Stock Car - Agora é a vez dos Gaúchos torcer pro Gaúcho #46
Conheça o representante do RS na maior categoria do automobilismo brasileiro
Conheça o representante do RS na maior categoria do automobilismo brasileiro
O Rio Grande do Sul voltou a ter, em 2013, um representante na Stock Car, maior categoria do automobilismo brasileiro. Vitor Genz, 25 anos, há 15 no mundo dos carros (começou aos nove, no kart), correreu pela Gramacho Competições. O piloto do carro número 46, que é natural de Porto Alegre, foi Campeão da Mini Challenge e integrante da dupla vice-campeã do GP Brasil de Turismo na categoria GP4 em 2012, o gaúcho recebeu o prêmio Capacete de Ouro da Revista Racing, espécie de Oscar do automobilismo brasileiro, na categoria Turismo.
A algum tempo Vitor já vinha tateando a Stock Car e conseguiu as credenciais necessárias ao vencer de forma incontestável o título do Mini Challenge de 2012.
Em entrevista para a Zero Hora o único gaúcho na Stock Car falou sobre o desafio:
Zero Hora _ O que significa representar o Rio Grande do Sul na principal categoria do automobilismo nacional?
Vitor Genz _ Sempre admirei todos os pilotos do Rio Grande do Sul que correram na Stock Car. Os mais recentes foram o Juliano Moro e o Cláudio Ricci. É mais difícil para nós chegarmos lá. São Paulo é o centro de tudo. Para um paulista ou para quem mora perto é mais fácil. É legal representar o Rio Grande do Sul, o público gaúcho lota o autódromo, faz um churrasco. Sexta, sábado, domingo, o autódromo está sempre cheio. O gaúcho gosta de corrida. Eu sinto essa vibração. Desde que anunciei que correria na Stock Car, recebi muita força para correr este ano, que será bem desafiador.
A principal característica de Vitor junto ao automobilismo, descritas por ele está a dedicação e o estudo dos gráficos produzidos pela telemetria, e que lhe fornecem dados sobre aceleração, velocidade máxima, giros do motor e temperaturas diversas do automóvel. “É um trabalho envolvente e que me ajuda bastante a entender o comportamento do carro e aperfeiçoar minha pilotagem”, diz.
Iniciando o ano de 2014, logo na primeira corrida dividiu o carro com Vitor Meira, ex-Fórmua Indy, em uma corrida inédita onde comprovou o prestígio do jovem piloto junto aos mais experientes.
Conseguiu também agregar novos patrocinadores como o Pró Esporte RS (lei de incentivo ao esporte do estado do Rio Grande do Sul), Vonpar através da Neugebauer, Bib's e Stikadinho além da Weiku, SER Glass e Eurobike.
Na temporada de 2014, trocou a Gramacho pela Boettger. Com um carro intermediário entre as equipes da Stock Car, foi surpresa na etapa de Cascavel, conseguindo o terceiro melhor tempo nos treinos classificatórios que foi comemorado como uma pole position.
Quanto a mudar de categoria ou futuramente ir para o exterior competir, Vitor fala ao jornal Zero Hora:
ZH _ Você pensar em deixar o Brasil e pilotar em categorias maiores?
Genz _ Eu não gosto de fórmula, gosto mesmo é de turismo. Gosto do contato, de tocar na porta e não sair voando (risos). A disputa é mais legal. Hoje a Stock Car é um dos campeonatos mais competitivos do mundo e eu acho que o Brasil está crescendo na parte de marketing esportivo. Os pilotos estando engajados. Fazendo ações para a empresa, traz um retorno de relacionamento com clientes muito grande. É a hora de aproveitar. Na Europa hoje há campeonatos que já foram grandes e hoje não são tão grandes. A minha ideia é ficar aqui, tenho várias empresas que já estão me ajudando. Hoje estou com a SER Glass, a mesma do Alan Khodair. Outras negociações estão para sair _ até uma empresa gaúcha pode me apoiar esse ano. Isso é interessante, a minha chance de ter grandes parceiros para chegar em uma disputa de ponta. Mesmo com um orçamento menor, vamos tentar disputar de igual para igual.
Agora é a vez dos Gaúchos torcer pro Gaúcho!
Texto: Rafael dos Santos
Entrevista: Zero Hora
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