Atletas da APAHAND/UCS/Pref. de Caxias em busca do título Pan-Americano
Seis países lutam pelo título e pelas vagas para o Mundial e para os Jogos Olímpicos da Juventude
Seleção chegou esta manhã à Fortaleza
Fortaleza (CE) - Seis países começam a disputar, nesta terça-feira (22), o título do Campeonato Pan-Americano Juvenil Feminino de Handebol. O Brasil joga dentro de casa, tendo como palco o ginásio da Unifor, em Fortaleza (CE), e estará ao lado de Argentina, Canadá, Chile, Paraguai e Uruguai. Além, de brigar pela medalha de ouro, as Seleções têm a importante missão de garantir a única vaga do continente para os Jogos Olímpicos da Juventude, em agosto, na China, e três para o Mundial da categoria, em julho, na Macedônia.
O Brasil estreia contra um de seus principais rivais, a Argentina. A partida está marcada para as 18h, e será muito importante para a equipe entrar com o pé direito na competição. As brasileiras treinaram durante toda a última semana, em Blumenau (SC) e chegam cheias de empolgação. "Fizemos uma boa preparação", contou o técnico Alexandre Schneider. "Tivemos dois jogos amistosos contra as equipes de Itajaí e Blumenau e o grupo se saiu muito bem. Chegamos com uma boa expectativa. Tivemos uma evolução razoável nesse período, tendo trabalhado principalmente o aspecto tático", completou.
O Brasil é reconhecido pelos adversários como um forte concorrente e se destaca pelo porte físico da equipe, com jogadoras bastante altas. Schneider espera que isso faça a diferença. "Vamos sentir a real evolução delas na quadra. São atletas com um bom biótipo, nas quais temos investido nos últimos períodos, inclusive nos Acampamentos. Algumas têm treinado com outras categorias, como é o caso da Lígia, que já esteve trabalhando inclusive com a Adulta. Esperamos que a experiência ganha com as outras Seleções possa ser aproveitada aqui. Isso seria muito importante", finalizou o treinador.
Além de Brasil e Argentina, a rodada conta também com os confrontos entre Uruguai e Chile, às 14h30, e o Paraguai e Canadá, às 16h. O campeonato será disputado em forma de pontos corridos, ou seja, todos os adversários jogam contra todos e aquele que somar mais pontos será o campeão. A última rodada será disputada no sábado (26).
As duas atletas da APAHAND/UCS/Pref. de Caxias, Ligia Costa (d) e Juliana Lima (e, foto) passaram na seletiva e integram o grupo que buscará o título a partir de hoje.
Seleção Juvenil Feminina
Goleiras - Flávia Lima Gabina (Assoc. de Handebol de Umuarama-PR) e Luisa Marchhausen dos Santos (Ec Pinheiros-SP).
Pontas - Aline Mayumi Koeke Bednarski (Hebraica-SP), Ana Cláudia Bolzan e Silva (Assoc. Cariaciquense de Esportes-ES), Ana Luiza Aguiar Camelo Borba (Assoc. Cariaciquense de Esportes-ES) e Gabriela Nicacio Messias (Colégio Eduardo Gomes-SP).
Centrais - Bárbara Sanny Vasconcelos Ferreira (Colégio Evolutivo/Hand. Clube-CE) e Talita Alves Carneiro (Assoc. Cariaciquense de Esportes-ES).
Armadoras - Bruna Aparecida Almeida de Paula (Sel/Fadenp/São José dos Campos-SP), Bruna de Souza Alcine (EC Pinheiros-SP), Cecília do Nascimento Mouzinho (Clube Português do Recife/AESO-PE), Juliana Borges Lima (APAHAND/UCS/Pref. de Caxias-RS), Lígia Costa Maia da Silva (APAHAND/UCS/Pref. de Caxias-RS) e Mariane Cristina Oliveira Fernandes (Metodista/São Bernardo-SP).
Pivôs - Camila Vitória Moraes Gominho Maia (Clube Português do Recife/AESO-PE) e Jéssica Louise Suzano Costa (Vila Olímpica Manoel Tubino-RJ).
Comissão técnica:
Técnico: Alexandre Schneider
Assistente técnico: Isaias Gomes de Oliveira
Treinadora de goleiras: Camila Dionísio Ferraz
Preparador físico: Fausto José Steinwandter
Fisioterapeuta - Nelson Lineu de Assis
Serviço
Pan-Americano Juvenil Feminino de Handebol
De 22 a 26 de abril
Local: Ginásio da Unifor - Universidade de Fortaleza
Av. Washington Soares, 1321 - Bairro Edson Queirós
Tabela
Terça-feira (22)
14h30 - Uruguai x Chile
16h - Canadá x Paraguai
17h30 - Cerimônia de abertura
18h - Brasil x Argentina
Quarta-feira (23)
14h30 - Argentina x Uruguai
16h - Chile x Paraguai
17h30 - Brasil x Canadá
Quinta-feira (24)
14h30 - Argentina x Canadá
16h - Uruguai x Paraguai
17h30 - Brasil x Chile
Sexta-feira (25)
14h30 - Uruguai x Canadá
16h - Chile x Argentina
17h30 - Brasil x Paraguai
Sábado (26)
17h - Canadá x Chile
18h30 - Paraguai x Argentina
20h - Brasil x Uruguai
21h30 - Premiação