Os 50 anos da Liga Caxiense de Futebol de Mesa
O futebol de mesa brasileiro ganha uma programação temática e prá lá de especial a partir desta segunda (4), no Shopping São Pelegrino. Trata-se da Futmesa Expo 2015: Um Cinquentenário em Exposição.
Até sábado, dia 9, uma série de atividades destacará os 50 anos da Liga Caxiense de Futebol de Mesa, fundada em junho de 1965 e embrião da atual Associação de Futebol de Mesa (AFM) Caxias.
Entram aí uma exposição de fotos históricas, oficinas abertas ao público, rodadas de competições internas da AFM, além do aguardado Torneio Nacional do Cinquentenário, no sábado, dia 9.
Antes disso, a quarta-feira, dia 6, promete uma sessão nostalgia: disputarão uma partida dois integrantes master da associação, os sócios-fundadores Adauto Celso Sambaquy (primeiro presidente da Liga) e Marcos Zeni.
Clique nas imagens para ampliar.
O início
Atualmente morando em Camboriú (SC), o aposentado Adauto Celso Sambaquy, 79 anos, é um dos convidados de honra do encontro.
Apaixonado pelo esporte, o primeiro presidente da Liga tomou contato com o futebol de mesa aos 10 anos, em 1947. À época, Sambaquy e os colegas da Escola Normal Duque de Caxias reuniam-se para as partidas na casa do senhor Décio Vianna, cujo filho Marco Antonio Barão Vianna integrava a turma.
Conforme o aposentado, de 1947 até 1963, muita gente jogava em Caxias, sem contudo haver uma organização. Ao assumir uma vaga no Banco do Brasil, Sambaquy deparou com um Departamento de Futebol de Mesa, então administrado pelo funcionário Raymundo Antonio Rotta Vasques. Foi quando organizou na AABB aquele que foi o primeiro campeonato com início, meio e fim – além de troféus para os campeões.
São desse pioneiro torneio na sede da Associação Atlética Banco do Brasil as duas imagens a seguir.
Liga surge em 1965
Com a repercussão do torneio de 1963, os demais colegas começaram a se interessar, motivando o presidente do Sindicato dos Bancários de Caxias do Sul, Dauro Brandão de Mello, a realizar uma competição da classe.
A iniciativa rendeu outros frutos: dela nasceu o primeiro campeonato da cidade de Caxias do Sul, cujo campeão foi Marcos Pedro Amoretti Lisboa. Em 1964, as disputas continuavam a ser promovidas, porém o grupo caxiense não era convidado a participar do campeonato estadual, promovido pela Federação Riograndense de Futebol de Mesa.
Surgia aí a Liga Caxiense de Futebol de Mesa, fundada em junho de 1965 junto ao Centro Acadêmico Amaro Cavalcanti, da então Faculdade de Ciências Econômicas, onde Sambaquy estudava.
Uma entidade que, desde aquela época, marcou presença constante em campeonatos brasileiros, do centro-sul e estaduais, individuais e por equipes. E sempre congregando gerações de aficionados, dos 8 aos 80.
Na AABB em 1972
Confira a seguir uma série de imagens históricas da 1ª Taça Brasil de Futebol de Mesa, realizada na AABB de Caxias do Sul em julho de 1972, após campeonatos nacionais realizados em Salvador, em 1970, e Sergipe, em 1971.
Elas integram o acervo do botonista Adauto Celso Sambaquy e em breve devem compor um museu da Associação de Futebol de Mesa de Caxias do Sul, localizada no bairro Pio X.
Pioneiros
Além de Sambaquy, participaram da fundação os botonistas Raymundo Vasques, Sérgio Calegari, Antonio Carlos Oliveira, Delesson Pavão Orengo, Deodatto Maggi, Marcos Zeni, Vanderlei Duarte e Saul Vanelli.
Falecido na última semana, aos 84 anos, Sérgio Calegari, o Calígula, foi velado com uma camisa da entidade que ajudou a fundar, uma homenagem da atual AFM Caxias.
Um espaço para história e estórias…
No blog acolunadeadautocelsosambaquy.blogspot.com.br, o botonista conta histórias, traz fotos, emite opiniões e avalia tudo que envolve o universo do futebol de mesa, ontem e hoje. Visita obrigatória!
0 comentários:
Speak up your mind
Tell us what you're thinking... !