Caxias do Sul - RS - Brasil

Especial Ciclismo - Caxienses no L'etape du Tour de France

terça-feira, 29 de julho de 2014

Especial Ciclismo - Caxienses no L'etape du Tour de France

Muitas vezes ficamos vinculados aos esportes que mais nos identificamos e acabamos esquecendo de alguns que fizeram parte de nossa formação. Cito o ciclismo pois este não foi "obrigado" pela escola e sim fez parte da infância de quase toda criança.
Pois bem, como um esporte o ciclismo também tem provas de alto nível, e a prova mais tradicional do mundo é o Tour de France.
O Tour de France é uma corrida que ocorre desde 1903, com cerca de 21 etapas, percorrendo França e, por vezes, países vizinhos. Este ano, partiu da Inglaterra. É realizada apenas por profissionais e por equipes do circuito pró-Tour, via UCI - União ciclista internacional.
E mais uma vez Caxias do Sul faz parte do cenário mundial com dois atletas na L'etape du Tour de France: Fabrizzio Macagnan e Roberto Hrast. 
A L'etape du Tour de France‏, consiste em uma etapa do Tour de France para amadores, realizada no mesmo trajeto de uma das etapas profissionais desta corrida. A deste ano foi entre Pau-Hautacam, 148km, com a subida de 17km e 2115m do Tourmalet no meio da prova.
Cerca de 10.000 ciclistas do mundo todo estavam inscritos e o Brasil tem o terceiro maior contingente de ciclistas na competição. O nível varia muito. Os atletas são divididos em pelotões de 1000 ciclistas, largando com diferença de 5 minutos entre cada pelotão. Os mais fortes, com nível técnico melhor, largam antes. Este critério é definido pela organização por questionários aplicados no momento da inscrição.
O ambiente é como uma corrida profissional do Tour. Estrada fechada totalmente para as bicicletas, com pontos de alimentação e reabastecimento líquido ao longo do trajeto. A participação do público e dos locais é intensa ao longo de todo o percurso, seja na organização do evento, seja no incentivo à beira da estrada.
"Foi minha segunda participação. Ano passado participei dos 130km entre Annecy-Annecy Semnoz, nos Alpes e posso resumir que foi espetacular" conta Fabrizzio.
Ainda seguindo o relato de Fabrizzio ele conta que "este ano, a chuva e o frio estiveram presentes e fizeram, na minha opinião, a descida do Tourmalet, de cerca de 35km, na parte crítica da prova. Escorregadia e perigosa, com curvas fechadas, foi responsável por vários acidentes, mas para nós, passou tudo bem."

"Nossa região propicia o preparo para este tipo de prova, pois também moramos em uma região montanhosa. Embora não haja altas montanhas, nosso trajeto acidentado, nos proporciona um bom preparo para esse tipo de terreno," fala Fabrizzio em relação ao treinamento.

Roberto (e) e Fabrizzio (amarelo) representaram Caxias do Sul na França

Os ciclistas passaram dos 2 mil metros de altitude

Mapa da etapa de Pau-Hautacam

Trajeto do Tour de France 2014

Share this article :

0 comentários:

Speak up your mind

Tell us what you're thinking... !

 
Support : Creating Website | Johny Template | Mas Template
Copyright © 2011. Esportes na Serra Gaúcha - All Rights Reserved
Template Created by Creating Website Inspired by Sportapolis Shape5.com
Proudly powered by Blogger