Copa Trancos e Barrancos veio para ficar
O Rio Grande do Sul está em festa, pois um novo campeonato de rali de regularidade acaba de se firmar no Estado. Sucesso em 2014, grandes promessas estão por vir na temporada 2015
06 de outubro de 2014 - Ventou bastante durante as 3ª e 4ª etapas da Copa Trancos e Barrancos... E esses ventos trouxeram bons ares e energia positiva. O que era um projeto experimental tornou-se realidade, e um novo campeonato de rali de regularidade no Rio Grande do Sul está confirmado para 2015, preparado pelo Clube Caixas de Rally. A prova foi realizada neste último sábado, 04, em Barra do Ribeiro, região metropolitana de Porto Alegre, RS, e fechou o campeonato deste ano.
"Neste primeiro momento, preparamos quatro etapas para a Copa Trancos e Barrancos a fim de avaliar o potencial do evento. O resultado superou as nossas expectativas... Depois de Jaquirana e Barra do Ribeiro, os participantes já afirmaram que estão preparados e anseiam por uma próxima temporada. E isso nos deixou bastante felizes", salientou o diretor de prova, Alexandre Rech.
Divididos nas categorias Graduados, Turismo e Expedition (esta última é apenas Passeio), as 39 duplas percorreram aproximadamente 100 quilômetros, que foram levantados dentro de algumas propriedades particulares. O roteiro passou próximo ao Lago Guaíba, com uma vista de tirar o fôlego de Itapoã. O trajeto contemplou áreas descampadas, campos de pastos, figueiras centenárias e plantações de eucaliptos. Como novidade, os off-roaders passaram por uma pista de avião e fecharam a disputa em uma arena de jeep cross dentro da cidade de Barra do Ribeiro (uma oportunidade à população, que pôde assistir de perto ao rali).
Depois de cerca de quatro horas de concentração absoluta, no acumulado de pontos (manhã e tarde), os vencedores da etapa na Graduados foram Vladimir Kuse e Thiago Ferreira da Silva. "Essa etapa foi totalmente diferente da anterior, em Jaquirana. Desta vez, tivemos um piso seco e foi um percurso bem mais técnico", declarou Silva. "Nós ficamos bem felizes com a vitória, pois viemos em uma constante evolução, aprendendo a cada etapa e nos aperfeiçoando", completou. Na segunda posição vieram Claudinei Rocha e Tiago Poisl, seguidos por José Antonio Neumann e Robson Roloff.
Na Turismo, Charles Marcelo Ritter e Marcelo Almada Coelho Ritter repetiram o resultado da etapa passada, e venceram mais uma. "Essa planilha foi um espetáculo, pois estava bem técnica e pediu experiência dos pilotos e navegadores, e o grande desafio foi manter as médias de velocidade impostas pela organização. O diretor de prova, Alexandre Rech, está de parabéns; nos ofereceu um rali bem diversificado, com trechos mais lentos e outros mais rápidos, em áreas mais abertas, ora mais fechadas", elogiou o piloto Charles. Em segundo lugar ficaram Rafael Brochier Cardoso e Jeferson Luis de Souza, e em terceiro, Mauro Pizzolatto e Henrique Rech.
Motivo de festa
E foram muitos os motivos para comemorar neste encerramento da primeira temporada da Copa Trancos e Barrancos. Primeiro, pelo seu grande sucesso. Segundo, porque que a Copa veio para ficar. E terceiro, o pódio da vitória.
Pilotos e navegadores pontuam separadamente, e desta forma, o piloto campeão na Graduados foi Vladimir Kuse. "Fico feliz com essa conquista, pois trata-se de um campeonato que veio para ficar. As provas ocorreram em locais fechados ou em áreas que não apresentassem riscos de acidentes. Participar desta fase embrionária do evento, significou muito para mim", falou Kuse.
Entre os navegadores, o melhor foi Tiago Poisl "Estou entre os maiores incentivadores da Copa Trancos e Barrancos, afinal, o Rio Grande do Sul precisa de uma competição duradoura, com um calendário fixo e que crie raízes no nosso Estado. Fico extremamente feliz pelo Clube Caxias de Rally ter conquistado este objetivo, e ser eu o primeiro navegador a comemorar essa vitória tão importante", disse feliz Poisl."Certamente, a organização está no caminho certo, e este ponta pé inicial da Copa Trancos e Barrancos mostrou o quão competente é o STAFF do evento. Nós e nossos colegas competidores estamos bem satisfeitos e o certame tem tudo para se tornar uma grande referência nacional", completou.
Por fim, na Turismo, com 100% de aproveitamento, pai e filho, Charles Marcelo Ritter e Marcelo Almada Coelho Ritter, soltaram com mérito o grito de campeão. "Com duas provas distintas, pudemos imprimir tudo o que sabemos de fora de estrada. Os cenários foram totalmente diferentes, e levaram para nós oportunidades importantes de aprender e aperfeiçoar aquilo que já sabemos sobre o esporte. Estamos felizes demais com esse título, principalmente, porque vencemos juntos. O Alexandre está de parabéns, pois foi extramente cuidadoso e técnico ao preparar os roteiros", elogiou Charles.
O evento ainda fez doações à APAE de Barra do Ribeiro: foram 150 quilos de alimentos, 5.000 folhas sulfite A4 e R$ 780,00. Agora, a Copa Trancos e Barrancos planeja o calendário de 2015. "Os objetivos principais foram alcançados. Fizemos as provas em locais fechados, trazendo segurança aos competidores, impondo variações de terreno, criando novos conceitos técnicos, integrando o rali às ações sociais, fomentando o ecoturismo de Jaquirana e Barra do Ribeiro (locais das duas etapas). Queremos ampliar a Copa T&B criando assim, um novo DNA de rali no Brasil", encerrou Rech.
Classificação - 3ª e 4ª etapas Copa Trancos e Barrancos
Graduados 1º Vladimir Kuse / Thiago Ferreira da Silva, 48 pontos 2º Claudinei Rocha / Tiago Poisl, 45 pontos 3º José Antonio Neumann / Robson Roloff, 44 pontos 4º Aurélio Bório Bilhalva / Fábio Mielke Bihalva, 42 pontos 5º Cristiano Fuentes Silva / Bruno Foscariri, 41 pontos
Turismo 1º Charles Marcelo Ritter / Marcelo Almada Coelho Ritter, 50 pontos 2º Rafael Brochier Cardoso / Jeferson Luis de Souza, 46 pontos 3º Mauro Pizzolatto / Henrique Rech, 44 pontos 4º Gustavo Henrique Trierweiler / Ismael Peteffi, 41 pontos 5º Carlos Zanetti / Carlos Guedes, 41 pontos
Classificação final - Copa Trancos e Barrancos
Graduados
Pilotos 1º Vladimir Kuse, 71 pontos 2º José Antonio Neumann, 69 pontos 3º Milton Roberto Dresch, 67 pontos 4º Cristiano Fuentes Silva, 66 pontos 5º Aurélio Bório Bilhalva, 62 pontos
Navegadores 1º Tiago Poisl, 71 pontos 2º Thiago Ferreira da Silva, 71 pontos 3º Robson Roloff, 69 pontos 4º Bruno Foscarini, 66 pontos 5º Fábio Mielke Bilhalva, 62 pontos
Turismo
Pilotos 1º Charles Marcelo Ritter, 75 pontos 2º Mauro Pizzolatto, 67 pontos 3º Rafael Brochier Cardoso, 66 pontos 4º Gustavo Henrique Trierweiler, 64 pontos 5º Lucas Hemb, 60 pontos
Navegadores 1º Marcelo Almada Coelho Ritter, 75 pontos 2º Henrique Rech, 67 pontos 3º Jeferson Luis de Souza, 66 pontos 4º Marton Dill Zuquetto, 64 pontos 5º Cleber Solivo Lopes, 56 pontos
A Copa Trancos e Barrancos tem patrocínio de Automasafety, Origin Ecologic, Filtrobom, Equipe Trancos e Barrancos, Repecol e Multital Factoring.
|
0 comentários:
Speak up your mind
Tell us what you're thinking... !