Ex-atleta do Serra Rugby integra Seleção Brasileira na conquista do bronze no Pan-Americano
Raquel Cristina Kochhann conheceu o esporte por meio do time caxiense. Em destaque no cenário mundial, ela comemora os resultados da equipe e acredita no crescimento da modalidade
A dedicação ao esporte identifica-se desde cedo na trajetória de Raquel Cristina Kochhann, 22 anos. A jogadora da Seleção Brasileira de Rugby participou da conquista do bronze nos Jogos Pan-Americanos de Toronto, no Canadá, e conta que o resultado trouxe uma alegria indescritível. “Por ser a primeira medalha na modalidade, mas, além disso, por representar uma conquista da equipe pela sua dedicação. É o resultado do nosso trabalho, treino e esforço”, define.
Desde o colégio a acadêmica de educação física já participava de provas em vários esportes, como tênis de mesa, atletismo, futebol e futsal, no qual chegou a representar Pinhalzinho, SC, cidade onde morava. Em Caxias do Sul, jogou futebol profissionalmente pelo Juventude, integrou a equipe de futsal da UCS e o time da Escola Santa Catarina. O rugby só cruzou seu caminho em 2011, quando substituiu uma amiga ao comandar um treino de futsal, e conheceu a jovem que a convidou para jogar.
Início
A atleta conheceu o esporte no clube caxiense Serra Rugby, que integrou durante o Campeonato Gaúcho de 2011 e em parte de 2012. “O time foi a minha base. Meu início e aprendizado foram no Serra, a partir do qual tive oportunidades para evoluir. A maior importância que atribuo à equipe foi me apresentar os valores do esporte, pelo qual me apaixonei”, conta.
A partir do seu desempenho, Raquel foi convidada a integrar a equipe porto-alegrense Charrua na disputa do Campeonato Valentin Martínez, no Uruguai. Seu potencial foi reconhecido pelas colegas, que assim como as jogadoras do Serra, incentivaram que participasse de uma seletiva para a Seleção Brasileira.
Sem condições financeiras para ir ao teste, contou com o apoio das integrantes do Serra Rugby, que se mobilizaram para arrecadar a quantia necessária, a inscreveram e programaram a viagem. Com a aprovação na seleção passou a frequentar os treinos, e em 2013 participava de sua primeira partida oficial pela Confederação Brasileira de Rugby. Desde então integra o time, residindo em São Paulo.
Seleção
Raquel jogou diversas etapas do Circuito Mundial com a Seleção Brasileira, com a qual também conquistou vários top 8 em nivelamento mundial, além do SulAmericano de 2014. Junto ao time, já passou por países como Dubai, Estados Unidos, Hong Kong, Canadá, Inglaterra, Holanda, Rússia, Uruguai, Chile e França. Somam-se ao seu currículo os êxitos obtidos junto ao Charrua, como o segundo lugar na Liga Sul e no Super Sevens do ano passado, e o primeiro lugar do Campeonato Brasileiro de Rugby Sevens.
Visão
A jogadora aposta no potencial dos clubes menores para a iniciação e formação dos esportistas. “Temos a oportunidade de começar do zero e evoluir. Não conhecer somente a tática e a técnica, mas valores, que são aprendidos no primeiro clube em que se joga, e eu levo até hoje”, argumenta.
Atualmente a atleta percebe um conhecimento maior em relação ao rugby, e considera que ele ainda está começando, mas evolui gradativamente. “Temos muito que crescer antes das olimpíadas, contamos com cada vez mais adeptos e com vários projetos em comunidades e escolas, para aumentar o número de praticantes e, sobretudo, o nível do esporte”, destaca.
Serra Rugby
Fundado em 2006, o time foi vice-campeão gaúcho de Sevens em 2014, mesmo ano em que conquistou o vice-campeonato brasileiro da segunda divisão, a Taça Tupi. Em 2015 a equipe caxiense conquistou a terceira colocação no Campeonato Gaúcho de Rugby.
O Serra conta com o apoio do Fiesporte, da Prefeitura de Caxias do Sul.
Mais informações:
Gabriela Zanesi / Ricardo Dini
Dinâmica Comunicação
0 comentários:
Speak up your mind
Tell us what you're thinking... !