Porsche GT3 Cup estreia em dose dupla:
Autódromo de Cascavel e Brasa Sports no nº2
Do traçado mais travado para o mais rápido do ano. E numa pista inédita.
Esta é a transição da segunda para a terceira etapa da Porsche GT3 Cup, que, pela primeira
vez em sua década de história, realiza um evento em Cascavel. O desafiador traçado do
Autódromo Zilmar Beux é o 11º na história a receber os carros de GT mais rápidos do Brasil,
em etapa que será aberta ao público.
“Nunca andei em Cascavel, é uma pista rápida, de média de velocidade bem alta. Nosso objetivo
é manter o trabalho de Curitiba e Velo Città, ser competitivo e constante, pensando no campeonato”,
disse Miguel Paludo. O bicampeão da categoria retorna à Porsche Cup nesta temporada depois de
mais de 50 provas na Nascar. Após duas etapas, o piloto Brandt do Brasil lidera o campeonato com
70 pontos e ostenta 100% de pódios em 2015.
As projeções dos engenheiros da categoria confirmam a expectativa de Paludo: indicam que os
Porsche 911 GT3 geração 991 devem percorrer os 3.058 metros da pista do oeste paranaense
com velocidade média superior a 170 km/h. Para efeito de comparação, na etapa passada, no
Velo Città, o bicampeão Ricardo Rosset cravou a pole com velocidade média de 131,8 km/h.
Na ocasião, Rodolfo Ometto foi um dos destaques da jornada, vencendo a Corrida 2 praticamente
de ponta a ponta, ao defender a liderança do assédio do jovem Pedro Piquet com muita astúcia.
Apesar de seu histórico de sucesso na travada pista do interior paulista, o piloto do carro #8 antecipa:
“Gosto de autódromo de alta”.
“Ainda não conheço Cascavel, que é uma pista nova para a maioria do grid, e especialmente para os
competidores da Cup Sport. Vou fazer a clínica de pilotagem na quinta e acho que será importante
para entender melhor o traçado”, observou Ometto, oitavo colocado na classificação geral e terceiro
na classe de entrada.
Uma posição atrás do piloto do carro #8 na tabela vem o paranaense Lico Kaesemodel. Ele competiu
três vezes em Cascavel pela Stock Car, entre 2012 e 2013, e tem como melhor resultado um décimo lugar.
“Um pouco de vantagem acho que terei, mas só no começo, nas primeiras voltas, pois o carro é bem
diferente”, frisou o piloto do carro #72, que conquistou um pódio logo em sua terceira corrida na
Porsche GT3 Cup (foi terceiro lugar na Corrida 1 no Velo Città). “Só andei em Cascavel de Stock Car,
portanto minha experiência nessa pista não conta muito. Não é um circuito longo e acredito que após
umas dez voltas todos os pilotos já estarão familiarizados com o traçado. Venho num crescimento na
categoria, já melhorei muito com a questão dos freios, que estranhei na etapa de estreia. Agora meu
foco é acertar as reduções de marcha, onde tive problemas de adaptação na última etapa.”
Outro piloto com quilometragem no Autódromo Zilmar Beux é o jovem Pedro Piquet. Agora
competidor regular da Porsche GT3 Cup, o campeão da F3 Brasil testou em Cascavel em 2013
com a equipe Cesário, escuderia que defende na categoria de fórmula.
“Foi um dos meus primeiros treinos de F3. É uma pista boa e acho que não será tão difícil me
entender com ela porque como andei antes e com um carro de fórmula, que é mais rápido, espero
conseguir encaixar bem os trechos com o Porsche. O asfalto foi reformado recentemente e está muito
bom, então vou bem animado para a etapa”, afirmou o piloto do carro #6.
O circuito cascavelense e os Piquet têm longa história, que remonta aos anos 1970. Foi nesta pista
que o tricampeão mundial Nelson Piquet conquistou sua primeira vitória na Fórmula Super Vê, em 1
974. Em 2001, Nelsinho Piquet também venceu pela primeira vez em um carro de corrida em Cascavel,
pela F3 Sul-Americana. Geraldo Piquet é outro que tem vitória no Autódromo Zilmar Beux, pela
Fórmula Truck em 2007.
As atividades de pista têm início na quinta-feira, com treinos opcionais e clínicas de pilotagem.
Na sexta-feira ocorrem os treinos livres e as tomadas de tempo, tanto da Porsche GT3 Cup quanto
da Porsche GT3 Challenge. As corridas serão realizadas no sábado, a partir das 9h.
O livetiming da categoria acompanha a programação a partir dos treinos livres de sexta. O portal
Terra exibe a jornada de sábado ao vivo. Band e Sportv mostram as corridas em VT.
O destaque do final de semana fica pela participação do piloto gaúcho Vitor Scheid (Porsche nº2)
após seu primeiro pódio na temporada no Velo Città. Vitor chega a Cascavel empolgado depois da última
corrida e busca a reabilitação no campeonato, onde ainda está no páreo na busca pelo título. Outra
novidade estará estampado em seu Porsche. A marca da empresa caxiense de assessoria e marketing
esportivo Brasa Sports estará exposta ao lado de grandes empresas como a BSBios de Passo Fundo,
Mobil, Pirelli, Solarium e da paulista Garage Burger.
Anote os horários e a programação oficial da 3ª Etapa, em Cascavel, no veloz autódromo paranaense! Acompanhe os treinos desta sexta-feira (22/05) pelo Livetiming e no sábado (23/05) as provas pela Transmissão ao Vivo.
0 0
CRONOGRAMA PORSCHE GT3 CUP CHALLENGE
PORSCHE GT3 CUP CHALLENGE TIMETABLE
PORSCHE GT3 CUP CHALLENGE TIMETABLE
ETAPA 3 – CASCAVEL – 21, 22 e 23 de MAIO 2015
Quinta-feira – 21 de maio
13:15 às 14:00 – Clinica de Pilotagem – Sessão 1 CUP + CHALLENGE
14:10 às 14:40 – Treino opcional/ Optional Practice 1 CUP + CHALLENGE
14:50 às 15:35 – Clinica de Pilotagem – Sessão 2 CUP + CHALLENGE
15:45 às 16:15 – Treino opcional/ Optional Practice 2 CUP + CHALLENGE
16:25 às 17:10 – Clinica de Pilotagem – Sessão 3 CUP + CHALLENGE
14:10 às 14:40 – Treino opcional/ Optional Practice 1 CUP + CHALLENGE
14:50 às 15:35 – Clinica de Pilotagem – Sessão 2 CUP + CHALLENGE
15:45 às 16:15 – Treino opcional/ Optional Practice 2 CUP + CHALLENGE
16:25 às 17:10 – Clinica de Pilotagem – Sessão 3 CUP + CHALLENGE
Sexta-feira – 22 de maio
10:00 às 10:30 – Treino opcional/ Optional Practice 1 CUP
10:35 às 11:05 – Análise de dados/ Data Analysis CUP
10:35 às 10:55 – Treino opcional/ Optional Practice 1 – Parte A CHALLENGE
11:05 às 11:25 – Treino opcional/ Optional Practice 1 – Parte B CHALLENGE
11:30 às 12:00 – Análise de dados/ Data Analysis CHALLENGE
11:30 às 12:00 – Treino opcional/ Optional Practice 2 CUP
12:15 às 12:50 – Briefing CUP + CHALLENGE
13:15 às 13:45 – Análise de dados/ Data Analysis CUP
13:15 às 13:35 – Treino Livre/ Free Practice 1 – Parte A CHALLENGE
13:45 às 14:05 – Treino Livre/ Free Practice 1 – Parte B CHALLENGE
14:10 às 14:40 – Análise de dados/ Data Analysis CHALLENGE
14:10 às 14:55 – Treino Livre/ Free Practice CUP
15:00 às 15:30 – Análise de dados/ Data Analysis CUP
15:00 às 15:20 – Treino Livre/ Free Practice 2 – Parte A CHALLENGE
15:30 às 15:50 – Treino Livre/ Free Practice 2 – Parte B CHALLENGE
16:00 às 16:30 – Análise de dados/ Data Analysis CHALLENGE
16:30 às 16:45 – Treino Classificatório / Qualifying Session CUP
16:50 às 17:00 – Treino Classificatório/ Qualifying Session – Top 10 CUP
17:10 às 17:40 – Análise de dados/ Data Analysis CUP
17:10 às 17:20 – Treino Classificatório/ Qualifying Session – Grp A CHALLENGE
17:35 às 17:45 – Treino Classificatório/ Qualifying Session – Grp B CHALLENGE
17:50 às 18:20 – Análise de dados/ Data Analysis CUP
10:35 às 11:05 – Análise de dados/ Data Analysis CUP
10:35 às 10:55 – Treino opcional/ Optional Practice 1 – Parte A CHALLENGE
11:05 às 11:25 – Treino opcional/ Optional Practice 1 – Parte B CHALLENGE
11:30 às 12:00 – Análise de dados/ Data Analysis CHALLENGE
11:30 às 12:00 – Treino opcional/ Optional Practice 2 CUP
12:15 às 12:50 – Briefing CUP + CHALLENGE
13:15 às 13:45 – Análise de dados/ Data Analysis CUP
13:15 às 13:35 – Treino Livre/ Free Practice 1 – Parte A CHALLENGE
13:45 às 14:05 – Treino Livre/ Free Practice 1 – Parte B CHALLENGE
14:10 às 14:40 – Análise de dados/ Data Analysis CHALLENGE
14:10 às 14:55 – Treino Livre/ Free Practice CUP
15:00 às 15:30 – Análise de dados/ Data Analysis CUP
15:00 às 15:20 – Treino Livre/ Free Practice 2 – Parte A CHALLENGE
15:30 às 15:50 – Treino Livre/ Free Practice 2 – Parte B CHALLENGE
16:00 às 16:30 – Análise de dados/ Data Analysis CHALLENGE
16:30 às 16:45 – Treino Classificatório / Qualifying Session CUP
16:50 às 17:00 – Treino Classificatório/ Qualifying Session – Top 10 CUP
17:10 às 17:40 – Análise de dados/ Data Analysis CUP
17:10 às 17:20 – Treino Classificatório/ Qualifying Session – Grp A CHALLENGE
17:35 às 17:45 – Treino Classificatório/ Qualifying Session – Grp B CHALLENGE
17:50 às 18:20 – Análise de dados/ Data Analysis CUP
Sábado – 23 de maio
10:00 às 10:40 – Corrida/ Race 1 – Grp B (25 min + 1 volta/ lap) CHALLENGE
11:00 às 11:40 – Corrida/ Race 1 – (25 min + 1 volta/ lap) CUP
12:20 às 13:00 – Corrida/ Race 2 – Grp A (25 min + 1 volta/ lap) CHALLENGE
13:15 às 13:45 – Visitação de Box
13:30 às 14:15 – Porsche Experience
14:15 às 14:55 – Corrida/ Race 2 – (25 min + 1 volta/ lap) CUP
11:00 às 11:40 – Corrida/ Race 1 – (25 min + 1 volta/ lap) CUP
12:20 às 13:00 – Corrida/ Race 2 – Grp A (25 min + 1 volta/ lap) CHALLENGE
13:15 às 13:45 – Visitação de Box
13:30 às 14:15 – Porsche Experience
14:15 às 14:55 – Corrida/ Race 2 – (25 min + 1 volta/ lap) CUP
0 comentários:
Speak up your mind
Tell us what you're thinking... !