Caxias do Sul - RS - Brasil

Atletas conhecem o funcionamento do Legislativo caxiense

sexta-feira, 25 de julho de 2014

Atletas conhecem o funcionamento do Legislativo caxiense, durante a segunda edição do Câmara Convida

Eles foram recepcionados pelo presidente Gustavo Toigo, visitaram os setores da Casa e acompanharam a sessão ordinária




Desportistas visitam a Câmara Municipal de Caxias do Sul
Foto: Luiz Carlos Erbes
Um grupo de 31 atletas e dirigentes esportivos conheceu o funcionamento do Legislativo caxiense, na tarde desta quinta-feira (24/07). Os desportistas participaram da segunda edição do Projeto Câmara Convida. Visitaram os setores administrativos e os gabinetes parlamentares, além de receberem informações sobre o processo legislativo e a história do Parlamento.  O término da atividade ocorreu no plenário, onde os visitantes acompanharam parte da sessão ordinária.
O presidente da Câmara, vereador Gustavo Toigo, e demais parlamentares acolheram o grupo durante a sessão e elogiaram o envolvimento dos atletas nesse novo projeto da Casa. "Por meio dessa iniciativa, queremos abrir ainda mais a Casa para os diversos segmentos da população. É uma alegria receber jovens promissores na área do esporte. Convido vocês a serem nossos embaixadores junto aos demais atletas. Levem adiante as informações sobre o Legislativo e sintam-se à vontade para voltar sempre que quiserem", ressaltou Toigo.
Além de integrantes da Secretaria Municipal do Esporte e Lazer (Smel), estiveram na Casa atletas das seguintes modalidades: vôlei, handebol, futebol, kickboxing, luta de braço, judô e xadrez. Durante a visita, os desportistas também conheceram as galerias dos ex-presidentes da Câmara, que fica na Sala de Reuniões da Presidência, e das ex-vereadoras e dos ex-prefeitos da cidade - essas duas últimas galerias estão situadas no corredor que dá acesso à Sala da Presidência.
O grupo também acompanhou a explanação do chefe do Centro de Memória, o documentalista Eduardo Reis, sobre a história do Parlamento municipal, e do chefe da Assessoria Legislativa, Cristiano Muniz, que detalhou a respeito da elaboração das propostas legislativas e do andamento de uma sessão plenária. O roteiro pela Casa foi guiado pela Relações Públicas Cristiane da Fonseca.
Algumas jogadoras da equipe da Associação dos Pais e Amigos do Handebol, Apahand/UCS/Pref. de Caxias ficaram impressionadas com a organização dos setores e do trabalho da Câmara. Também destacaram a parte arquitetônica da sede do Legislativo. Kassiane Oliveira de Lemos, 17 anos, ficou contente de ver o prédio adequado para receber pessoas com deficiência, tendo rampa, piso tátil e elevador com sinalização sonora. Larissa Weissheimer, 18, se encantou com os parreirais que ornamentam o prédio e disse nunca ter visto algo parecido. Também do time de handebol, Stefanny Mattos, 17, disse que aprendeu bastante e, pela primeira vez, teve a oportunidade de acompanhar pessoalmente uma sessão legislativa.
Estudante da 8ª série e atleta da equipe da Associação Pais e Amigos dos Atletas do Voleibol de Caxias do Sul (APAA Vôlei), que tem a UCS como parceira, Marcelo Dall´Agnol Junior, 15, sentou numa das cadeiras da Mesa Diretora e demonstrou contentamento por ter conhecido o plenário da Câmara. Também revelou ter compreendido como se elabora os projetos parlamentares e qual o caminho que eles percorrem até serem votados em plenário.

O Projeto Câmara Convida
O Câmara Convida é um projeto da Mesa Diretora do legislativo caxiense que procura aproximar ainda mais a população da atividade parlamentar. O convite é voltado a grupos organizados, entidades e associações, para visitarem a Câmara Municipal e conferirem as sessões ordinárias e o trabalho dos vereadores. O objetivo consiste em oferecer ao cidadão informações sobre os processos legislativos e a história do Parlamento, além de valorizar a participação da comunidade no debate político.  A 1ª edição do projeto aconteceu no dia 18 de junho e envolveu uma equipe de frentistas.
Além dos grupos convidados, outras pessoas interessadas poderão se inscrever espontaneamente para participarem das visitas. Mais informações a respeito do projeto: pelo fone (54) 3218.1695 ou e-mail rp@camaracaxias.rs.gov.br, com a área de Relações Públicas, na Assessoria de Comunicação do Legislativo.
24/07/2014 17:39
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor e redator: Vania Espeiorin - MTE 9.861
Share this article :

0 comentários:

Speak up your mind

Tell us what you're thinking... !

 
Support : Creating Website | Johny Template | Mas Template
Copyright © 2011. Esportes na Serra Gaúcha - All Rights Reserved
Template Created by Creating Website Inspired by Sportapolis Shape5.com
Proudly powered by Blogger