Caxias do Sul - RS - Brasil

BLOG GAÚCHO QUE VISA DIFUNDIR O TRABALHO REALIZADO NO ESPORTE DO ESTADO E A PARTICIPAÇÃO DE COMISSÕES TÉCNICAS E ATLETAS QUE LEVAM O NOME DE SUAS EQUIPES A DIVERSAS REGIÕES DO MUNDO

APÓS AVCI, DANI PIEDADE TEM RECUPERAÇÃO "INCRIVELMENTE BOA, SEGUNDO DIRIGENTE

terça-feira, 2 de outubro de 2012

APÓS AVCI, DANI PIEDADE TEM RECUPERAÇÃO "INCRIVELMENTE BOA", SEGUNDO DIRIGENTE 

Internada em hospital na Eslovênia, brasileira já conversa com visitas e tem 'aparência saudável', mas causa do AVC ainda está sendo investigada



Ao que tudo indica, foi um susto. Um grande susto. No sábado, quando a pivô Dani Piedade sofreu um derrame antes de um jogo amistoso na Eslovênia, a reação das companheiras de clube foi de pânico. Levada para o hospital, a jogadora de 33 anos, que defende a seleção brasileira de handebol, se recupera bem de um Acidente Vascular Cerebral Isquêmico. Dirigente do Krim Ljubljana, Goran Dujic se mostrou bastante animado com a recuperação da atleta.
- O quadro clínico dela é estável, mas não é só isso. Sua recuperação está sendo incrivelmente boa e rápida. Estou convencido de que tudo sairá bem - afirmou Dujic em entrevista à agência de notícias EFE.
dani piedade handbol (Foto: Getty Images)Dani durante um treino da seleção brasileira: a jogadora se recupera bem no hospital (Foto: Getty Images)
Dani sentiu tonturas e perdeu os sentidos durante o aquecimento da equipe antes do amistoso de sábado. Levada para o Hospital Clínico Universitário de Ljubljana, ela se submeteu a uma bateria de exames. O dirigente informou que a brasileira já está conversando normalmente com as visitas e tem "aparência saudável". Ele evitou fazer previsões sobre o retorno da atleta às quadras e disse que a causa do derrame ainda é desconhecida.
- O que continua sendo uma incógnita são os motivos porque sofreu o derrame, é o que os médicos ainda estão tentando descobrir - afirmou Dujic.
Em agosto deste ano, Dani defendeu o Brasil nas Olimpíadas de Londres. O grupo comandado pelo técnico dinamarquês Morten Soubak avançou na primeira colocação de seu grupo, mas foi eliminado pela Noruega nas quartas de final, ao perder por 21 a 19.
(FONTE: GLOBOESPORTE.COM)

RAFTING, FUTSAL, TÊNIS E MMA


  • OUTRO TÍTULO NACIONAL

    A s meninas da equipe Cia Aventura Xicara Maluka, de Nova Roma do Sul, protagonizaram mais um feito no fim de semana. Competindo em Brotas (SP), elas conquistaram o Brasileiro de Rafting R6. Foi o segundo título consecutivo, que dá direito ao Mundial da Nova Zelândia, ano que vem.

    A equipe foi formada pelas atletas Allana Borella, Ana Clara Forlin, Iasmin Carrossi, Angela de Moraes, Rayssa Paola Ferreirra e Fernanda Cardias, e treinada por Julio Cesar de Borba.

    Essa conquista se soma ao Gaúcho e Brasileiro de R4, além do bronze no Mundial dessa modalidade. Mas o grupo precisou fazer malabarismos para conseguir o dinheiro das viagens, como uma vaquinha na internet, além do apoio de empresas como Samburá e Max Veículos.

     MMA
    O caxiense Francisco Pezzi Malicheski, o Chicão, fez na sexta-feira a segunda luta do card principal do WOCS, no Rio de Janeiro. Competindo na categoria 57 quilos, ele venceu por unanimidade dos juízes a Wellington Azevedo, 11 centímetros mais alto.
  • Pela tabela

    Classificada em segundo lugar na primeira fase do Estadual de Futsal Série Ouro, a ACBF apenas cumpre tabela diante da Alaf, de Lajeado, às 20h30min de hoje, no Centro Municipal de Eventos. O adversário também chega tranquilo, pois já garantiu a sexta posição na fase.

    Quem deve observar a partida com atenção é o BGF, de Bento Gonçalves, que fez terceira melhor campanha e enfrentará a Alaf nas quartas de final. Isso se esta usar o time principal hoje. Já a ACBF vai encarar a Assaf, de Santa Cruz, no primeiro mata-mata.
  • Tênis

    O caxiense Marcelo Demoliner faturou no sábado o título de duplas do Future de Cúcuta, na Colômbia, ao lado do chileno Guilherme Hormazabal. Na final, a parceria bateu o filipino Ruben Gonzales e o australiano Chris Letcher,por 2 sets a 1, com parciais de 6/4, 3/6 e 10/4.

    Na semana anterior, ao lado do brasileiro João Souza, o Feijão, Demoliner havia conquistado o título do Challenger de Campinas. O caxiense tem 23 anos e está entre os 300 no ranking de simples.
    (Fonte: Jornal Pioneiro)

DANI PIEDADE, DA SELEÇÃO DE HANDEBOL, SOFRE AVCI


ATLETA SOFRE AVCI

A pivô titular da seleção brasileira de handebol, Daniela Piedade, 33 anos, sofreu um AVCI (Acidente Vascular Cerebral Isquêmico) sábado passado, durante partida do seu time, o Krim Mercator, da Eslovênia, em torneio amistoso naquele país. Em nota assinada por Leandro Gregorut Lima, médico da seleção, a Confederação Brasileira de Handebol (CBHb) informou que, durante o aquecimento da partida do Krim, Dani Piedade teve sintomas de tontura e desmaiou na quadra.

Ainda de acordo com a CHBb, imediatamente foi iniciado o protocolo medicamentoso e, mais tarde, Dani Piedade foi submetida a uma segunda tomografia, que apontou uma redução da área afetada. Até o final da tarde de ontem houve uma melhora significativa no quadro de saúde da pivô. Ela deverá permanecer internada no setor de neuroclínica do hospital para realizar exames e descobrir a causa do AVCI. O técnico do time, Goran Dujic, disse que todos estão “em choque” diante do caso.

Dani Piedade já atuou em Caxias do Sul pela Seleção Brasileira nos amistos contra a República Tcheca em 2007. O técnico Gabriel Citton, da APAH/UCS/Pref; de Caxias, já trabalhou com a atleta na sua participação na Seleção Brasileira Adulta em torneio realizado na Espanha.

DANI PIEDADE NO GINÁSIO POLIESPORTIVO DA UCS EM JOGO CONTRA A REPÚBLICA TCHECA EM 2007

(Fonte: Jornal Pioneiro)

DA SÉRIE "POR ONDE ANDA" DO JORNAL PIONEIRO COM GÉLSON SCOLA

segunda-feira, 1 de outubro de 2012


Gelson: Um bico marcado na história

Caxias do Sul – A noite de 25 de abril de 1986 ficará eternizada na memória do então ala da equipe de futsal da Enxuta Gelson Scola, hoje com 50 anos. E mais, ficará eternizada em bronze, em uma placa afixada ao lado da escada que leva ao setor de honra do Ginásio Enxutão.

Ela registra o primeiro gol marcado no local, e numa jornada de gala. Na oportunidade, a Enxuta inaugurava o ginásio, e fazia uma espécie de apresentação do time profissional, com craques do salonismo nacional. E começou apavorando o Rio Grande, com a goleada de 9 a 1 sobre o Inter, muito respeitado na época.

– Foi lá pelos cinco minutos de jogo. A gente estava atacando pelo lado direito, para os fundos do ginásio, e chutei com o pé direito, de bico. O Eugênio (goleiro do Inter) não conseguiu pegar – lembra Gelson.

O ano desse histórico lance foi também marcante para o futsal local: a Enxuta trouxe para Caxias do Sul o primeiro título estadual. Foi na vitória de 3 a 2 sobre o Grêmio, de Barata. Gelson, que era o capitão do time, fez o primeiro gol, e Babau, os outros dois.

A presença nesse time e em jogos tão importantes foi o ápice da trajetória do garoto que começou a jogar com um grupo de amigos do bairro Rio Branco, perto de uma padaria, o que motivou a adoção do nome Cegapa. Ele atuou muitas vezes no velho Ginásio Pedro Carneiro Pereira, na fase pré-Enxuta, que considera um marco no salonismo de Caxias e Estado. Hoje, a situação é diferente.

– Caxias continua formando muitos bons jogadores, pois tem ótimas escolas de futsal. O problema é que não formou novos dirigentes. Assim, não há mais times para quem tem mais de 17 anos.

Gelson aponta a razão dos bons momentos do futsal caxiense:

– As grandes equipes tiveram pessoas que bancaram. Se não fosse o seu Paulo (Triches, que formou a Enxuta), o futsal gaúcho não seria o que é hoje. Mas o esporte não deve depender de alguns nomes apenas.

Enquanto jogava na Enxuta (de 1986 a 1988, depois em 89 e 92), por ser atleta da “casa”, Gelson nunca esteve entre os melhor pagos. Assim, tratou de montar uma pequena estamparia, no porão da casa do pai, quando passou a trabalhar o material esportivo de equipes.

Em 2002, começou a produzir as peças, ainda com forte vinculação esportiva. Assim, surgiu a Mar Um Sports, que o mantém hoje. O futsal é praticado apenas por brincadeira, nas peladas com os amigos. Mas ele sonha com a volta do esporte em alto nível na cidade.

elizeu.evangelista@pioneiro.com
ELIZEU EVANGELISTA
gELSON SCOLA: INAUGUROU AS REDES DO ENXUTÃO



APAAVôlei/Prefeitura de Caxias do Sul/UCS em mais uma semana agitada


APAAVôlei/Prefeitura de Caxias do Sul/UCS em mais uma semana agitada

CAMPEONATO ESTADUAL ADULTO MASCULINO
A equipe juvenil-adulta APAAVôlei/Prefeitura de Caxias do Sul/UCS financiada pelo FUNDEL, encerrou sua participação no Campeonato Estadual Adulto Masculino jogando no dia 21 contra a APAV na Unilasalle em Canoas. A equipe do técnico Giovani Brisotto perdeu pelo placar de 3X0 e terminou a competição na 3ª colocação. 
III COPA ASICS SOGIPA
A equipe infanto masculina APAAVôlei/Marcopolo/UCS em conjunto como o Colégio Sinodal conquistou o título da III Copa Asics, competição que foi realizada de 20 a 23/09 no ginásio da Sogipa na capital gaúcha. Além do grupo comandado pelo técnico Giovani Brisotto participaram da competição as equipes do Centro Olímpico de São Paulo, os porto-alegrenses da Sogipa e do G.N.União, o Kolosh/IECLB de Nova Petrópolis e o NH/Comusa de Novo Hamburgo. Os atletas da equipe caxiense Franco Slomp Drago e Henrique Adami foram eleitos o melhor bloqueio e melhor levantador respectivamente.
CAMPEONATO ESTADUAL ADULTO FEMININO
 O voleibol adulto feminino APAAVôlei/Clube Juvenil jogou no último domingo dia 23 no ginásio do Clube Juvenil pela 2ª rodada do returno do Campeonato Estadual, onde bateu o Clube Brilhante de Pelotas por 3X0 (25/15, 25/20 e 25/16) a próxima partida acontece nesta quinta-feira dia 27 as 20 horas também no ginásio do Clube Juvenil contra a equipe do Languirú/Martim Luther de Estrela. Neste sábado dia 29 a APAAVôlei vai a Porto Alegre enfrentar o G.N. União, em partida marcada para as 18 horas. No domingo dia 30 o grupo caxiense do técnico Fernando Lemos, joga em seus domínios contra a equipe do AVF/Água Schin de Santa Maria as 16 horas, na última partida do returno.
CAMPEONATO ESTADUAL INFANTIL MASCULINO
A equipe infantil masculina APAAVôlei/Marcopolo/UCS disputa neste domingo dia 30 a partir das 10 horas no ginásio da Sociedade Ginástica em Novo Hamburgo, a fase semifinal do Campeonato Gaúcho da categoria. Além do grupo caxiense comandado pelo técnico Rodrigo dos Santos estão na disputa os donos da casa da Ginástica e os porto-alegrenses do G.N. União.
 CAMPEONATO ESTADUAL MIRIM FEMININO
  O voleibol mirim feminino APAAVôlei/Prefeitura de Caxias do Sul/UCS estréia neste sábado dia 29 a partir das 09 horas no ginásio da IECLB em Nova Petrópolis na primeira fase classificatória do Campeonato Estadual da categoria. Além da equipe caxiense do técnico Adílson Silveira estão na disputa da chave A as porto-alegrenses do G.N. União e da Sogipa, a AVF/Nova Schin de Santa Maria e as donas da casa do Dakota/IECLB.
 JIRGS – 2012
  A equipe juvenil-adulta APAAVôlei/Prefeitura de Caxias do Sul/UCS do técnico Giovani Brisotto representa o município de Caxias do Sul na fase regional dos Jogos Intermunicipais do Rio Grande do Sul – JIRGS. Os jogos acontecem neste sábado dia 29 a partir das 09h30 no ginásio Enxutão.  Além de Caxias do Sul, participam da disputa os municípios de Vacaria, Veranópolis e Nova Petrópolis.
 CAMPEONATO ABERTO CELSO SILVA SCHAIDHAUER
 O voleibol juvenil-adulto APAAVôlei/Prefeitura de Caxias do Sul/UCS joga neste domingo dia 30 em mais uma rodada do Campeonato Aberto Celso Silva Schaidhauer organizado pela Liga Caxiense de Voleibol. As partidas acontecem no ginásio da Marcopolo onde a equipe do técnico Giovani Brisotto enfrenta as 14 horas o CEEF e as 16h30 o Kolosh/IECLB de Nova Petrópolis
(Fonte: Jornal O Campeão)

CONVITE APAH/UCS/PREF. DE CAXIAS PARA A ESTREIA EM CASA

CONVITE APAH/UCS/PREF. DE CAXIAS PARA A ESTREIA EM CASA


FUTSAL, VÔLEI E RUGBY


  • Definições na Série Ouro

    ACBF e BGF já conhecem os adversários na próxima fase do Estadual de Futsal Série Ouro. No sábado, as duas equipes entraram em quadra pela última rodada da etapa classificatória. O time de Carlos Barbosa goleou a Afusca, em Cachoeirinha, por 6 a 1 e confirmou a segunda colocação. Já os bento-gonçalvenses perderam para a AGSL, em São Luiz Gonzaga, por 3 a 0, e ficaram em terceiro.

    A ACBF ainda realiza um jogo atrasado amanhã, contra a Alaf, em Carlos Barbosa, mas as posições ficarão inalteradas. As datas e horários das quartas de final serão definidas durante esta semana.
  • OS CONFRONTOS

    Atlântico (1º) x Sananduva (8º)

    ACBF (2º) x Assaf (7º)

    BGF (3º) x Alaf (6º)

    Assoeva (4º) x AGSL (5º)
  • Farrapos consegue feito inédito

    Uma vitória por 20 a 18 sobre o Rio Branco, em São Paulo, garantiu ao Farrapos, de Bento Gonçalves, a quinta colocação do Super 10, o Brasileiro da modalidade. Foi o melhor resultado de um clube gaúcho na disputa. Em 2011, os bento-gonçalvenses não passaram da primeira fase. Foi o primeiro triunfo do Farrapos sobre times paulistas.
  • Estrelas em Bento Gonçalves

    Os amantes do vôlei na Serra Gaúcha podem acompanhar hoje alguns dos principais jogadores do país. No amistoso entre RJX e Canoas, às 20h, no Ginásio Municipal, pelo menos oito atletas com passagens recentes pela seleção estarão em quadra. A expectativa é de casa cheia. Os ingressos, à venda no local da partida, custam R$ 20.

    (FONTE: JORNAL PIONEIRO)

APAH/UCS/PREF. DE CAXIAS E RECREIO DA JUVENTUDE NO ESTADUAL JUVENIL

domingo, 30 de setembro de 2012


Caxienses participaram da primeira fase do estadual juvenil de handebol

Com a vitória sobre a Associação Santarosense por 30 a 26, a APAHUCS/Pref. De Caxias, do técnico Rafael dos Santos (Brasa) segue empatado em pontos na segunda colocação do Campeonato Gaúcho Juvenil Masculino de Handebol com a equipe de Santa Rosa e o Recreio da Juventude. A liderança ficou com os donos da casa, o Margarida Lopes de Santa Maria. A fase final está marcada para os dias 14, 15 e 16 de dezembro em Santa Rosa.


APAH/UCS/Pref. de Caxias do técnico Rafael dos Santos



Campeonato Estadual e encontro entre os núcleos do GIGANTES são destaques

sexta-feira, 28 de setembro de 2012


ATLETAS DO PROJETO GIGANTES BASQUETE REÚNEM-SE NA UCS

No sábado (15) aconteceu nas dependências do Ginásio Poliesportivo da Universidade de Caxias do Sul o encontro entre os núcleos do projeto GIGANTES Basquete, que tem o financiamento da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer através do FUNDEL. Estiveram presentes cerca de 100 atletas que praticam o basquete no turno inverso das aulas oriundos das escolas Jardelino Ramos, São Vitor e Padre Antônio Vieira.
A ideia do projeto surgiu em decorrência da necessidade de ofertar basquete na periferia da cidade para aqueles que tem dificuldades de deslocamento até a UCS, proporcionando desta forma a disseminação do esporte a todos. Os alunos/atletas não tem nenhum custo para a prática, além disso o GIGANTES fornece todo o material pedagógico para as aulas.
Os jogos foram cercados de muita emoção e disputa pelas melhores jogadas. Cada escola foi representada por quatro equipes, sendo duas do naipe feminino e duas do naipe masculino. O objetivo principal dos idealizadores do projeto foi a integração entre os núcleos. No final do dia, cada participante recebeu uma medalha alusiva ao evento.


Cerca de 100 atletas oriundos do projeto GIGANTES do Basquete financiados pelo FUNDEL estiveram presentes na Universidade de Caxias do Sul.


Para o Presidente da Associação de Pais, Atletas e Colaboradores do Basquete (APACOBAS), Clair Martinelli, ações como estas mostram que é possível se fazer basquete de qualidade na nossa cidade, sem custo para meninos e meninas. Material humano tem, precisamos apenas proporcionar as condições necessárias para que possam praticar e se desenvolver no esporte, finaliza Martinelli.
O GIGANTES Basquete agradece a todos que colaboram com o projeto: Litoarte, Universally, Di Trento, UCS e FUNDEL.

Vontade, garra e determinação foram os ingredientes das partidas.


FOTO 3: Para os que ainda não conseguem alcançar o ponto mais alto de um jogo, o aro, o trabalho em equipe do GIGANTES mostra que é possível.

Campeonato Estadual Sub-17: com vitória pelo placar de 61 a 49, o GIGANTES volta a briga pela classificação aos Play-offs da categoria.

Em uma partida bastante movimentada, o GIGANTES / UCS / Pref. de Caxias do Sul bateu o Clube Juvenil pelo placar de 61 a 49. Jogando fora de casa, os meninos do GIGANTES iniciaram a partida demonstrando muito vigor físico, tanto defensivo quanto ofensivo e abriram uma larga vantagem de 20 pontos no primeiro tempo da partida. Já no segundo tempo de jogo, o Clube Juvenil melhorou sua postura defensiva conseguindo reduzir a diferença para apenas seis pontos faltando três minutos para o final do jogo. Mesmo pressionado pelo adversário, os GIGANTES voltaram a imprimir seu ritmo forte, dominando os rebotes defensivos e partindo com velocidade para o contra-ataque. Com a vitória, a equipe que conta com o financiamento do FUNDEL voltou a briga pela classificação aos play-offs do estadual.

Próximos compromissos

No sábado, dia 6, a equipe mini feminina do GIGANTES / UCS / Pref. de Caxias participará do 2º encontro de mini basquete na cidade de Porto Alegre, no ginásio da Sogipa. Já a equipe sub 17 viajará até as cidades de Novo Hamburgo e São Leopoldo para enfrentar as equipes do Ginástica e do Colégio Sinodal, respectivamente. O GIGANTES busca a classificação para os play-offs do campeonato estadual sub-17.  

(Fonte: Divulgação Gigantes da Serra / Crédito das fotos: Andre da Silva)

SERRA RUGBY NAS SEMIFINAIS DA COPA RS


SERRA RUGBY NAS SEMIFINAIS DA COPA RS




A equipe caxiense do Serra Rugby conquistou o segundo lugar no grupo vermelho da Copa RS e garantiu sua classificação para as semifinais.
A COPA RS é um torneio formativo, que acontece em duas edições anuais, chamados de Abertura e Fechamento. O primeiro torneio o SRC não participou por estar disputando a primeira divisão do Campeonato Gaúcho. Nesta segunda etapa a equipe do Serra está fazendo bonito e inclusive chegou a liderar o grupo vermelho. A Copa RS Fechamento possui 7 equipes disputando, divididas em dois grupos (Azul e Vermelho).
Com o segundo lugar no grupo vermelho, o SRC aguarda as partidas do próximo final de semana que decidem quem ficará com a liderança do grupo azul, e enfrentará a equipe de Caxias do Sul nas semifinais.
Confiantes depois do desempenho na fase de grupos, a equipe do SRC prepara-se para as semifinais que ocorrem em 06 de outubro. Os dois vencedores se enfrentam na final que estava prevista para 21 de outubro, mas que foi transferida e ainda não tem data definida pela Federação Gaúcha de Rugby,  pois a equipe do Serra, bem como outras duas gaúchas que estavam disputando a Copa RS disputam a etapa catarinense da Copa Anita Garibaldi, que reúne grandes clubes de Santa Catarina e Rio Grande do Sul e ocorrerá nos dias 21 e 22 de Outubro.
O desenvolvimento dos atletas tem financiamento da Prefeitura de Caxias do Sul, através do FUNDEL E SMEL.

CURIOSIDADES
O Serra Rugby Clube possui o recorde de público para uma demonstração de rugby 24.816 pessoas em 16 de agosto de 2009.
Teve 5 atletas convocados para a seleção gaúcha de rugby, uma atleta convocada para a seleção brasileira feminina de rugby e uma para a seleção gaúcha e 2 atletas convocados para a seleção brasileira sub-19.
O SRC possui escolinhas gratuitas para jovens de ambos os sexos de 10 aos 16 anos.
O atual técnico do SRC é o ex-jogador neozelandês Theo Bennet, que treino equipes na Austrália, Nova Zelândia e Estados Unidos.
O Serra Rugby disputa a primeira divisão do Campeonato Gaúcho, sendo um dos dois únicos clubes a disputar todas as edições do Campeonato Gaúcho

KICKBOXING, VÔLEI, SQUASH E FUTSAL


  • CAXIENSES NA RÚSSIA

    D ois atletas e uma árbitra caxienses seguirão hoje para a Rússia, onde participarão do World Cup Diamond Kickboxing - Wako, um campeonato mundial desse esporte. Adilson Facchin (C) lutará na modalidade full contact até 91 quilos. Felipe Gheno (D) competirá no mesmo estilo, mas na categoria até 71 quilos. Fernanda Pazini atuará na arbitragem. Os três são da Academia Fight Center.

    A competição ocorrerá de 3 a 7 de outubro, na cidade de Anapa. No ano passado, foram 24 países da Europa, África, Ásia e Oceania, num total de 860 atletas. A Federação Russa espera realizar um evento maior agora e destaca a presença dos brasileiros.

    O retorno do trio está previsto para o próximo dia 11. Em seguida, eles irão para Piraju (SP), onde participarão da Copa do Brasil.
  • Vôlei 

    A equipe infantil masculina APAAVôlei/Marcopolo/UCS disputa no domingo, no ginásio da Sociedade Ginástica, em Novo Hamburgo, a fase semifinal do Estadual. Além do grupo caxiense, do técnico Rodrigo dos Santos, estão na disputa os donos da casa da Ginástica e os porto-alegrenses do Grêmio Náutico União.


    Squash 
    Estão abertas as inscrições para o 43º Kviva Squash Open. O torneio será realizado nos dias 26 e 27 de outubro pela Kviva Academia Escola

    e contará pontos para o ranking sul-brasileiro.

    Futsal 
    A Associação Atlética Veranópolis sedia no fim de semana um dos quadrangulares da segunda fase do Estadual Sub-17. Os jogos começam às 13h30min de sábado, no ginásio da Femaçã, com times de Caxias, Cruz Alta e Rio Grande.

BRISA OPEN DE TÊNIS

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

BRISA OPEN DE TÊNIS

CAMPEONATO GAÚCHO JUVENIL MASCULINO INICIA NESTE FINAL DE SEMANA

APAH/UCS/PREF. DE CAXIAS E RECREIO DA JUVENTUDE ESTREIAM NO ESTADUAL JUVENIL

NESTE FINAL DE SEMANA COMEÇA O CAMPEONATO GAÚCHO DE HANDEBOL JUVENIL MASCULINO EM SANTA MARIA. A SERRA TERÁ DOIS REPRESENTANTES: O RECREIO DA JUVENTUDE E A APAH/UCS/PREF. DE CAXIAS.
OS JOGOS SERÃO REALIZADOS NO SEST/SENAT SANTA MARIA E INICIAM NA MANHÃ DE SÁBADO ÀS 9:30H COM RJ X ASSOCIAÇÃO SANTA ROSENSE, SEGUIDO DE APAH/UCS/PREF. DE CAXIAS X MARGARIDA LOPES/ULBRA DE SANTA MARIA. 
EM 2011, O MARGARIDA LOPES/ULBRA DE SANTA MARIA FOI O CAMPEÃO E A ASSOCIAÇÃO SANTAROSENSE O VICE. DUAS JOGOS FORTÍSSIMOS LOGO DE CARA PARA AS EQUIPES CAXIENSES.
PARA O TÉCNICO DA APAH/UCS/PREF. DE CAXIAS, RAFAEL DOS SANTOS (BRASA), OS ATUAIS CAMPEÕES SÃO OS FAVORITOS E VÊ SUA EQUIPE CORRENDO POR FORA NA BUSCA PELO TÍTULO. "NOSSO JUVENIL É A BASE DA EQUIPE QUE FOI VICE-CAMPEÃ ADULTA EM 2011 E TREINA JUNTO COM AS MENINAS QUE JOGAM A LIGA NACIONAL. ESPERO QUE ESSA EXPERIÊNCIA FAÇA A DIFERENÇA. O RECREIO DA JUVENTUDE É UM CLUBE MUITO TRADICIONAL NO HANDEBOL GAÚCHO, E NUNCA DESCARTA-SE COMO UM DOS CANDIDATOS AO TÍTULO", SALIENTA RAFAEL.

Data: 29/09/2012 Sábado Manha SEST/SENAT
J
H
Equipe
Result.
Equipe
01
09h30
ASSOCIAÇÃO SANTAROSENSE

X

RECREIO DA JUVENTUDE
02
11h
MARGARIDA LOPES/CMSM/ULBRA SM

X

APAH/UCS/CAXIAS
Data: 29/09/2012 Sábado Tarde SEST/SENAT
03
19h
ASSOCIAÇÃO SANTAROSENSE

X

APAH/UCS/CAXIAS
04
20h 30
MARGARIDA LOPES/CMSM/ULBRA SM

X

RECREIO DA JUVENTUDE
Data: 30/09/2011 domingo Manhã LOCAL FARREZÃO
05
09h
RECREIO DA JUVENTUDE

x

APAH/UCS/CAXIAS
06
10h30
MARGARIDA LOPES/CMSM/ULBRA SM

x

ASSOCIAÇÃO SANTAROSENSE

EQUIPE DO TÉCNICO RAFAEL DOS SANTOS CORRE POR FORA NA BUSCA PELO TÍTULO

APAH/UCS/PREF. DE CAXIAS TREINA JUNTO COM A EQUIPE FEMININA QUE JOGA A LIGA NACIONAL

JULIANO CARDOSO (E) E EDUARDO FONSECA (D) DIRIGEM O HANDEBOL MULTI CAMPEÃO DO RECREIO DA JUVENTUDE

MARGARIDA LOPES/CMSM/ULBRA, DO TÉCNICO JORGE FERNANDES, É O ATUAL CAMPEÃO NA CATEGORIA

A força do futsal caxiense nos anos 80 e 90

quarta-feira, 26 de setembro de 2012


A força do futsal caxiense nos anos 80 e 90

por  |

.


Grandes técnicos, administração sólida e boa estrutura. Para o profissional de educação física Ednei Torresini, estes foram os pontos chaves que fizeram da Associação Atlética Enxuta um dos nomes do futsal brasileiro.
O time caxiense destacou-se na história do futebol de salão entre as décadas de 80 e 90, quando foi tricampeão da Taça Brasil de Futsal e pentacampeão do Campeonato Gaúcho de Futsal. Torresini jogou na Enxuta entre os anos de 1986 e 1993, da categoria fraldinha até a infantil.
“Presenciei os vários momentos da Enxuta, para mim, eternos momentos. Ainda tenho em casa a camiseta com a qual fomos campeões gaúchos em 1991, contra o Brilhante de Pelotas, em Porto Alegre”, empolga-se o profissional que viu jogar nomes como Babau, Morruga, Ortiz, Jorginho, Bagé, Choco, entre jogadores de seleção brasileira.
“Enxuta, para mim, está no meu sangue”, sentencia.

O time que surgiu em 1985 como Triches, formado basicamente por funcionários da empresa caxiense, foi se profissionalizando até virar referência. É o que conta o também profissional de educação física e proprietário da escola de futsal D’Itália, Enio Luiz Ferreira de Aguiar, que foi técnico de Ednei e acompanhou toda a trajetória da Enxuta.
“O time foi criado para disputar os jogos do Sesi e começou dentro da Triches, que era a empresa detentora da marca Enxuta. No início, a maioria dos atletas eram funcionários da empresa. Depois foi crescendo, o dono da empresa viu que era uma oportunidade de divulgar a marca. Em 86, mudou de nome, alguns funcionários continuaram no time, entraram alguns expoentes do futebol de salão da cidade na e foi agregando devagar atletas do Estado, em seguida vieram técnicos do Rio de Janeiro, Santa Catarina, e aí só começou a deslanchar”, lembra.
O primeiro título estadual veio em 1986, quando ainda era Triches, em uma vitória sobre o Grêmio. Nos dois anos seguintes, a equipe, já com o nome de Enxuta, venceu Grêmio e Internacional, respectivamente. Em 1993, 1994 e 1995 enfileirou mais 3 campeonatos gaúchos, sobre o Itaqui, o Perdição e o Lagoense.
“Foi realmente um marco a nível de esporte na cidade. O ginásio estava sempre lotado. Em 1993 enchemos 15 ônibus para torcer pela Enxuta em Itaqui, era realmente muito importante para a cidade na época”, garante Aguiar.
Torresini relembra com carinho a final da Taça Brasil de Futsal de 1996, terceiro título nacional da equipe, sobre o Vasco da Gama (o primeiro foi em 1989, contra o Bradesco e o segundo em 1995, contra o Natal).
“Lembro muito bem da final inédita, disputada no Pereirão lotado. A cidade parava para ver os jogos da Enxuta, jornais da época destacavam o elenco do time. Senti muito quando ocorreu a extinção, chorei e não acreditava no que estava acontecendo. Mas, de outro lado, sinto orgulho de ter presenciado toda época áurea da Enxuta”, emociona-se.
Paixão compartilhada, Aguiar defende que a equipe foi fundamental para o futsal, ultrapassando as barreiras municipais.
“Temos equipes do futebol de salão cuja metodologia de trabalho teve o pontapé inicial em Caxias. Até hoje, embora não exista mais a empresa nem a equipe, a influência foi importante para o desenvolvimento do futsal na região e no Estado, para não ir muito além, tanto que muitos profissionais que passaram pela Enxuta continuam trabalhando com futsal hoje”, conta, lembrando nomes como Paulinho Sananduva, Fininho e Manoel Tobias, para citar alguns.

FONTE: O CAXIENSE

FUTEBOL AMERICANO: POLÊMICA NA ARBITRAGEM


Polêmica na arbitragem


Seattle – Não é apenas no Brasil que problemas com arbitragem geram polêmica. Na NFL, liga de futebol americano dos EUA, os árbitros profissionais entraram em greve por aumento salarial. Enquanto as negociações não chegam ao fim, a liga decidiu colocar substitutos, juízes de ligas colegiais e universitárias.

Segunda-feira, um erro decidiu a partida entre Seattle Seahawks e Green Bay Packers. No último lance, já com o cronômetro zerado, os árbitros consideraram que Golden Tate, do Seahawks, recebeu a bola na zona final e fez o touchdown da vitória de sua equipe. Replays mostravam que o lance foi irregular.


(FONTE: JORNAL PIONEIRO)


ÁRBITROS VALIDAM TOUCHDOWN POLÊMICO

Em uma noite de segunda-feira com poucas jogadas ofensivas, os árbitros substitutos foram novamente as grandes estrelas da NFL. Uma polêmica validação de touchdown no último lance de jogo garantiu a vitória do Seattle Seahawks sobre o Green Bay Packer por 14 a 12 no CenturyLink Field.
Os primeiros 30 minutos de jogo foram todo da defesa de Seattle. Com Aaron Rodgers, quarterback dos Packers, pouco protegido, os Seahawks conseguiram oito sacks no primeiro tempo, com pelo menos um em todas as campanhas ofensivas dos rivais. O ataque não mostrou o mesmo brilho, mas teve bons momentos, como o passe de Russell Wilson para Golden Tate, que garantiu a liderança dos donos da casa por 7 a 0 quando as equipes foram ao vestiário.
Os Packers acordaram no terceiro quarto, mostrando um pouco mais do dinâmico ataque que conquistou a melhor campanha da liga na última temporada, conseguindo dois field goals no terceiro quarto e um touchdown no último. Para evitar que o time de Seattle tivesse a chance de virar, Rodgers tentou a conversão de dois pontos, mas errou o passe na end zone, deixando a partida em 12 a 7.
E a conversão faria falta no final. Wilson conseguiu carregar a equipe até a linha de 24 jardas na última campanha dos donos da casa. Sem tempo para mais, foi obrigado a recorrer ao hail mary, o passe longo para a end zone.
Melvin Jennings, safety dos Packers, segurou a bola, com Golden Tate, que já havia empurrado um marcador, tocando nela um pouco depois. Os árbitros interpretaram que os dois jogadores seguraram a bola ao mesmo tempo, o que caracteriza vantagem para o ataque pelas regras do futebol americano, dando a vitória para os Seahawks e levando o time de Wisconsin ao desespero.
Com o resultado, o time de Seattle soma a segunda vitória na temporada, enquanto o Green Bay conhece a segunda derrota. Os Packer tentam se recuperar em casa contra o New Orleans Saints na próxima rodada, enquanto os Seahawks viajam até St. Louis para enfrentar os Rams. Ambos jogos serão disputados no próximo domingo.
Árbitros validam polêmico touchdown, e Seahawks batem Packers. Foto: Getty Images

VÔLEI, SÃO SILVESTRE E CONVÊNIO DO RJ


  • São Silvestre

    As inscrições para a Corrida Internacional de São Silvestre estão abertas. A expectativa da organização é que 25 mil corredores participem da 88ª edição, no dia 31 de dezembro. O site oficial da prova (www.saosilvestre.com.br) recebe as inscrições, que custam R$ 120. O prazo é até dia 30 de novembro.
  • RJ obtém verba

    O Recreio da Juventude assinou ontem dois convênios com a Secretaria Estadual de Esporte e Lazer para receber uma verba de R$ 39 mil. Esse valor, que virá do Fundergs, será dividido: uma parte ajudará na disputa do Brasileiro de Clubes de Handebol, em Vitória (ES), de 5 a 9 de novembro, com as equipes masculina e feminina (R$ 19.602). Os restantes R$ 19.820 serão usados no Brasileiro Master de Vôlei, de 9 a 13 de novembro, em Saquarema (RJ). Cerca de 80 pessoas, entre atletas e comissões técnicas, representarão o RJ nessas competições.

    Participaram da solenidade de assinatura dos acordos o secretário estadual de Esporte e Lazer, Kalil Sehbe, o presidente do RJ, Ademir Somavilla, e o vice Carlos Alberto Tedesco.
  • Time infanto campeão

    A equipe infanto masculina APAAVôlei/Marcopolo/UCS em conjunto com o Colégio Sinodal conquistou o título da 3ª Copa Asics, realizada na Sogipa, em Porto Alegre. Além do grupo do técnico Giovani Brisotto participaram o Centro Olímpico de São Paulo, Sogipa e GN União, da Capital, Kolosh/IECLB, de Nova Petrópolis, e NH/Comusa, de Novo Hamburgo. Franco Slomp Drago e Henrique Adami foram o melhor bloqueio e melhor levantador.

    FONTE: JORNAL PIONEIRO

Jarico embarca para treinar equipe chinesa de futsal

terça-feira, 25 de setembro de 2012


Jarico embarca para treinar equipe chinesa de futsal

Zhuhai Ming é o destino do técnico que se projetou em Caxias


Jarico embarca para treinar equipe chinesa de futsal Ricardo Wolffenbüttel, BD/
Técnico vai encontrar um ambiente bem diferente do que está acostumadoFoto: Ricardo Wolffenbüttel, BD




















O técnico Jari da Rocha, o Jarico, está partindo para o maior desafio da carreira. Na tarde de segunda-feira, ele iniciou viagem para a China, onde treinará o Zhuhai Ming, da cidade de Zhuhai. No final deste mês deve começar o primeiro campeonato da liga chinesa de futsal. 

As negociações vinham ocorrendo há algum tempo, mas ganharam força há alguns dias. Jarico tinha um jogo importante no final de semana com o Tapera, que venceu e abriu o caminho para se manter na Série Ouro. Assim, conseguiu a liberação. 

(FONTE: PIONEIRO ONLINE)

FUTSAL E RÚSTICA


  • BGF derruba invicto

    Com o gol do goleiro-linha Valmir a 19 segundos do final da partida, o Bento Gonçalves Futsal (BGF) derrotou o Atlântico de Erechim, sábado, por 2 a 1. Assim foi quebrada a invencibilidade do adversário, o único que não havia perdido no Estadual de Futsal Série Ouro.

    Com a vitória, o BGF encaminhou a terceira colocação na fase de classificação. No sábado, a equipe joga em São Luiz Gonzaga.
  • Prova em Santa Lúcia

    No próximo sábado ocorre a Rústica Rural 2012, no distrito caxiense de Santa Lúcia do Piaí. A prova principal terá 5,8 mil metros, a minirrústica 2,2 mil, e a Per Bambini, para atletas com menos de nove anos, 300 e 200 metros. Inscrições na Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SMEL) e na EMEF Santa Lúcia, local da largada e chegada. A prova principal começa às 15h30min.
    FONTE: JORNAL PIONEIRO

ESPORTE NA ESCOLA: FUTEBOL E HÓQUEI


  • Esporte na escola

    - Futebol – A EMEF Angelina Sassi Comandulli conquistou ontem a categoria infantil do futebol feminino dos Jogos Escolares Professor Luiz César dos Santos. Na decisão, as meninas treinadas pela professora Eliane Bianchi venceram a Escola Villa Lobos por 4 a 0. Os jogos foram no Estádio Municipal.

    - Hóquei _ A EMEF Fioravante Webber teve boa participação no 1º Torneio Estadual Feminino de Hóquei Indoor, realizado em Porto Alegre. A equipe sub-14 foi campeã e a adulta ficou em terceiro lugar. Participaram também AABB de Porto Alegre, EMEF Vila Nova de Igrejinha e AABB de São Leopoldo.
  • Angelina Sassi ganha etapa

    A EMEF Angelina Sassi Comandulli conquistou a fase caxiense do Garoto Bom de Bola no masculino. Treinado pela professora de educação física Eliane Bianchi (de camisa branca), o grupo superou 10 adversários na etapa, realizada na metade do mês, no Estádio Municipal.

    No feminino, a EMEF Santa Lúcia conquistou o título, contra três equipes. A fase regional será dia 6 de novembro, em Flores da Cunha.
    Fonte: Jornal Pioneiro

 
Support : Creating Website | Johny Template | Mas Template
Copyright © 2011. Esportes na Serra Gaúcha - All Rights Reserved
Template Created by Creating Website Inspired by Sportapolis Shape5.com
Proudly powered by Blogger