Caxias do Sul - RS - Brasil

FUTEBOL AMERICANO EM ASCENSÃO NA SERRA

sábado, 10 de novembro de 2012


Gladiadores da Serra

Caxias do Sul – Nove meses se passaram. No dia 11 de fevereiro, um grupo de amigos, fãs do futebol americano, iniciavam um projeto que tinha por objetivo a formação da primeira equipe da modalidade na Serra Gaúcha. Neste domingo, 11 de novembro, o Caxias Gladiators estreia em um amistoso contra o Santa Maria Soldiers, às 15h, na inauguração do Estádio Municipal de Ijuí.

O confronto marca o primeiro passo de um grande sonho. E que começa a ganhar contornos cada vez mais reais com o passar dos meses. Depois de um início com inúmeras dificuldades, que incluíam a falta de um campo para treinamentos, o time se estruturou, além de agregar parceiros e apoiadores com a finalidade de proporcionar aos atletas e à comissão técnica as condições necessárias para a prática do esporte.

– Buscamos estruturar de fora para dentro. Além disso, todos os atletas abraçaram o projeto. Dificilmente alguém falta em um treino. A cidade também tem aderido a nossa ideia – explica Ângelo Coffy, presidente e técnico do time.

Mesmo que todos os jogadores sigam trabalhando ou estudando, a ideia do Caxias Gladiators é chegar a um nível próximo do profissionalismo. Prova disso é o anúncio realizado sexta-feira em um jantar do clube. Por meio de um dos parceiros do time, a Life Saúde, todos os atletas terão planos de saúde e seguro de vida gratuitos.

O grupo do Caxias Gladiators conta atualmente com 85 atletas, a grande maioria de Caxias do Sul. Destes, 45 viajam para Ijuí neste sábado. No domingo pela manhã, um ônibus com amigos e familiares também parte para acompanhar o confronto.

Para a próxima temporada, o objetivo é voar mais alto. No primeiro semestre, a equipe deve disputar o Estadual e depois participar do Campeonato Brasileiro de futebol americano. Segundo Coffy, os treinos serão ainda mais intensos, para que o grupo consiga jogar entre os melhores do país:

– Vamos buscar patrocinadores e os nossos objetivos. O time está estruturado.

No início, a adesão surpreendeu os organizadores. Agora, o objetivo é crescer aos poucos. Para quem se interessar, os gladiadores da Serra treinam aos domingos, das 9h às 12h, no campo do Serrano, em Caxias do Sul. Para acompanhar todas as informações do clube, acesse www.caxiasgladiators.com.

mauricio.reolon@pioneiro.com

O futebol americano surgiu do rúgbi.
 Porém, existem muitas diferenças nas modalidades.
Conheça algumas delas:
- O número de jogadores: no rúgbi são 15 em cada
 equipe na modalidade olímpica.
 No futebol americano A, 11 de cada lado.
- A dinâmica: o futebol americano para ao término
 de cada jogada.O rúgbi é um jogo contínuo.
 O tackle, que ocorre quando um jogador derruba o adversário,
é permitido em ambos os esportes, mas no rúgbi, o jogo continua.
 A regra apenas prevê que o atleta solte a bola.
- Bola para a frente: no futebol americano,
o jogador pode lançar a bola para a frente com as mãos uma vez,
 desde que ele não tenha ultrapassado a linha de scrimmage
 (linha onde estava a bola no início da jogada).
 No rúgbi, o passe para a frente é permitido apenas com os pés,
 para passes laterais e para trás é que se
 utilizam as mãos. Passes laterais e para trás são permitidos em
ambos os esportes.
- Equipamento: outra diferença visível é o uso de equipamentos.
 No rúgbi, é permitido, mas não obrigatório, o uso de proteções
 flexíveis. No caso do futebol americano,
 o uso de equipamentos de proteção é obrigatório.
 O equipamento básico de proteção do futebol americano
 é composto por capacete,
ombreiras (pad), proteções de coxa, joelho e bacia.
- Tempo de jogo: o rúgbi é disputado em dois tempos de
40 minutos, com intervalo de 5 minutos.
O jogo tem ação contínua. Já o futebol americano é
 disputado em quatro períodos de 15 minutos,
 com intervalos variados, sem a mesma continuidade.

Jogo de tática e estratégia

A questão tática e a estratégia são o que mais chamam a atenção no futebol americano. O jogo consiste em uma série de jogadas rápidas, de curta duração. A possibilidade de substituições a cada lance abre espaço para a surpresa, para a jogada inusitada. Cada atleta tem uma tarefa específica e a execução dela é fundamental para o sucesso do grupo.

A partida tem duração de 60 minutos, divididos em quatro períodos. O chute inicial (kickoff) é a jogada especial usada para começar o primeiro e terceiro período e também para reiniciar a partida após a marcação de pontos.

Pontuação – O principal objetivo do jogo é a conquista do touchdown, que ocorre quando o time consegue chegar à área de fundo do adversário (endzone) com a posse de bola, garantindo seis pontos.




Modalidade em ascensão

O crescimento do futebol americano no Brasil está diretamente relacionado com a maior visibilidade que a modalidade ganhou nos últimos anos. A transmissão efetiva de mais jogos da NFL, a famosa liga norte-americana, no país aumentou o número de fãs e apreciadores do esporte. Além dos canais fechados ESPN e Bandsports, o Esporte Interativo também transmite.

Neste ano, o Campeonato Brasileiro, que está em andamento, mostra em números a evolução no país: são 34 times, de 25 cidades e 15 estados. O Paraná é o que possui mais representantes: sete. Do Rio Grande do Sul jogam Porto Alegre Pumpkins (atual campeão gaúcho), Santa Cruz Chacais e Santa Maria Soldiers, que levam o nome de suas cidades.

No Campeonato Gaúcho, além das três equipes do nacional, o Porto Alegre Bulls também participou. Na próxima temporada, Caxias do Sul terá seu representante nas duas competições. O Caxias Gladiators já está filiado à Associação de Futebol Americano do Brasil (AFAB).

TOM BRADY (E), MARIDO DA MODELO GISELE BÜNDCHEN, É CONSIDERADO UM DOS MELHORES JOGADORES DE TODOS OS TEMPOS.
Share this article :

0 comentários:

Speak up your mind

Tell us what you're thinking... !

 
Support : Creating Website | Johny Template | Mas Template
Copyright © 2011. Esportes na Serra Gaúcha - All Rights Reserved
Template Created by Creating Website Inspired by Sportapolis Shape5.com
Proudly powered by Blogger