Caxias do Sul - RS - Brasil

Bertholdo e Soares iniciam a temporada vencendo a primeira etapa do Brasileiro de Rally

segunda-feira, 20 de abril de 2015

Bertholdo e Soares iniciam a temporada vencendo a primeira etapa do Brasileiro de Rally

Chuva, sol, neblina, calor e até um ar mais “friozinho”. Tudo em dois dias em uma das provas mais tradicionais de rali de velocidade do Rio Grande do Sul, o Rally de Estação, que foi disputado sábado, 18/04, na cidade de Estação, ao norte do Estado, abrindo a temporada dos campeonatos Brasileiro e Gaúcho.
A programação da prova começou na sexta-feira, quando os competidores fizeram o reconhecimento das pistas, que foram consideradas umas das melhores do circuito brasileiro. Até ai havia muito sol, poeira e britas nas estradas de terra no interior dos municípios de Estação, Erebango e Ipiranga do Sul.
Ainda na sexta a noite, na largada promocional, uma forte chuva começou a preocupar os competidores. A chuva entrou noite adentro e deixou as especiais com alguns trechos de lama e até mesmo água.
As primeiras especiais da prova exigiram muita atenção e escolha certa de pneus. Como não choveu durante a prova, ao longo das largadas, o piso foi ficando cada vez mais firme e no final até mesma a poeira “deu o ar da graça”.

!00% dos pilotos elogiaram muito a pista, considerada de alta velocidade e mesmo com a forte chuva que caiu na região as estradas se mantiveram intactas.

Em uma prova com tantos ingredientes, acabou com a última especial sendo cancelada por falta de segurança o que ocasionou uma atitude anti desportiva de uma dupla, devidamente penalizada pela organização.

Entenda o porque a especial foi cancelada e da penalização da Atitude Anti desportiva:
Após largar a última especial com sérios problemas de câmbio a dupla Tulio/Jablonski, encontrou um carro de um espectador na contramão da prova. Após este encontro a dupla, sabendo que seria ultrapassada na classificação da classe, resolveu fechar a estrada atravessando seu carro na pista. Este carro do espectador chegou na largada da especial, onde se encontrava a 50 segundos para largar a dupla Tedesco/Morales. Acertadamente os comissários da largada se certificaram que estaria tudo certo e 12 minutos após a passagem do carro do espectador, resolveram largar a dupla Tedesco/Morales. Faltando cerca de 40 segundos para a dupla largar aparece uma moto na contramão da prova, pedindo para que a especial fosse cancelada pois o carro da dupla Tulio/Jablonski, estava atravessado na pista e a dupla estava tentando retira-lo. Indagado pelos comissários de largada como o motoqueiro veio na contra mão, o mesmo respondeu que foi a pedido da dupla Tulio/Jablonski, ou seja, colocaram em risco a vida do motoqueiro bem como da dupla que estava prestes a largar, além de serem os causadores da parada da prova, uma vez que o cronometro para largada da dupla Tedesco/Morales já estava em contagem regressiva de 18 segundos para largar.
Um fiscal de largada foi até o local onde estava o Peugeot de Rafael Tulio e indagado pelos comissários como a dupla retirou o carro da estrada, inforou que ligaram o carro e manobraram sem problemas, ou seja, toda ação teria sido orquestrada pela dupla. 

Atitude correta nestes casos:
- Quando uma dupla encontra algo de errada em uma especial, a mesma deve;
1 - Esperar os próximos carros sinalizando o problema e assim a organização toma as devidas providências;
2 - Se deslocar até o próximo ponto de rádio ou até o final da especial relatando os fatos;

Mas jamais orientar um espectador a ir com um veículo na contra mão de uma espacial, onde companheiros estão prestes a largar.
Segundo o artigo 18.21(abaixo) do Regulamento Desportivo do CBR, os comissários poderiam penalizar a dupla também em tempo, mas optaram apenas pela penalização em dinheiro.
18.21 - Todo concorrente responsável ou corresponsável pela parada de uma Prova Especial, será punido com o acréscimo de 03 (três) minutos ao seu tempo de prova.

ulyssesmmb-648x431
Bertholdo

Pelo CBR a vitória na classe RC2N(carros 4x4) ficou com a dupla Bertholdo/Soares e pelo Gaúcho quem fez a festa foi a dupla de Gaurama, Fábio DallAgnol/Giovani Bordin.
O piloto Ulysses Bertholdo descreveu como foi o final de semana em sua página no facebook dizendo que o rally em Estação foi " rapidíssimo e ..... escorregadio!!" e complementou: "fizemos o reconhecimento na sexta-feira com tempo seco mas durante a noite e madrugada "caiu o mundo"!!! Mesmo Lancer Evolution X do ano passado com layout novo, navegador novo e vários novos parceiros nos apoiando. Começamos com vitória!"
Ulysses e Alessander tem o apoio do Pró Esporte RS, Yokohama, Cavaletti cadeiras profissionais, Vinícola Canção, Leve Sabor, Distribuidora Alimentos Bristot, Sementes Feltrin, Energy Drink 4x4 Tração Total, Ambilux, Pro tune, X-Gym e Helmet.
Na classe RC4(carros tração 4×2 preparados), vitória dos paranaenses Rafael Tulio/Gilvan Jablonski e pelo Gaúcho vitória do catarinense Luis Tedesco com seu navegador o Paulista Gabriel Morales.
Na RC5(carros tração 4×2 preparação restrita), vitória no CBR para os catarinenses Toninho Genoin/Maicol Souza, e pelo Gaúcho a dupla vencedora foi Ricardo Oro/Vinicius Anziliero.
Na RCR, uma categoria de entrada no Rally Gaúcho, vitória do piloto estreante Felipe Solimann e seu navegador, Cassio Navarini.
E finalmente na RTT, das caminhonetes, os catarinenses Fábio Simsen/Fábio Santos venceram. 
Das 31 duplas que largaram na prova, 16 completaram.
A próxima etapas de ambos os campeonatos e também pelo Sul americano será de 20 a 24 de maio na cidade mais ralizeira do Brasil, Erechim.
Prime Comunicação/Mundo Rally
Fotos: Edson Castro



Share this article :

0 comentários:

Speak up your mind

Tell us what you're thinking... !

 
Support : Creating Website | Johny Template | Mas Template
Copyright © 2011. Esportes na Serra Gaúcha - All Rights Reserved
Template Created by Creating Website Inspired by Sportapolis Shape5.com
Proudly powered by Blogger