WASHINGTON FALA SOBRE O RUMO DO ESPORTE CAXIENSE
Caxias do Sul – A rotina de Washington Stecanela Cerqueira mudou radicalmente. Tanto que ele até diz que sentiu nos últimos dias ainda mais saudades da época em que era jogador. Um pouco de verdade, um pouco de brincadeira. É que o ex-jogador, vereador mais votado nas últimas eleições, ainda está se adaptando ao cargo de secretário municipal de Esporte e Lazer.
No seu plano de trabalho, o ex-atleta espera tirar crianças das ruas, iniciar a construção de um ginásio municipal, trazer de volta alguns dos esportes de alto rendimento, ajudar a dupla Ca-Ju e, principalmente, fazer com que uma seleção escolha a cidade como centro de treinamento para a Copa do Mundo de 2014.
Aliás, quando o assunto é o Mundial, os olhos do centroavante brilham mais. A confiança é do mesmo tamanho do desafio. O ano de 2013 será fundamental para que o sonho se torne realidade.
– Temos muito trabalho pela frente. Reuniões, visitações. Precisamos vender, mostrar nossa cidade. Agora, a pré-temporada já acabou – brinca, em alusão à preparação no futebol.
Com a agenda cheia e inúmeros objetivos a serem cumpridos, Washington atendeu ao Pioneiro em sua sala, ainda improvisada, na Smel. Depois, durante as fotos no Estádio Municipal, foi abordado diversas vezes por fãs em busca de autógrafos e registros com ele. Atencioso, brincou e disse que eram aqueles momentos que o faziam mais feliz quando atleta.
O Coração Valente continua brilhando fora das quatro linhas. É um ídolo pelo que fez até aqui. Só que o desafio agora é outro e ele quer ajudar a cidade que o acolheu. O desafio está lançado e Washington espera marcar mais alguns gols de placa.
A nova realidade
Tem sido bastante corrido. A Secretaria de Esporte e Lazer é um pouco diferente das outras porque não para. Nos finais de semana temos sempre eventos. É muito trabalho. Estamos procurando entender como a secretaria funciona e determinando algumas coisas.
A equipe de trabalho
Já tenho a equipe montada, com pessoas de confiança. O Junior (ex-goleiro) é o diretor do gabinete. O Rafael (Baungarten, ex-lateral) é o diretor geral. Ele tem a formação de educação física e a experiência para nos ajudar. O Gabriel Citton, presidente do Conselho Municipal do Desporto (CMD), trabalha como diretor técnico, é o contato mais direto com os esportes amadores. O Fernando Caberlon trabalhará no marketing e na captação de recursos e verbas de leis estaduais e federais.
Alto rendimento
Queremos trazer de volta o alto rendimento para Caxias. É necessário que isso aconteça. As empresas precisam abraçar mais essa causa. Se fala muito da questão da cultura do esporte na cidade, mas não vejo só por isso. A ideia não abrange só o esporte em si, mas a saúde, a cultura, favorece a comunidade. Temos a Lei de Incentivo ao Esporte do Rio Grande do Sul e precisamos buscar esse incentivo, convencer as empresas para colocar as equipes de volta.
Dupla Ca-Ju
Também estamos montando um projeto para apoiar a dupla Ca-Ju. É uma situação que já está em andamento. É algo que quero muito. Ajudar os dois times. Não só porque vim do futebol, mas acredito que dá para se trabalhar algo para a dupla. Com uma cidade com a força econômica de Caxias do Sul, ter clubes nesta situação, nas séries C e D, é algo inadmissível. É constrangedor perante a outras cidades muito menores que têm clubes na Série B, por exemplo. Santa Catarina é o exemplo mais claro. Fizemos contatos com os dois clubes e estamos tentando melhorar esse projeto para logo sair do papel e correr atrás dos subsídios. O que mais atinge a dupla é realmente a questão financeira.
A experiência no futebol
Com certeza ajuda. Tenho uma história de 20 anos no futebol. Mesmo sendo especificamente de uma modalidade, a gente conhece o esporte. Aquilo que eu vivi, das experiências, das dificuldades que tive de superar, da formação de um atleta e das necessidades para que isso ocorra.
Grandes eventos
Estamos em negociação com algumas empresas de fora para acertar uma parceria e trazer eventos esportivos para a cidade. Não está fechado, mas é algo encaminhado. Precisamos trazer competições de grande porte, os ídolos do esporte para jogarem aqui. Mostrar para as empresas daqui que o esporte local tem força e público. É uma situação que precisa ter continuidade. Precisamos ter essa condição, ser uma coisa natural. Era assim quando tinha o vôlei, quando o Juventude estava na Série A. Os principais atletas do país passavam por Caxias.
Questão social
É prioridade. Desejo fazer um trabalho forte nessa questão. Estava no meu projeto de governo e quero executar isso. A ideia é implantar núcleos nos bairros mais carentes. Já estamos fazendo um levantamento de todos os campos e quadras do município. A partir desse levantamento vou listar alguns locais e fazer escolinhas para atender crianças que não tenham condições de estar em um local como esse. Se formar algum atleta, nossa, vou dar pulos de alegria. Mas o principal é formar cidadãos. É um trabalho demorado, mas que vai trazer resultados.
Copa de 2014
Ninguém na cidade ainda entendeu a relevância da Copa do Mundo. Será muito importante para o crescimento da cidade, economicamente, em todos os aspectos. As empresas vão ganhar, as pessoas também. Vivi de perto essa experiência no Japão. Trazer qualquer seleção para Caxias do Sul é minha grande missão. É uma possibilidade que deixaria um legado enorme, se bem aproveitado. A cidade ganharia muito.
Na segunda-feira teremos uma reunião para definir algumas coisas. O comitê local passará a ser conduzido pela Smel e vamos intensificar o trabalho. Nas reuniões, vamos buscar definições mais diretas. É claro que continuaremos precisando do apoio dos empresários, da CIC, CDL e demais instituições, porque o trabalho é pela cidade.
Visitas e viagens
Este é o ano para se pensar na Copa de 2014. Precisamos agora é vender e mostrar a cidade. Essa é uma situação que não poderemos poupar dinheiro. Neste caso, não é gasto, mas investimento. Nos próximos meses vamos realizar visitações para alguns locais que temos contatos. Receber uma seleção de grande porte seria fantástico. Também precisamos receber bem as federações que optarem por conhecer Caxias.
Ginásio Municipal
É o grande legado que espero deixar para a cidade. Quero sair com, pelo menos, as obras iniciadas. Está no nosso planejamento e teremos muito carinho com o projeto. O ginásio multiuso é fundamental para o desenvolvimento do esporte.
0 comentários:
Speak up your mind
Tell us what you're thinking... !