados que buscam mudar o cenário atual mantendo a prática esportiva de alto rendimento na cidade. Os três, junto com outros profissionais, tentam encontrar soluções para o problema.

– O processo começa errado porque o técnico precisa fazer todos os contatos. Isso poderia ser uma exceção, mas é a regra. Falta um plano de esporte municipal e estadual – comenta Barbosa.

O momento é importante para o debate. Em período eleitoral e quando o assunto Olimpíada passa a ser tratado com mais ênfase, situações como a construção do ginásio municipal voltam a ser tema recorrente.

Além de ser a opção mais viável para retirar crianças das ruas e da criminalidade, o esporte é sinônimo de saúde. É negável que existem opções de escolinhas e projetos isolados, possibilidades para que os jovens tomem gosto pela prática esportiva. Para alguns será só um passatempo, um lazer. Para os que constroem o sonho de ser um atleta, falta um caminho.

 HANDEBOL: SELEÇÃO BRASILEIRA E APAH/UCS/PREF. DE CAXIAS, TREINAMENTO DE ALTO NÍVEL
 CIDEF: EQUIPE REFERÊNCIA NA REGIÃO SUL DO BRASIL
 BASQUETE: SEMPRE LUTANDO PARA SE MANTER NO CENÁRIO NACIONAL
´HANDEBOL: ÚNICO REPRESENTANTE CAXIENSE EM LIGAS NACIONAIS ATUALMENTE
ENXUTA: REFERÊNCIA NO FUTSAL MUNDIAL

VÔLEI FEMININO: NA DISPUTA DO ESTADUAL 2012

(FONTE: Jornal Pioneiro / Maurício Reolon)
Share this article :

0 comentários:

Speak up your mind

Tell us what you're thinking... !

 
Support : Creating Website | Johny Template | Mas Template
Copyright © 2011. Esportes na Serra Gaúcha - All Rights Reserved
Template Created by Creating Website Inspired by Sportapolis Shape5.com
Proudly powered by Blogger