O Caxias do Sul Basquete/Banrisul iniciou sua caminhada rumo ao NBB com uma grande atuação. Com um jogo coletivo e boas participações de praticamente todo grupo, o time caxiense atropelou o Brasília/CEUB por 81 a 50, na noite desta quinta-feira, no Ginásio Vascão.
>> Galeria de fotos: confira imagens da partidaAs duas equipes voltam a se enfrentar no sábado, às 17h, no mesmo local. Na partida de estreia, o principal destaque foi o armador Cauê, que fechou o jogo com 12 pontos, 10 assistências e sete rebotes. Os cestinhas foram o ala Guto, que fez 15 pontos, e o ala/pivô André, com 13.
Na estreia das duas equipes, os primeiros 20 minutos no Ginásio Vascão foram marcados pelo equilíbrio. O início do confronto foi nervoso e o time do técnico Rodrigo Barbosa demorou dois minutos e meio para marcar os seus primeiros pontos na Liga Ouro.
Aos poucos, liderado pelo armador Cauê e com bom aproveitamento dos reforços André Mineiro e Rafael, o Caxias conseguiu abrir uma pequena vantagem. Ao final do quarto, venceu por 19 a 14.
Na segunda parcial, muitos erros de lado a lado. A forte marcação prevaleceu e o Caxias só foi recuperar terreno após o retorno dos titulares, nos minutos finais. O time da casa conseguiu ir para o intervalo à frente: 32 a 27.
O cenário foi totalmente alterado após o retorno do vestiário. Mais efetivo no ataque e com uma defesa que cedeu poucos espaços, o Caxias do Sul Basquete trouxe mais velocidade ao jogo e teve em atletas que saíram do banco de reservas, como os alas Rubinho e Arthur, o suporte para abrir vantagem.
O torcedor, que compareceu em bom número ao Vascão, entrou no ritmo do duelo e passou a incentivar mais a equipe, que aproveitando praticamente todos contra-ataques fechou o terceiro quarto com 22 pontos à frente: 61 a 39.
Após ceder apenas 12 pontos na parcial anterior, o time da casa não diminuiu o ritmo. E ampliou a vantagem com chutes certeiros do ala Guto e do armador Cauê. Nos instantes finais, o técnico Rodrigo Barbosa ainda pôde poupar o seus titulares e colocou em quadra os atletas considerados reservas.
Como prova do bom desempenho coletivo, dos 11 jogadores que estiveram em quadra, apenas o armador Mauricio não pontuou. No final, vitória convincente por 81 a 50.