Caxias do Sul - RS - Brasil

Osteoporose: Atividade física previne a doença

quinta-feira, 22 de novembro de 2012


Osteoporose: Atividade física previne a doença

Após a criação das academias de saúde, houve redução de 83% na utilização de medicamentos

Brasília Na véspera do Dia Mundial de Combate à Osteoporose, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, destacou ontem a atividade física como uma das principais formas de combate à doença. Segundo ele, o Programa Academias da Saúde, que destina dinheiro para compra de equipamentos públicos de atividade física, é a principal ação do Ministério de prevenção da enfermidade no País.
Criado em 2011 pela portaria número 719, o programa visa instalar quatro mil unidades da Academia da Saúde até 2014. Serão atendidos os municípios com mais de 100 mil habitantes. Os municípios menores seguirão critérios alinhados com o Programa Brasil Sem Miséria, segundo informações no Portal Saúde, do Ministério da Saúde.
O exercício físico auxilia a renovação celular dos ossos, tornando-os mais fortes e menos suscetíveis a fraturas. O ministro afirmou que desde a implantação do programa, houve "uma redução em 83% no uso de medicamentos para hipertensão e diabetes e em 32% de antidepressivos", nos municípios onde funcionam as academias.
Causas
A osteoporose é uma doença crônica causada pela diminuição de cálcio nos ossos, tornando-os enfraquecidos e predispostos a fraturas. Estimativa da Sociedade Brasileira de Osteoporose aponta que há cerca de 10 milhões de pessoas com a doença, no País.
A coordenadora de Saúde da Pessoa Idosa do Ministério da Saúde, Cristina Hoffman, ressalta a necessidade do cuidado prévio. "É importante lembrar que a prevenção da osteoporose deve ser iniciada ainda na infância, já que é nesta fase que o indivíduo ganha estatura, fortifica seu esqueleto e adquire o máximo de massa óssea possível", observa.
No Brasil, apesar de serem poucos os estudos epidemiológicos, a Sociedade Brasileira de Osteoporose estima que 25% das mulheres na pós-menopausa e 15% dos homens acima de 50 anos sejam portadores da doença.
Levantamentos apontam a ocorrência de 1,6 milhão de fraturas por causa da osteoporose por ano: 200 mil do quadril, 600 mil vertebrais e um milhão de punho. A cada ano, o Sistema Único de Saúde (SUS) tem gastos crescentes com tratamentos de fraturas em pessoas idosas. Em 2009, foram R$ 57,61 milhões com internações e R$ 24,77 milhões com medicamentos para tratamento da osteoporose. Entre os principais fatores de risco para osteoporose estão a historia familiar de fratura, raça branca de baixa estatura e peso, sexo feminino, idosos acima de 65 anos de ambos os sexos. Tabagismo, alcoolismo, sedentarismo, menopausa precoce, baixa ingestão de cálcio, alta ingestão de sódio, alta ingestão de proteína animal, uso de medicamentos e alta dose de hormônio tiroidiano também ampliam o risco.
Ações
Hoje, Dia Mundial de Luta contra a Osteoporose, a Secretaria de Saúde do Distrito Federal - com apoio do Ministério da Saúde - coordenará ações focadas na prevenção da doença com atividade física e informações sobre nutrição. A programação inclui apresentações de dança senior, tai chi chuan, bombeiro mirim, bombeiro amigo, capoterapia e algumas outras atividades elaboradas pelo Conselho de Educação Física.
SAIBA MAIS
Praticar atividades físicas pelo menos três vezes por semana, com orientação de um profissional capacitado;
Pegar sol antes das 10h ou após as 16h por, no mínimo, 15 minutos ao dia, sem filtro solar;
Consumir alimentos que sejam ricos em cálcio;
Evitar fumo e álcool;
Evitar tomar café expresso;
As mulheres, ao chegarem à menopausa, devem procurar orientação médica para iniciarem a prevenção
Fonte: Ministério da Saúde 
Share this article :

0 comentários:

Speak up your mind

Tell us what you're thinking... !

 
Support : Creating Website | Johny Template | Mas Template
Copyright © 2011. Esportes na Serra Gaúcha - All Rights Reserved
Template Created by Creating Website Inspired by Sportapolis Shape5.com
Proudly powered by Blogger