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CURIOSIDADES: ASICS, “Anima Sana In Corpore Sano”

terça-feira, 28 de janeiro de 2014

CURIOSIDADES: ASICS, “Anima Sana In Corpore Sano”


Seus tênis são os preferidos dos aficionados por esportes. Quer seja em uma competição profissional ou em uma corridinha matinal para manter a forma física os avançados calçados esportivos da marca ASICS são vistos em abundâncias nos pés de quem realmente é louco por esporte, oferecendo harmonia para o corpo e a alma.
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A história
A história começou no dia 1 de setembro de 1949, quando o senhor Kihachiro Onitsuka fundou sua empresa de calçados esportivos com o nome Onitsuka Co., produzindo tênis para basquete na sala de estar da sua casa na cidade de Kobe no Japão. Os primeiros tênis de basquete tinham a cara de um tigre desenhado no arco do pé, que acabou se tornando uma marca registrada da nova empresa. Nessa época os produtos eram comercializados com a marca Onitsuka Tiger. Em 1951, uma idéia brilhante fez o sucesso bater na porta de Onitsuka. A inspiração de um novo tênis de solado com referência nas ventosas de um polvo trouxe-lhe a conquista de 50% do mercado japonês. Em 1953 um trabalho em conjunto com maratonista Tooru Terasaw resultou em um tênis que não desenvolvia bolhas nos pés; e em 1957 o corredor Abebe Bikila, conhecido por correr sempre descalço começou a utilizar os calçados Onitsuka Tiger e já em sua primeira corrida com o trouxe a vitória e o conseqüentemente um enorme aumento de visibilidade para a jovem marca japonesa. Era o início da diversificação de produtos da empresa e a estreita relação com o atletismo e as corridas. Nos anos seguintes, foram introduzidos calçados para novas modalidades esportivas como vôlei e corridas longas, especialmente maratonas, e a primeira fábrica da empresa foi inaugurada.
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Em 1964, Phil Knight e Bill Bowerman fundaram a Blue Ribbon Sports, primeira distribuidora dos tênis Onitsuka Tiger no território americano. Em 1971, esse contrato seria encerrado e a empresa se transformaria na NIKE. Em 1966, com a explosão do futebol no Japão, a empresa resolveu lançar sua primeira chuteira para a prática do esporte. Apesar da diversificação de produtos para outras práticas esportivas, a marca começava a dominar o segmento de materiais para atletismo e corrida. No começo dos anos 70, aproximadamente 70% dos principais corredores mundiais utilizavam tênis ASICS. Pouco depois a empresa estabeleceu sua primeira subsidiária no continente europeu, localizada na Alemanha. Nesta época a empresa havia crescido bastante, e passou então a fabricar não somente calçados esportivos como também roupas e acessórios.
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Em 21 de julho de 1977 a empresa se fundiu com a GTO e a JELENK para constituir oficialmente a ASICS CORPORATION, formada agora por sete grandes unidades fabris. O nome ASICS foi baseado no famoso ditado em latim “Anima Sana In Corpore Sano”, que quando traduzido expressa o antigo ideal “Mente sã, corpo são” (A Sound Mind In a Sound Body). Formando o acrônimo dessa frase, a ASICS foi fundada a partir da crença de que a melhor forma de criar um estilo de vida saudável e feliz é promover saúde e condicionamento físico totais. Nesse mesmo ano, os produtos ASICS foram introduzidos nos Estados Unidos trazendo com eles uma história de desempenho atlético e avanços tecnológicos, filosofia que permanece verdadeira e fiel até os dias de hoje.
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Na década de 80, o lançamento do sistema ASICS GEL revolucionou a linha de produtos da empresa, que contava agora com uma tecnologia avançada, para absorção de choque e impacto. Na década seguinte a ASICS teve um forte crescimento no mercado internacional, especialmente na França, Itália, Reino Unido (onde forneceu material esportivo para tradicionais equipes inglesas como Coventry City, Blackburn Rovers, Newcastle United, Leeds United, Aston Villa e Bradford City) e Holanda. Em 2008, inaugurou sua primeira loja própria fora do Japão, localizada na cidade de Londres. No ano seguinte, além de inaugurar o ASICS SPORTS MUSEUM, localizado perto de sua sede em Kobe, a marca inaugurou sua primeira loja própria em Nova York, que se juntou a unidades já existentes em Tóquio e Londres. Atualmente a marca é considerada a maior autoridade quando o assunto é corrida: sua linha de produtos possui os mais avançados e revolucionários tênis do segmento no mundo.
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A linha do tempo1951
 Lançamento do primeiro tênis para prática de vôlei, que possuía solado de borracha, adotando o processo de vulcanização.
1953 Lançamento do Marathon Tabi, um tênis feito de Vinylon, material bastante resistente e muito leve, especialmente desenvolvido para ser utilizado em corridas longas.
1961
 Lançamento do Trekker 61, um tênis para treinamento de corridas curtas e saltos.
1965
 Lançamento dos calçados para a prática do golfe.
1966 Lançamento da Soccer KAWA A, primeira chuteira para a prática do futebol desenvolvida pela marca japonesa.
 Lançamento do RUNSPARK, primeira sapatilha japonesa para atletismo com travas removíveis.
1970
 Os tênis de cano alto para a prática do basquete ganham cores, sendo lançados no mercado em azul escuro e vermelho.
1973 Lançamento da chuteira BOMBER que revolucionou o mercado. A chuteira era feita em couro preto, com sistema de absorção e com suporte extra para o tornozelo.
1987
 Lançamento dos dois primeiros modelos de bicicletas para a prática do Triatlon.
2005
 Lançamento da chuteira DS LIGHT2, extremamente avançada e leve, que se tornou um grande sucesso no meio futebolístico.
2006
 Lançamento do ASICS GEL-KINSEI (expressão japonesa que significa “estrela dourada”), um tênis para corrida extremamente revolucionário com tanta tecnologia quanto uma nave espacial. O calçado, que levou quase sete anos para ser desenvolvido, tem absorção de impacto completada por maior impulsão, ajudando o corredor a conseguir maior velocidade com menos esforço. O produto foi eleito o modelo de tênis de corrida mais avançado do planeta.
 Lançamento da linha SUKU SUKU, especialmente desenvolvida para os pequenos. O nome da linha deriva do termo japonês que significa “toda saúde, energia e alegria presentes no processo do crescimento das crianças”, e está dividida em duas categorias: Baby, para bebês de 1 a 3 anos, e Mini, para a garotada entre 3 e 7 anos. Para os menores, os tênis oferecem características de amortecimento e estabilidade próprias para os movimentos efetuados pelas crianças durante o aprendizado dos seus primeiros passos. Já para crianças maiores, a marca destaca maior flexibilidade para garantir mais liberdades de movimentos para os dedinhos sem deixar de dar estabilidade na parte do ante pé.
2007
 Lançamento do ASICS NIMBUS 9, tênis top de linha da categoria de amortecimento da marca (indicado para corredores com pisada supinada, neutra e levemente pronada). O produto foi eleito “Melhor Tênis do Ano” pela conceituada revista Runner’s World, considerada uma autoridade global para o mundo da corrida.
 Lançamento do ASICS GEL-KINSEI 2, produto que redefiniu os limites do que era possível em termos de calçado técnico-atlético, posicionando-se em uma categoria nova: o tênis inteligente que se adapta a diferentes tipos de pisada.
 Lançamento do ASICS GEL-KINETIC, um revolucionário tênis com estrutura “Discreet Heel”, que oferece excelente atenuação do choque e apoio no impacto do calcanhar; Unidade do Sistema de Amortecimento em GEL de dois canais, com avançado efeito mecânico da parte dianteira durante o ciclo da pisada; lingüeta em peça única, que minimiza a irritação dos pés; e palmilha Comfordry, que se molda ao pé e proporciona um ajuste específico em cada corrida.
2010 Selecionado pela terceira vez consecutiva como o melhor tênis do mundo pela edição internacional da revista Runnerss World, o modelo GEL-KAYANO™, ganha sua décima sexta versão, com atualizações tecnológicas inéditas. Entre as principais inovações está a introdução da Linha de Orientação (Guidance Line). Concebido e executado de maneira simples, este novo elemento é formado por um sulco vertical que passa pela sola e que imita o centro de pressão ideal do pé no ciclo da pisada. Ao dividir a modelagem dessa forma, a Linha de Orientação permite que a parte frontal do pé seja repartida promovendo um percurso mais eficiente no ciclo da pisada. Do começo ao fim da corrida, esta tecnologia ajuda a assegurar um percurso idêntico no ciclo da pisada a cada passada, assim a eficiência é mantida mesmo sob fadiga.
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Pesquisa e desenvolvimento
Em maio de 1990 a ASICS inaugurou em Kobe, no Japão, o Research Institute of Sports Science (Instituto de Pesquisa da Ciência do Esporte). Desde então, muitas inovações tecnológicas notáveis em calçados e vestuários esportivos se originaram desse ambiente exclusivo, onde cientistas, atletas e treinadores trabalham juntos. O instituto, localizado a aproximadamente 322 km a oeste de Tóquio, abrange mais de 4.180m² de instalações para pesquisa. Uma pista de corrida de 350 metros com todas as condições climáticas, uma quadra de basquete, uma quadra de vôlei, além de vários ambientes de teste fazem parte do complexo. Estudar e analisar os movimentos do corpo humano e testar todos os tipos de materiais são as principais atividades das 200 pessoas que trabalham no instituto. É claro que todo esse trabalho é realizado visando apenas um objetivo: permitir que atletas profissionais e amadores no mundo todo tenham um melhor desempenho, atinjam um nível mais elevado e divirtam-se ao praticar atividades físicas.
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A observação e análise dos movimentos físicos são a base de cada um dos produtos ASICS. Os pesquisadores em Kobe têm à sua disposição câmeras de alta velocidade, equipamentos de medição de alta tecnologia e softwares sofisticados. Diversos ambientes de teste foram construídos para poder traduzir as descobertas da pesquisa fundamental em novos materiais e produtos. Sistemas de absorção de impacto, recursos anti-pronação excessiva, solados com borracha Wet Grip e tecidos à prova de água são algumas das inovações da ASICS que passam por rigorosos testes no local. Sistemas de medição tridimensional são usados para desenvolver calçados com ajustes perfeitos. Com freqüência, os atletas patrocinados pela ASICS visitam o Instituto. É claro que o principal objetivo da visita é a certeza de obter calçado e vestuário personalizado de acordo com os padrões exatos que seus corpos requerem. Mas também há um segundo propósito. Ao trabalhar com esses atletas e seus treinadores, que representam a excelência em várias disciplinas esportivas, a ASICS pode ampliar seu conhecimento e experiência para fabricar um produto ainda melhor no futuro. Para o benefício de todos os atletas.
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A evolução visual
O logotipo da marca japonesa passou por algumas modificações em sua história. A última delas ocorreu há poucos anos atrás, quando houve uma modificação acentuada na tipologia da letra. Mesmo com a evolução de sua identidade visual, as tradicionais listras entrelaçadas, que muitos dizem representar arranhões das garras de um tigre, continuam como símbolo em seus calçados.
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Os slogansSound mind, sound body. (2008)
Be Your Own Personal Hero. (2004)
For the love of sport. (2001)
True performance. (1997)
The next level. (1992, ASICS GEL)
Don't just do it. Do it better. (1990)
Born to perform. (1985)
Best in the long run. (1985)
Be a star in our stripes! (1983)
The best run with Tiger. (1981)
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Dados corporativos
● Origem: Japão● Fundação: 1 de setembro de 1949● Fundador: Kihachiro Onitsuka
● Sede mundial: Kobe, Japão● Proprietário da marca: Asics Corporation
● Capital aberto: Sim (1964)
● Chairman: Kiyomi Wada● Presidente: Motoi Oyama● Faturamento: US$ 2.41 bilhões (2009)
● Lucro: US$ 131 milhões (2009)
● Valor de mercado: US$ 1.87 bilhões (novembro/2010)
● Lojas: 120
● Subsidiárias: 23● Presença global: + 100 países
● Presença no Brasil: Sim
● Funcionários: 5.300● Segmento: Vestuário esportivo
● Principais produtos: Tênis e acessórios esportivos
● Ícones: A tecnologia ASICS GEL
● Slogan: Sound mind, sound body.
● Website: www.asics.com
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A marca no mundo
Atualmente a ASICS, que fabrica tênis e acessórios para basquete, vôlei, atletismo, golfe, futebol, lutas marciais e outros esportes, vende sua avançada linha de produto em mais de 100 países ao redor do mundo. Aproximadamente 66% do faturamento da empresa é derivado dos calçados esportivos, 25% de roupas e 10% de equipamentos esportivos. Os maiores mercados da ASICS são o Japão (que responde por quase 50% das vendas), os Estados Unidos e a Europa. A marca também possui uma rede com mais de 120 lojas, grande parte no Japão, sob as marcas Onitsuka Tiger, ASICS LI-FEEL, ASICS Factory Outlet, ASICS Sport Style Shop e ASICS RUNNING STORE.
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-As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).
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